Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Centro Social de Calendário (Vila Nova de Famalicão)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os produtos da horta foram vendidos aos pais, contribuindo para a sensibilização sobre a importância da agricultura sustentável e o consumo local.
Os alunos ao acompanharem o crescimento das plantas e ao experimentarem os alimentos colhidos, mostram maior interesse por legumes e frutas refletindo-se nas suas escolhas alimentares,
Ao cuidarem da horta desenvolvem o sentido de responsabilidade e o espirito de entreajuda entre alunos reforçando competências sociais importantes.
A participação na horta aumenta a consciência dos alunos em relação à importância da agricultura biológica, da biodiversidade e da preservação dos recursos naturais.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Esta atividade realizou-se duas vezes ao longo do ano letivo. Envolveram-se cerca de 25 crianças mais 3 adultos. As crianças participaram em todas as fases: ajudaram a colher os produtos, a organizá-los na banca e a vendê-los simbolicamente aos pais.
o impacto na comunidade foi bastante positivo, pois aproximou as famílias da vida escolar, valorizando o trabalho feito pelas crianças e incentivou o consumo de produtos frescos, locais e produzidos de forma sustentável. As receitas da venda dos produtos da horta é canalizado para a compra de utensílios para a horta e para, comprar outras sementes
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Sempre que há produtos na horta disponíveis para colheita. As crianças acompanham o momento da colheita e preparam na sala para serem utilizados na hora da refeição.
Este processo tem um grande impacto educativo e nutricional, pois reforça a importância de uma alimentação saudável e mostra as crianças , de uma forma prática, de onde vêm os os alimentos que consomem.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Durante estas sessões, as crianças recolhem restos de frutas do refeitório e ervas e colocam no compostor e observam o processo de decomposição ao longo do tempo. A participação ativa neste processo permitiu ás crianças compreenderem o ciclo de resíduos orgânicos. Nesta atividade participaram cerca de 40 crianças.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: