Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Jardim de Infância de Esmeriz (Vila Nova de Famalicão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

25 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Pré-escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

41

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Geralmente no envio para o JI de elementos que necessitamos, estrume, sementes, informação sobre a sazonalidade e controlo natural de pragas das plantações.
Como a horta é pequena não sentimos a necessidade de ajuda na escola entre crianças e professores é possível realizar todas as tarefas

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As crianças percebem a importância de consumir alimentos biológicos, tanto para a saúde como para o ambiente. Ao comparar sabores da horta e de culturas intensivas, percebem a diferença dos sabores.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Pela manhã se for necessário regar uma assistente operacional com mais tês crianças (escalonadas à vez) vai regar, de duas em duas semanas uma sala de cada vez (das duas do JI) vai tirar ervas e verificar se tudo está bem com as plantações.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita nas seguintes fases:
Primeiro retiramos as ervas maiores e colocamos a secar, se não tiverem sementes vão para o compostor,
Segundo colocamos composto espalhado pela área a cavar, de seguida cavamos a terra (esta tarefa é feita com um cavadeira e por um professor) e retiramos as raízes para que não voltem a crescer tão rapidamente.
Terceiro abrimos um rego (professor e crianças) as crianças colocam o estrume no fundo, mais um pouco de terra por cima e colocam as plantas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos um compostor na escola onde colocamos os restos vegetais da cantina (cascas de frutas, legumes sobrantes das refeições, a relva que é cortada no recreio, as crianças também trazem alguns de casa), assim que a camada é suficiente colocamos a mesma altura de secos (folhas que recolhemos e que caem das árvores, guardamos em sacos e depois utilizamos sempre que necessário, as ervas secas e sem sementes que retiramos da horta). uma vez por mês controlamos a temperatura com um ferro e verificamos o cheiro e a humidade.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Frutíferas: Framboesas e tomate
Leguminosas: Feijão frade, amendoim
Legumes: Rúcula, alface, abóbora, curgete, alho francês, espinafre
Aromáticas: Cidreira, hortelã, erva príncipe,
Florais: Girassol, cravo túnico

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Cerca de 10 kg até ao momento

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Cantina da escola

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Temos rega automática, quando não temos água da chuva para a rega ligamos a outra. A rega está programada para as 4h da manhã por um período de 15 min

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, observação sempre que é feita a rega

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis, apenas usamos cinza nos canteiros para evitar os caracóis.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas foram as mais significativas porque foi possível experimentar no terreno: cheiros, cores e sabores.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Recolha de alimentos para saladas (alface e rúcula) e framboesas para a sobremesa e elaboração de compotas para

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Jogos de observação e pesquisa
"Quantos insetos tem a nossas horta"
"Quantos pássaros tem a ajudar a nossa horta" (construção de ninhos)
descobrir e fotografar os insetos e pássaros da nossa horta, quando as crianças descobrem um inseto ou pássaro novo, este era fotografado (se possível) e catalogado, para isso fazíamos a pesquisa para descobrir o seu nome e a sua importância.
Para atrair as aves construímos ninhos que colocamos nas árvores.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: