Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola Básica Quinta do Vieira (Matosinhos)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
- oferta de sementes;
- compra de produtos da horta;
- partilha do desenvolvimento da horta através das redes sociais.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A comunidade: pode participar da manutenção da horta, fortalecendo os laços com a escola; envolve conhecimentos locais, como o cultivo tradicional.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
1. Plano Inicial
Definição de responsáveis: Professora e alunos da QV4QA, AO e voluntários da comunidade.
Criação de um cronograma: Divisão por dias da semana, estações do ano e fases do cultivo.
Designação de espaços: canteiros, compostor, área de ferramentas.
2. Distribuição de Tarefas
Tarefas são divididas entre grupos de alunos ou “equipss” com funções específicas.
3. Organização da Colheita
Uso interno: Alimentos usados na merenda escolar.
Distribuição: Repartição entre alunos
Feira escolar: Venda simbólica para gerar recursos para a própria horta.
4. Registros e Avaliações
Diário da Horta: Alunos anotam resultados de observações feitas e trabalhos realizados.
7. Como é feita a preparação do solo?
Lavrado com um trator;
Distribuido composto para fertelizar a terra.
Durante todo o processo, recorremos ao uso de instrumentos agrícolas: pá, enxada, ancinho...
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Os alunos e funcionários separam o lixo orgânico (como cascas de frutas, legumes e restos de comida vegetal).
2- Compostagem é feita numa caixa de compostagem.
3- São intercalados materiais húmidos com secos.
4- É realizado o controlo da humidade
5- O composto é utilizado na horta escolar.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Nesta estação, os alunos da QV4A são desafiados a acompanhar e registrar essas transformações. Assim, têm a oportunidade de aprender sobre as diferentes plantas que florescem na primavera, observando o impacto do clima no crescimento das plantas e até mesmo realizar experiencias no jardim e na horta! ????????
Esta é uma oportunidade para ensinar sobre sustentabilidade e a importância de cuidar do nosso planeta. ????????
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: