Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica Quinta do Vieira (Matosinhos)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde setembro de 2024

2. Área aproximada da horta (m²):

6m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Matemática, Português, Educação Artística.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

23

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Com constante articulação:
- oferta de sementes;
- compra de produtos da horta;
- partilha do desenvolvimento da horta através das redes sociais.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos: Aprendem na prática sobre ecossistemas, ciclos naturais, compostagem e sustentabilidade; ganham consciência sobre a origem dos alimentos e melhoram hábitos alimentares; assumem funções na manutenção da horta, desenvolvendo disciplina e colaboração; pode ser usada para aulas de estudo do meio, matemática (medição de áreas, quantidades), educação artística (ilustração de plantas), entre outras;oO contato com a terra e a natureza ajuda a reduzir o estresse e aumenta o foco.
A comunidade: pode participar da manutenção da horta, fortalecendo os laços com a escola; envolve conhecimentos locais, como o cultivo tradicional.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta pedagógica e a distribuição de tarefas foram organizadas de forma colaborativa, rotativa e educativa, respeitando o nível de autonomia dos alunos e a participação da comunidade escolar.
1. Plano Inicial
Definição de responsáveis: Professora e alunos da QV4QA, AO e voluntários da comunidade.
Criação de um cronograma: Divisão por dias da semana, estações do ano e fases do cultivo.
Designação de espaços: canteiros, compostor, área de ferramentas.
2. Distribuição de Tarefas
Tarefas são divididas entre grupos de alunos ou “equipss” com funções específicas.
3. Organização da Colheita
Uso interno: Alimentos usados na merenda escolar.
Distribuição: Repartição entre alunos
Feira escolar: Venda simbólica para gerar recursos para a própria horta.
4. Registros e Avaliações
Diário da Horta: Alunos anotam resultados de observações feitas e trabalhos realizados.

7. Como é feita a preparação do solo?

Foi delimitado o espaço;
Lavrado com um trator;
Distribuido composto para fertelizar a terra.
Durante todo o processo, recorremos ao uso de instrumentos agrícolas: pá, enxada, ancinho...

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

1- Separação dos resíduos:
Os alunos e funcionários separam o lixo orgânico (como cascas de frutas, legumes e restos de comida vegetal).
2- Compostagem é feita numa caixa de compostagem.
3- São intercalados materiais húmidos com secos.
4- É realizado o controlo da humidade
5- O composto é utilizado na horta escolar.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, milho, tomate, cenoura, trigo, fava, ervilha, beterraba. couve, morangos, cebolinho, aipo, salsa, hortelã, abóbora.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

20 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumidos em merendas escolares, na cantina escolar ou vendidos à comunidade.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A horta é regada, sempre que necessário com recurso a regadores e mangueira.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não se verificaram.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Não se verificaram.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A primavera chegou ao nosso espaço exterior e com ela a oportunidade de observar as mudanças incríveis que acontecem nesta estação: o desabrochar das flores, as árvores que ganham novas folhas e até mesmo novos visitantes, como abelhas e borboletas, que dão cor a todo o ambiente! ????????
Nesta estação, os alunos da QV4A são desafiados a acompanhar e registrar essas transformações. Assim, têm a oportunidade de aprender sobre as diferentes plantas que florescem na primavera, observando o impacto do clima no crescimento das plantas e até mesmo realizar experiencias no jardim e na horta! ????????
Esta é uma oportunidade para ensinar sobre sustentabilidade e a importância de cuidar do nosso planeta. ????????

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Da Horta para o Prato, é um projeto desenvolvido, no âmbito do Eco Escolas, pela turma QV4A. Abraçamos este projeto como forma de trabalhar a interdisciplinaridade e aprendizagem integrais, em articulação com a nossa horta pedagógica. O objetivo é que os alunos colaborem na execução e manutenção da horta, que possam mexer na terra e conheçam as fases do desenvolvimento das plantas. Paralelamente, os alunos têm a oportunidade de consumir os vegetais que produziram (no período do lanche). Desta forma, aprendem a cultivar, cuidar, colher e preparar produtos sazonais nutritivos, nos contextos educativos da sala de aula, da horta, da cozinha, do refeitório da escola e do lar. Esta experiência contribui para a promoção do bem-estar ambiental, social e físico da comunidade escolar, assim como promove uma melhor compreensão de como o mundo natural nos sustenta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Criação de um diário da horta para publicação nas redes sociais.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/video_copyright/mute/notification/checkpoint/?video_id=7940014106100309&__cft__[0]=AZVQsK71zI_I_BdrSc78VAVKYHHPLZiFReP6Q8fBnkTA-y791XAHyuDZN7w9t6VQqdfTOpdee66jmHg6P08nE3AAafPGQfbPV4q3uODxQ0wb3fF4Yo9ziex7PUSGM4Ac7E5l7QRvMHq8PMEDKo0