Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica nº 1 de Ribeirão (Vila Nova de Famalicão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

O espaço dedicado já existia, mas foi neste ano letivo que ocorreu a sua conversão em horta.

2. Área aproximada da horta (m²):

Aproximadamente 5m² apropriados para cultivo.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

13

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio e Educação para a Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

Todos

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

Todos

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias foram envolvidas no fornecimento de sementes e plantas. A associação de Pais esteve envolvida na construção das caixas de cultivo.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Para os alunos, trabalhar na horta é uma forma de aprendizagem prática, onde aplicam conhecimentos curriculares. É também um meio privilegiado de aprendizagem ambiental, onde podem constatar conhecimentos adquiridos em disciplinas como Estudo do Meio, sobre a origem dos alimentos, a importância de uma alimentação saudável e sobre o impacto da agricultura no meio ambiente. As atividades que a horta propicia, ajudam a desenvolver outro tipo de competências, tais como, o sentido de responsabilidade e a cooperação. É uma forma muito eficaz de proporcionar aos alunos a conexão com o meio ambiente.
Para a comunidade, a horta escolar é um exemplo prático de sustentabilidade e de educação ambiental. Permite também fortalecer laços comunitários, em que todos podem trabalhar juntos no cultivo e manutenção da horta, promovendo um espírito de colaboração e responsabilidade compartilhada. É também uma ferramenta para conscientizar a comunidade sobre práticas sustentáveis.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Há turmas responsáveis por cada caixa de cultivo, outras pela manutenção dos espaços onde se encontram as ervas aromáticas e outras pelas espécies florestais. Durante o período de pausas letivas, conta-se com a colaboração dos assistentes operacionais, principalmente para garantirem a rega.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os alunos removeram ervas daninhas, pedras e outros resíduos. Revolveram o solo usando pequenas pás. Enriqueceram o solo com um acrescento significativo de substrato. Fizeram o nivelamento do solo, para evitar áreas com acúmulo de água. Fizeram um planeamento da distribuição das áreas de cultivo, considerando o espaço adequado para as plantas a ser cultivadas. Por último, humedeceram levemente o solo, antes de começar o plantio.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Produtos hortícolas, espécies florais e ervas aromáticas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

A quantidade de produtos produzidos ainda é residual.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Para uso na cantina (hortícolas e aromáticas) e degustação nas salas de aula (aromáticas, frutos).

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita em função da humidade do solo, a cargo dos alunos da turma R3A. No período das pausas letivas, fica a cargo dos assistentes operacionais.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, sem frequência definida.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas na horta são momentos regulares e muito enriquecedores. Nestes contextos, os alunos participam em tarefas práticas como semear, regar, transplantar e observar o crescimento das plantas. Estas experiências permitem integrar conteúdos das áreas curriculares, nomeadamente Estudo do Meio e Educação para a Cidadania, de forma concreta e contextualizada.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Os momentos de degustação são oportunidades de celebração do que a terra nos dá. Em grupo, os alunos experimentam alimentos que ajudaram a cultivar, desenvolvendo o gosto por novos sabores, o respeito pelos alimentos e o sentido de gratidão pela natureza.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Outra atividade bastante apreciada é a confeção de sopas e outros pratos com os ingredientes colhidos na horta. Estas sessões culinárias, realizadas em articulação com professores e assistentes operacionais, proporcionam aos alunos a oportunidade de explorar sabores, aprender receitas saudáveis e compreender a importância de uma alimentação equilibrada e sazonal.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Nesta temporada, algumas sementeiras e plantações não se desenvolveram como seria esperado, mostrando um crescimento abaixo do habitual para esta época do ano. As condições meteorológicas na região têm sido um fator determinante, com uma notável falta de sol, essencial para o crescimento saudável das culturas, e um excesso de frio e chuva, que dificultou/atrasou/impossibilitou a germinação e o fortalecimento das plantas.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/share/RgsN6kyixL4ZmMxr/