Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica da Malva Rosa (Vila Franca de Xira)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há mais de três anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

20 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

19

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Português, Estudo do Meio, DAC

3.3. N.º de alunos envolvidos:

333

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

12

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

A APEE representa as famílias, em todo o processo de dinamização da horta; na doação de sementes, plantas, utensílios agrícolas e dinamização de um talhão, em tempo de ETI (Escola a Tempo inteiro).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O estar "lá fora", num contacto livre com a Natureza, para uma população que é essencialmente citadina, continua a proporcionar experiências pedagógicas naturais enriquecedoras e de significativo impacto. Tem vindo a notar-se, cada vez mais, um número de alunos com experiências agrícolas, por vivências com os avós e também pelas pequenas hortas de vaso, de experiências familiares, que vão partilhando nos momentos de trabalhos na horta.
O balanço continua a ser muito positivo, o que nos motiva a continuar a desenvolver um trabalho que, apesar de simples, motiva as nossas crianças e alunos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta e a repartição de tarefas são distribuídas por todas as turmas da escola, em cronograma semanal/mensal. Cada turma cumpre as tarefas de plantar/semear, mondar e regar e sempre que se verifica necessário.

7. Como é feita a preparação do solo?

Na limpeza e preparação do solo participam os alunos e professores, nomeadamente a arrancar ervas daninhas(mondar), sachar, ancinhar e na ação simples de fertilização do solo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A escola ainda não aderiu à compostagem, não tendo encontrado a melhor estratégia para a sua operacionalização. Em colaboração com a CMVFX, continuamos a dar continuidade à experiência de recolha de biorresíduos, no nosso refeitório.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Um talhão da horta é dedicado às plantas aromáticas e de enfeitar. Uma das culturas é a alfazema, que tem grandes benefícios na horta: atrai insetos polinizadores e repele diversas pragas, ratos e ratazanas, e estimula o crescimento de outras plantas. A outra é o alecrim, que está cada vez mais bonita.
Ainda temos gladíolos e os girassóis. A nossa horta continua muito aromática e cada vez mais colorida!

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Devido às condições atmosféricas adversas, com destaque para o período alargado de chuva, os trabalhos na nossa horta estiveram bastante condicionados, o que atrasou as sementeiras e plantação. Assim, as nossas culturas ainda não estão na fase de colheita. Apenas foi possível colher algumas faces.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Até ao momento não se realizou nenhuma colheita. Aguardamos os tomates, que ainda estão a crescer!

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A gestão da rega é feita diariamente, com o apoio da ETI, que no período de menor calor envolve as crianças e alunos na rega dos talhões e canteiros.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Nas visitas regulares à horta, as turmas observam de forma direta se existe necessidade de algum tratamento para combater alguma doença ou praga.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aula "lá fora", no momento de trabalhos na horta, promovendo-se a interdisciplinaridade, no contacto com a Natureza.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta é um espaço de todos! Todos participam, nos trabalhos relacionados com a agricultura mais simples, numa partilha de conhecimentos e aprendizagem, desde os mais pequenos aos mais graúdos.
É o foco para a propagação para todos os outros espaços da escola, que possibilitam um contacto natural com a Natureza, que nos apraz dizer existir no nosso estabelecimento de ensino. Assim, os momentos partilhados de aulas "lá fora", não serem apenas as que se direcionam para a horta.

15.1. Link para a página da horta:

https://padlet.com/malvarosaeb/horta-bio-jardim-polinizadores-k39pn5lr3algm9kt