Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Jardim-Escola João de Deus - Belas (Sintra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

12 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Conhecimento do Mundo, Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

60

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Trimestral, os pais visitam a escola juntamente com os seus educandos e acompanham a manutenção da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta escolar tem tido um impacto muito positivo e visível, tanto no envolvimento dos alunos como na sensibilização da comunidade educativa em geral. Os alunos participam ativamente nas tarefas de preparação do solo, sementeira, rega e colheita, o que promove o sentido de compromisso, organização e trabalho em equipa. A horta é utilizada como recurso pedagógico em várias disciplinas, como Estudo do Meio, Ciências Naturais e Matemática, tornando a aprendizagem mais significativa e ligada à realidade. O contacto direto com a natureza, o trabalho ao ar livre e a observação dos ciclos da vida contribuem para a regulação emocional, a concentração e o prazer na aprendizagem.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta escolar é organizada de forma colaborativa, rotativa e adaptada às diferentes idades dos alunos, envolvendo tanto o pré-escolar como o 1.º ciclo, com o apoio de docentes e assistentes operacionais.
Pré-escolar:
Observação e exploração da terra e das plantas;

Rega com pequenos regadores;

Colocação de sementes ou plantação com ajuda dos adultos;

Colheita de frutas ou legumes mais fáceis de manusear;

Atividades de expressão plástica relacionadas com a horta (ex: etiquetas decorativas, registos dos legumes, construção de espantalhos).

1.ºciclo
Limpeza e preparação do solo;

Sementeira e transplante de mudas;

Rega e controlo de pragas com métodos naturais;

Construção de sinalética e registos de crescimento das plantas;

Colheita e pesagem dos produtos;

Registo em diário da horta (com datas, observações e fotografias).

7. Como é feita a preparação do solo?

Remoção de ervas daninhas e limpeza do terreno
Antes de cada plantação, os alunos ajudam a remover ervas e pedras do solo, com recurso a pequenas enxadas, ancinhos e pás adaptadas à idade. Esta tarefa é feita com supervisão e em grupos rotativos.

Mobilização do solo (lavrar/soltar a terra)
O solo é revolvido manualmente para o soltar e permitir a entrada de ar e água. Em alguns casos, são utilizados instrumentos simples (como forquilhas, sachos ou pás).

Enriquecimento do solo com matéria orgânica
Sempre que possível, adiciona-se terra vegetal, húmus ou composto orgânico (obtido da horta ou trazido por parceiros), promovendo a fertilização natural sem produtos químicos.

Delimitação dos canteiros
Após o solo estar preparado, os alunos ajudam a marcar os canteiros com paus, pedras ou cordas, organizando o espaço de plantação.

Cobertura e proteção do solo (opcional)
Em algumas fases, utiliza-se palha, folhas secas ou cartão para cobrir o solo e evitar a evaporação da água e o crescimento de novas ervas — técnica simples de mulching.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

1 kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Experimentação gastronómica em sala de aula.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Primavera/Verão: rega diária ou em dias alternados (2 - 3 x por semana)
Outono/Verão: rega 1-2 x por semana, consoante as chuvas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Uma vez por semana.
Dois alunos responsabilizavam-se pela rega de uma área.
Sensibilização ambiental, partilha de boas práticas, fortalecimento de laços, educação ativa.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Promover canteiros mistos.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.instagram.com/jardimescolajoaodeusbelas?igsh=MXNuYWsxZXU4a3RocA==