Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Jardim-Escola João de Deus - Belas (Sintra)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Pré-escolar:
Observação e exploração da terra e das plantas;
Rega com pequenos regadores;
Colocação de sementes ou plantação com ajuda dos adultos;
Colheita de frutas ou legumes mais fáceis de manusear;
Atividades de expressão plástica relacionadas com a horta (ex: etiquetas decorativas, registos dos legumes, construção de espantalhos).
1.ºciclo
Limpeza e preparação do solo;
Sementeira e transplante de mudas;
Rega e controlo de pragas com métodos naturais;
Construção de sinalética e registos de crescimento das plantas;
Colheita e pesagem dos produtos;
Registo em diário da horta (com datas, observações e fotografias).
7. Como é feita a preparação do solo?
Antes de cada plantação, os alunos ajudam a remover ervas e pedras do solo, com recurso a pequenas enxadas, ancinhos e pás adaptadas à idade. Esta tarefa é feita com supervisão e em grupos rotativos.
Mobilização do solo (lavrar/soltar a terra)
O solo é revolvido manualmente para o soltar e permitir a entrada de ar e água. Em alguns casos, são utilizados instrumentos simples (como forquilhas, sachos ou pás).
Enriquecimento do solo com matéria orgânica
Sempre que possível, adiciona-se terra vegetal, húmus ou composto orgânico (obtido da horta ou trazido por parceiros), promovendo a fertilização natural sem produtos químicos.
Delimitação dos canteiros
Após o solo estar preparado, os alunos ajudam a marcar os canteiros com paus, pedras ou cordas, organizando o espaço de plantação.
Cobertura e proteção do solo (opcional)
Em algumas fases, utiliza-se palha, folhas secas ou cartão para cobrir o solo e evitar a evaporação da água e o crescimento de novas ervas — técnica simples de mulching.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Outono/Verão: rega 1-2 x por semana, consoante as chuvas.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Dois alunos responsabilizavam-se pela rega de uma área.
Sensibilização ambiental, partilha de boas práticas, fortalecimento de laços, educação ativa.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: