Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola Básica de Ribeirinho, Penacova (Felgueiras)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Sempre que solicitado um familiar vem até à escola para ajudar na horta e esclarecer algumas dúvidas quanto a procedimentos.
Este ano foi necessário proceder à renovação da cerca e isso ficou a cargo da Associação de Pais que tem sido um parceiro fundamental em todo o trabalho desenvolvido na escola.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A nossa horta promove um maior envolvimento dos encarregados de educação nas atividades escolares.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
A fertilização do solo é feita através do composto extraído da compostagem que se faz no compostor da escola.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Consociações: cebola, alface, tomate; cenoura, alface, alho; ervilha, batata, feijão; pepino, salsa, cebola.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Este ano devido à chuva as plantas não se desenvolveram tão bem. Agora estão a desenvolver e a crescer bem. Porém, já colhemos ervilhas, quase 4 kg; as batatas produziram menos e só conseguimos 5 kg; as favas colheram-se 2 kg e outras ainda estão na planta para semente. Também já se comeu 2 vezes alface da horta, na hora do almoço. Os morangos estão agora a amadurecer, só ainda tivemos uma prova.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Como se recolhe água da chuva utiliza-se esta até acabar.
Também são retiradas as ervas daninhas dos canteiros, evitando que estas consumam água e prejudiquem o crescimento das plantas.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Ela é um bom exemplo de como a educação ambiental pode ser promovida de forma eficaz e divertida.
15.1. Link para a página da horta: