Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola EB Viscondessa (Matosinhos)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Frequência - março (início das sementeiras); 1 x por semana entregam composto.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- permite um maior conhecimento do ciclo das plantas;
- permite desenvolver o conhecimento do ciclo da compostagem;
- permite a exploração sensorial (olfato, tato, paladar) de diferentes texturas e sabores;
- permite a exploração, em sala de aula, da importância da agricultura biológica na proteção do ambiente e na promoção de hábitos de alimentação saudáveis.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Posteriormente, há a divisão de tarefas pelas turmas (escolha das sementeiras; sementeiras; limpeza e manutenção da horta).
A supervisão do cumprimento das tarefas é feita por parte da professora responsável pelo projeto.
7. Como é feita a preparação do solo?
- preparação do terreno: a convite, um familiar lavrou o terreno envolvente para retirar as ervas daninhas que nascem no espaço da horta;
- As caixas deterioradas foram substituídas; foi feita da limpeza nas mesmas, acrescentou-se terra, que foi fertilizada com composto vegetal; foi feita a cava e a fertilização dos canteiros.
- Duas vezes por semana, os alunos que frequentam a Sala de Apoio Especializado, com a ajuda da Professora de Educação Especial, terapeuta ocupacional e assistente operacional, retiram as ervas daninhas, regam e cavam a terra.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
- São ainda depositadas as borras do café recolhidas na sala do Pessoal Doente e Não Docente;
- Resíduos secos resultantes de material que se apanha na escola (folhas secas) ou que é fornecido pelas famílias (feno, cascas de ovo) também são colocados no compostor.
- A Brigada da Compostagem verifica, duas vezes por semana, se os resíduos produzidos na sala de aula respeitam o tamanho de corte ideal para a compostagem e se são colocados apenas os resíduos corretos. A mesma brigada, semanalmente, verifica se o compostor necessita da reposição de secos.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
-abóbora e courgete
-espinafres
-favas
-morangos e cebolas
- framboesas
- aromáticas (salsa, hortelã, tomilho, alecrim)
- girassóis, rosmaninho, alfazema, cravos-túnicos
- flores
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Sempre que possível, são sorteados pelos alunos.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
No dia da alimentação, foram colhidas as abóboras e foi confecionada compota para vender na Feira de Outono.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Foi colocado um bidão na horta e outro no espaço da escola, onde é possível recolher bastante água.
Sempre que foi possível aproveitar a água da chuva, a rega foi feita com a mesma.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Foram plantadas algumas flores, como cravos-túnicos, alfazema, alecrim, que funcionam como repelentes naturais de pragas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
O piolho foi borrifado com água e alho. Para combater o caracol foi espalhada cinza e cascas de ovos para os repelir.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
No Dia da Alimentação, foi lançado um desafio à turma do 1.º ano (20 alunos): confecionar uma compota com um dos produtos colhidos na horta – a abóbora, para poderem vender na Festa do Outono.
Os alunos puderam explorar este legume, usando os diferentes sentidos (tato, olfato, paladar). As cascas foram cortadas em pedacinhos para serem depositadas no compostor e as sementes lavadas e guardadas para a próxima sementeira. Na aula de artística, personalizaram os rótulos. A compota foi vendida na Feira do Outono, tendo sido comprada pelas famílias.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Os 3 grupos da Educação Pré-Escolar (67) e os alunos dos 1.º a 2.º anos (40 alunos) realizaram diferentes tarefas: limpeza da horta, sementeiras e plantação de aromáticas; plantação de hortícolas; plantação de alfazema e de girassóis. Estas atividades tiveram início no mês de janeiro e perspetiva-se que se prolonguem até junho. A monitorização da horta é feita semanalmente pelas crianças e alunos envolvidos no projeto. As crianças e alunos podem observar o ciclo das plantas e usufruir das mesmas com as suas famílias e/ou na escola. Além disso, podem observar a biodiversidade animal como os caracóis e insetos.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
A turma do 4.º ano
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: