Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola EB da Alumieira (Aveiro)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Sensibilizar sobre a importância das plantas e animais.
Inspiração para a construção de poemas.
Construção de cabazes da horta escolar para angariar fundos para a escola (Associação de Pais).
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
Posteriormente, a manutenção foi da responsabilidade da comunidade escolar.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
- feijão ver;
-Batatas;
- girassóis;
- Couve;
- alfaces;
- Cebolas;
- salsa;
- Coentros;
- hortelã;
- ervilhas;
- roseira
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Favas - 5 kg
Ervilhas - 500g
Feijão - em desenvolvimento
alfaces - 1kg
Repolho - 3kg
Couves - 4kg
Salsa - 300 g
Coentros - 300g
Cebolas - 2kg
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Oferta a famílias carenciadas.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
- Observação direta (das plantas e dos animais) realizados por todos os alunos da escola;
- Realização de cabazes com os produtos hortícolas.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: