Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB de Cepães (Fafe)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há quatro anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

21,7m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Expressões, Matemática, Português, Cidadania e Desenvolvimento, Oferta Complementar e Conhecimento do Mundo (Pré Escolar).

3.3. N.º de alunos envolvidos:

54

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Na escola,os alunos juntamente com professores e funcionários realizarem o trabalho necessário para a boa manutenção de uma Horta Bio, trazendo o conhecimento das hortas familiares que na grande maioria os alunos têm. Acresce, no entanto, informar que sempre que é solicitado as famílias contribuem com plantas /sementes/materiais de forma a enriquecer e melhorar o espaço da nossa horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Conhecimento sobre o modo de produção biológico de alguns legumes/vegetais e aplicação desse mesmo conhecimento. Conhecer atividades diversificadas relacionadas com a produção de alimentos e a manutenção da horta, como cavar, sachar, fertilizar o solo, plantar, regar .Aprender atividades relacionadas com a agricultura tradicional.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos são organizados em grupos e supervisionados pelos professores quando as atividades são realizadas durante as aulas ou pelos funcionários responsáveis. As sementeiras / plantações foram realizadas pelos alunos em pequenos grupos, com a ajuda dos adultos responsáveis. A manutenção da horta e a rega é feita com a vigilância e acompanhamento de adultos e rotativa pelos grupos de alunos dos diferentes anos de escolaridade.

7. Como é feita a preparação do solo?

A reabilitação da nossa horta foi feita com a limpeza dos restos das plantações do ano letivo anterior. Os alunos retiraram as ervas/vegetais que se acumularam durante o verão e a terra foi revolvida para dar lugar a novas sementeiras e plantações. A preparação do solo foi feita manualmente e de forma tradicional, ou seja, com enxadas e posteriormente uniformizado com ancinhos. Depois foi preparado uniformemente com um ancinho para a terra ficar plana. Seguidamente, foi fertilizado com compostagem bio, à base de restos de frutas, de plantas, de folhas e ramos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com os caroços e cascas da fruta consumida pelos alunos, docentes e assistentes operacionais nos lanches e sobremesa, bem como pelos materiais orgânicos oriundos das limpezas da horta e do jardim da escola, bem como restos de folhas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, batata, couve, nabiça, alface, cebola, salsa, hortelã, coentros, hortelã-pimenta, hipericão, brócolos, couve roxa, cenouras.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

1kg de favas, 800g de nabiças, 2kg de batatas, 500 g de salsa, até ao momento. Estamos a aguardar o crescimento de outros legumes / frutas.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo na escola em saladas, feirinhas e oferta à Comunidade educativa.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega da nossa horta é feita pelos alunos e supervisionada pelos assistentes operacionais envolvidos no projeto. Quando há água recolhida utilizamos a água da chuva, em períodos mais secos a rega é feita com a água da torneira.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, aquando da rega diária, pela assistente operacional que colabora com o projeto.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A atividade "Feira na Escola" foi realizada no Outono, tendo toda a Comunidade Escolar estado envolvida, os alunos trouxeram de casa alguns bens alimentares para a feira bem como sementes para iniciar as sementeiras e plantações para a nossa Horta Bio. Esta atividade serviu para por um lado, na primeira feira alertar para o consumo de alimentos biológicos /alimentação saudável, por outro lado escoar os produtos produzidos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A atividade "Aulas na Horta" foi desenvolvida no mínimo duas vezes por cada turma C0, C12 e C34, em diferentes fases do processo de produção de forma a sensibilizar os alunos para a importância da criação e manutenção das Hortas Bio nas escolas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta na escola é sempre um espaço de interesse, partilha e aprendizagem para os alunos. O facto de a nossa escola estar inserida numa zona rural otimiza esta partilha uma vez que os alunos trazem conhecimentos que aplicam na nossa horta e levam dicas que poderão partilhar com a família nas suas hortas de casa. O cultivo de uma horta cria situações de aprendizagem reais e diversificadas.

15.1. Link para a página da horta: