Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Centro Social de Calendário (Vila Nova de Famalicão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

40m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

90

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

10

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias estão envolvidas na oferta de plantas para plantar e também na preparação da terra. Os pais sempre que necessário são chamados para ajudar.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta permitiu o envolvimento das famílias e outros membros da comunidade educativa através de atividades conjuntas, como a plantação, manutenção e colheita,
Os produtos da horta foram vendidos aos pais, contribuindo para a sensibilização sobre a importância da agricultura sustentável e o consumo local.
Os alunos ao acompanharem o crescimento das plantas e ao experimentarem os alimentos colhidos, mostram maior interesse por legumes e frutas refletindo-se nas suas escolhas alimentares,
Ao cuidarem da horta desenvolvem o sentido de responsabilidade e o espirito de entreajuda entre alunos reforçando competências sociais importantes.
A participação na horta aumenta a consciência dos alunos em relação à importância da agricultura biológica, da biodiversidade e da preservação dos recursos naturais.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é assegurada diariamente pelas crianças do pré-escolar. As tarefas são organizadas por grupos, sendo cada grupo responsável por ações especificas como regar as plantas e remover as ervas daninhas. esta divisão promove o sentido de responsabilidade, p trabalho em equipa e o envolvimento ativo de todas as crianças no cuidado da horta. As educadoras acompanham e orientam as atividades, garantindo a continuidade e aprendizagem ao longo do processo

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é realizada com a colaboração do nosso jardineiro, que fornece terra nova e fertilizante natural, adequados a uma agricultura mais sustentável. as crianças do pré-escolar participam ativamente neste processo, ajudando a remover ervas daninhas, soltar a terra e a preparar canteiros para novas sementeiras. Esta atividade atividade é acompanhada pelas educadoras, permitindo que os mais novos aprendam, de forma prática, a importância de cuidar da terra antes da plantação.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é realizada com restos de frutas provenientes do refeitório escolar e com as ervas daninhas retiradas da horta. Estes resíduos orgânicos são colocados no compostor, onde são naturalmente decompostos, dando origem a a um fertilizante natural que é posteriormente utilizado na horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na nossa horta escolar cultivamos diversas espécies, nomeadamente: beterraba, alfaces,, espinafres, cebolinho, penca, repolho, salsa, tomate coração de boi, tomate cherry, couve-flor, brócolos, ervilhas, favas, morangos e cenouras.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Aproximadamente 10kg. Não foi feita essa contabilização.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da nossa horta tem dois principais destinos: alguns são vendidos aos pais, numa pequena banca organizada pela escola, promovendo o envolvimento das famílias e valorizando o trabalho das crianças; outros são utilizados nas refeições dos nossos alunos, contribuindo para uma alimentação mais saudável, sustentáveis e com produtos frescos e locais.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Sempre que possível a rega da horta é feita com a água da chuvas recolhida num bidão. as crianças com o apoio das educadoras utilizam essa água para regar as plantas. Esta prática da poupança de água permite sensibilizar os alunos para a importância da poupança da água e a utilização de recursos naturais de forma consciente.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, é feita a monitorização regular da horta, sobretudo para detetar a presença de praga e doenças das plantas. Uma das situações mais comuns é o aparecimento de caracóis que são combatidos com soluções de naturais, como o uso de recipientes com cerveja, uma técnica eficaz e amiga do ambiente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis. Os caracóis que são combatidos com soluções de naturais, como o uso de recipientes com cerveja, uma técnica eficaz e amiga do ambiente.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira de produtos
Esta atividade realizou-se duas vezes ao longo do ano letivo. Envolveram-se cerca de 25 crianças mais 3 adultos. As crianças participaram em todas as fases: ajudaram a colher os produtos, a organizá-los na banca e a vendê-los simbolicamente aos pais.
o impacto na comunidade foi bastante positivo, pois aproximou as famílias da vida escolar, valorizando o trabalho feito pelas crianças e incentivou o consumo de produtos frescos, locais e produzidos de forma sustentável. As receitas da venda dos produtos da horta é canalizado para a compra de utensílios para a horta e para, comprar outras sementes

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Utilização de produtos da horta nas refeições escolares.
Sempre que há produtos na horta disponíveis para colheita. As crianças acompanham o momento da colheita e preparam na sala para serem utilizados na hora da refeição.
Este processo tem um grande impacto educativo e nutricional, pois reforça a importância de uma alimentação saudável e mostra as crianças , de uma forma prática, de onde vêm os os alimentos que consomem.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Sessões de compostagem
Durante estas sessões, as crianças recolhem restos de frutas do refeitório e ervas e colocam no compostor e observam o processo de decomposição ao longo do tempo. A participação ativa neste processo permitiu ás crianças compreenderem o ciclo de resíduos orgânicos. Nesta atividade participaram cerca de 40 crianças.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/centrosocialdecalendario