Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica de Ribeirinho, Penacova (Felgueiras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 3 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Português e Matemática

3.3. N.º de alunos envolvidos:

49

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias ajudam na manutenção da horta quando solicitadas pela escola e contribuem com sementes, plantas, resíduos para o compostor, cascas de ovos, borras de café...
Sempre que solicitado um familiar vem até à escola para ajudar na horta e esclarecer algumas dúvidas quanto a procedimentos.
Este ano foi necessário proceder à renovação da cerca e isso ficou a cargo da Associação de Pais que tem sido um parceiro fundamental em todo o trabalho desenvolvido na escola.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta promove o contacto com a Natureza; interesse por uma alimentação saudável; exploração de conteúdos pedagógicos transversais a diversas áreas curriculares; trabalho em equipa, respeito e valorização do trabalho dos outros, partilha de conhecimentos. Os alunos aprendem de uma forma mais atrativa, criativa, significativa e diferente do que é aprendido dentro da sala de aula.
A nossa horta promove um maior envolvimento dos encarregados de educação nas atividades escolares.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as turmas estão envolvidas, embora os alunos mais velhos (4.º ano) executem as tarefas mais complexas na horta. Também têm a missão de acompanhar os alunos mais novos, ensinando-os e ajudando-os na realização dos trabalhos. Formaram-se grupos mistos (de cada ano) e vão à vez realizar as tarefas. Antes da ida para a horta as tarefas a realizar são organizadas.

7. Como é feita a preparação do solo?

O trabalho de preparação, limpeza e manutenção da horta é realizado em equipas: Assistentes Operacionais, alunos, professoras e encarregados de educação.
A fertilização do solo é feita através do composto extraído da compostagem que se faz no compostor da escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Cascas de fruta, aparas de legumes, folhas secas, borras de café, cascas de ovos esmagadas, flores, palha e erva seca, pequenos ramos, cascas de batata, guardanapos e outros papéis não plastificados - materiais trazidos pelos alunos e professoras e o que se aproveita na escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na horta temos: salsa; hortelã, tomate, morangos, cenouras, alface, batatas, framboeseiras, ervilhas, cebolo, alho, couves, feijão, favas.
Consociações: cebola, alface, tomate; cenoura, alface, alho; ervilha, batata, feijão; pepino, salsa, cebola.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

É difícil sabermos as quantidades de cada produto, pois vai-se colhendo conforme vai amadurecendo.
Este ano devido à chuva as plantas não se desenvolveram tão bem. Agora estão a desenvolver e a crescer bem. Porém, já colhemos ervilhas, quase 4 kg; as batatas produziram menos e só conseguimos 5 kg; as favas colheram-se 2 kg e outras ainda estão na planta para semente. Também já se comeu 2 vezes alface da horta, na hora do almoço. Os morangos estão agora a amadurecer, só ainda tivemos uma prova.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Para consumo na escola ou distribuir pelos alunos para levarem para casa.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita no início da manhã e quando se verifica que a terra está seca. Usa-se o regador para evitar o desperdício de água.
Como se recolhe água da chuva utiliza-se esta até acabar.
Também são retiradas as ervas daninhas dos canteiros, evitando que estas consumam água e prejudiquem o crescimento das plantas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. A monitorização das pragas é feita sempre que os alunos vão à horta e se houver necessidade de intervenção são utilizados processos caseiros.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Este ano tivemos a toupeira e alguns caracóis. Recorremos a alguns procedimentos tais como: espalhar borras de café, cinza, mistura de água e vinagre, garrafa invertida numa estaca.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os alunos identificam as plantas da horta e fazem o registo.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Os alunos questionam sobre procedimentos a ter com as plantas e sobre trabalhos a realizar na horta a pessoas que têm conhecimentos sobre agricultura.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Confeção de uma sopa para o dia Eco-escolas na escola. Os pais foram convidados a participar num almoço na escola onde foram utilizados produtos da horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

É um lugar especial da escola. É um lugar onde divertimento e aprendizagem têm andado lado a lado. A horta tem sido um lugar privilegiado para relacionar conteúdos curriculares e pôr em prática a interdisciplinaridade. Além de que tem ensinado noções importantes como paciência, responsabilidade e trabalho em equipa.
Ela é um bom exemplo de como a educação ambiental pode ser promovida de forma eficaz e divertida.

15.1. Link para a página da horta: