Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Externato da Quintinha (Loures)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Nas salas de aula, o projeto teve início com atividades de sementeira, permitindo que cada grupo acompanhasse de perto o crescimento das suas plantas. Posteriormente, estas foram transferidas para a horta exterior, onde continuam a ser cuidadas pelas crianças, promovendo uma ligação entre o ambiente interior e exterior da escola e reforçando o sentimento de pertença ao espaço educativo.
O projeto envolveu ativamente as crianças da educação pré-escolar, enquadrado principalmente na área do conhecimento do mundo, onde exploram e relacionam o meio físico e natural através da observação e experimentação. Algumas turmas do 1.º ciclo também participaram, contribuindo para a articulação entre ciclos e para o desenvolvimento de práticas interdisciplinares que enriquecem o processo de ensino-aprendizagem.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Durante os momentos de recreio, tanto no pré-escolar como no 1.º ciclo, as crianças têm a oportunidade de realizar pequenas tarefas como a rega, a colheita de frutos e legumes ou a observação das plantas. Esta dinâmica espontânea reforça o envolvimento diário com o projeto e transforma a horta num espaço vivo de aprendizagem.
A organização das tarefas é feita através de um calendário semanal, onde cada grupo ou turma assume responsabilidades específicas, como: Rega das plantas, remoção de ervas daninhas, monitorização do crescimento das culturas e colheita e registo dos produtos
A supervisão é assegurada pelos docentes e não docentes, que orientam as crianças e garantem que as práticas sejam seguras e educativas. Sempre que possível, os assistentes operacionais também colaboram na manutenção dos espaços e ferramentas.
Esta organização permite que a horta funcione como um recurso pedagógico contínuo, promovendo aprendizagens significativas, valores ecológicos e o desenvolvimento de competências sociais.
7. Como é feita a preparação do solo?
Tendo em conta que a escola não dispõe de terreno físico para cultivo direto, foi necessário colocar terra nova em todos os vasos, garantindo as condições adequadas ao desenvolvimento das plantas. Esta solução permitiu que o projeto decorresse de forma inclusiva e funcional, reforçando a importância da adaptação dos espaços escolares à educação ambiental.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Embora o volume da produção ainda não tenha sido suficiente para confecionar uma sopa coletiva, esta experiência representou um passo importante na construção de hábitos alimentares saudáveis e na valorização do ciclo da natureza. O envolvimento dos alunos permitiu consolidar aprendizagens e fortalecer o compromisso com o cuidado ambiental, preparando o terreno para futuras colheitas mais abundantes.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Primavera e Verão: Com dias mais quentes e maior evaporação, a rega foi feita diariamente, sobretudo nas horas mais frescas do dia, para evitar o desperdício de água e garantir hidratação às plantas ????????
Inverno: As regas foram menos frequentes, uma ou duas vezes por semana.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: