Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB da Alumieira (Aveiro)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há pelo menos 3 anos letivos

2. Área aproximada da horta (m²):

50m aproximadamente

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Português; Matemática; Conhecimento do Mundo; Formação Pessoal e Social; Cidadania e Desenvolvimento

3.3. N.º de alunos envolvidos:

88

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Na oferta de produtos para a horta e na divulgação dos cabazes da horta escolar.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos conseguiram ver o crescimento dos diversos produtos hortícolas e participar ativamente na sua construção.
Sensibilizar sobre a importância das plantas e animais.
Inspiração para a construção de poemas.
Construção de cabazes da horta escolar para angariar fundos para a escola (Associação de Pais).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é assegurada pelos alunos e adultos no decurso das atividades planeadas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi realizada previamente pelos funcionários da Junta de Freguesia.
Posteriormente, a manutenção foi da responsabilidade da comunidade escolar.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Cascas de frutas; folhas secas; ervas daninhas e o excedentes dos produtos hortícolas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

- favas;
- feijão ver;
-Batatas;
- girassóis;
- Couve;
- alfaces;
- Cebolas;
- salsa;
- Coentros;
- hortelã;
- ervilhas;
- roseira

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Batatas - 3kg
Favas - 5 kg
Ervilhas - 500g
Feijão - em desenvolvimento
alfaces - 1kg
Repolho - 3kg
Couves - 4kg
Salsa - 300 g
Coentros - 300g
Cebolas - 2kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Realização de cabazes para adquirir produtos para a escola (Associação de Pais - APAL)
Oferta a famílias carenciadas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Utilizamos a água recolhida da chuva. Sempre que necessário utilizamos a água da companhia e a rega é realizada sempre de manhã.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita a monda e observação das plantas semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Porquinho da Índia

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

- Foram realizadas 2 feiras (a de Natal e a da Primavera) com o envolvimento de todas a comunidade escolar; Estiveram envolvidos todos os alunos (88), as suas famílias e elementos representativos de comunidade escolar (Junta de Freguesia de Esgueira e Câmara Municipal de Aveiro);
- Observação direta (das plantas e dos animais) realizados por todos os alunos da escola;
- Realização de cabazes com os produtos hortícolas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://padlet.com/claudiamarques30/programa-eco-escolas-eb-da-alumieira-r8fzy3z549fe05t8