saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta existe há cerca de 2 anos.
2. Área aproximada da horta (m²):
48
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
5
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Estudo do Meio, Matemática, Português e Expressões
3.3. N.º de alunos envolvidos:
78
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
5
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Através da dinamização realizada pela Associação Pais, as famílias organizam o calendário de tratamento da horta. Realizam a limpeza do terreno, envolvendo-se no processo desde a oferta de adubo biológico, plantas e sementes para a horta, até à compra e consumo dos produtos recolhidos na horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Sendo produtos em que as crianças da comunidade tiveram uma intervenção considerável em que manifestaram um notável entusiasmo as famílias ficam mais sensibilizadas pela horta, e consequentemente, atribuem maior valor dos produtos biológicos, destacando, o fator nutritivo e de paladar.
Os alunos tomam consciência das vantagens (ecológicas e económicas) bem como dos benefícios (para o ambiente e para a boa qualidade dos produtos) do aproveitamento e utilização dos restos alimentares não cozinhados para criar terra fértil para a agricultura.
Ao participarem no processo de produção de produtos hortícolas, por um lado, ficam mais sensibilizados para experimentar sabores dos alimentos da nossa horta que, habitualmente, são rejeitados. Por outro lado, ficam mais despertos para a importância do valor dos produtos biológicos por nós produzidos quer para a saúde humana quer no que respeita à necessidade da preservação do ambiente e das vantagens do consumo de produtos biológicos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
As turmas participam, rotativamente, mediante calendarização acordada entre os docentes, em função das necessidades de trabalhos a realizar.
7. Como é feita a preparação do solo?
Inicialmente, os alunos arrancam, manualmente, as ervas daninhas; posteriormente intervêm alguns pais que procedem a uma limpeza mais pormenorizada e ao arejamento da terra com ferramentas obtidas em resultado de prémios em concursos da horta. A fertilização é realizada com base em fertilizantes criados na própria horta (compostagem) bem como de outros oferecidos pela comunidade, nomeadamente o estrume.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Realizamos a compostagem com recurso aos restos da vegetação (ervas da horta e folhagem das árvores) bem como com restos de alimentação não cozinhada (cascas de banana, maçã, ... dos lanches dos alunos e sobremesas no refeitório) e terra da própria horta.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Na horta temos plantas diversificadas: frutícolas, aromáticas e hortícolas. Temos algumas plantas que não se destinam à alimentação pois apenas pretendem ter a função de atrair polinizadores. Existem também plantas frutíferas (limoeiro, pessegueiro, maracujazeiro e morangueiro) e aromáticas (perfume, chá e temperos). Por último, temos as hortícolas: couve galega, penca, couve-coração, ervilhas, pepino, courgete, pimento, alface.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
No cômputo global dos produtos extraído da horta, prevemos a recolha de 75 kg de produtos alimentares.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os produtos são vendidos pela Associação de Pais às famílias dos alunos e/ou outros elementos da comunidade envolvente.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Ao longo das diferentes etapas de produção, a rega é feita com um sistema pré-instalado (de gota a gota) no espaço onde se colocam os produtos hortícolas. O restante espaço é feito regularmente em função da espécie tendo em conta a correspondente necessidade de água. Pretendemos envolver as entidades responsáveis pelo edifício escolar, no sentido de serem colocado um contentor de água (com cerca de 1m3 e com isolamento contra insetos) a fim de recolher a água da chuva com a qual se poderia proceder à rega de algumas das zonas que não têm sistema gota a gota.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. A monitorização de pragas e doenças é feita periodicamente (uma vez por semana) e, dependendo do tipo de praga, procuramos encontrar informação sobre a possibilidade de proceder à sua eliminação usando produtos não ofensivos para o ambiente. Exemplo, Calda de Arruda, Planta do Nim/Nem, ...
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Até ao fim de março, ainda não foi detetada qualquer praga.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Atividade 2:
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: