Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica Professor Francisco Honrado Pereira (Moura)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

12 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

40 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Físicas e Naturais, Formação Vocacional, Educação Física

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que possível, no âmbito da agricultura sustentável e ambiente.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Interesse pelo tratamento/limpeza e plantação de vegetais.
Desenvolvimento psicomotor por parte dos alunos envolvidos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

De acordo com o horário escolar das disciplinas envolvidas, bem como dos docentes e com monitorização da técnica de Intervenção Local (PIEF).

7. Como é feita a preparação do solo?

Recorrendo à limpeza do solo, tratamento do mesmo com substrato natural e aplicação de fertilizante natural.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com restos de alimentos (cascas de vegetais e frutas do refeitório escolar) entre outros

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve coração, couve repolho, coentros, salsa, hortelã, abóbora, morangueiros, pimentão, melão, melancia, meloa, cebolas, curgete entre outros.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

20kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo próprio e venda no mercadinho escolar.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Diariamente, consoante a necessidade.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita a monitorização das plantas invasoras (ortigões e ervas)

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na Horta: Algumas aulas de Ciências Físicas e Naturais das Turmas PIEF foram lecionadas na Horta. (cerca de 30 aulas)
O objetivo foi criar na escola uma área verde, produtiva, pela qual todos se sintam responsáveis. (cerca de 20 alunos/professores) , e levar os alunos a perceberem a horta como um espaço vivo, onde todos os organismos juntos, formam uma cadeia, proporcionando uma produção sustentável e fonte de alimentação saudável.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Despertar o interesse para o cultivo da horta e conhecimento do processo de germinação.
Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimento.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Reconhecer a utilidade das plantas. (alimentação e decoração).
Identificar fatores ambientais que condicionem a vida das plantas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

No inicio do mês de maio a terra estava encharcada devido às chuvas, não podendo ser trabalhada.
Assim, as plantas que correspondem às fotografias do mês de maio já foram semeadas tardiamente.
Pode ser que até a submissão dos portfólios do Galardão se consigam fotos dos morangueiros, melões, meloas, melancias, cebolas e pimentos já mais desenvolvidos.

15.1. Link para a página da horta: