Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola EB/JI Hortênsia Diogo Correia (Cascais)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Há uma pré inscrição, com limite mensal de adultos. Inicialmente este envolvimento realizou-se aos sábados, mas neste momento têm acontecido à sexta-feira.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Como a nossa escola é constituída por 6 turmas, existem 6 talhões cultivados.
Cada turma, organizadamente e diariamente rega o seu talhão, retirando eventuais ervas daninhas existentes.
Cada turma plantou 4 diversidades de produtos hortícolas que ainda se encontram em crescimento.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Em sala de aula fazemos uma pesquisa e análise dos produtos plantados na nossa horta.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
As sobras da água dos copos do refeitório são igualmente aproveitadas para a rega da nossa horta.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A confeção das sopas, com produtos da nossa horta, não fugiram à regra!
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Favorece o desenvolvimento de habilidades como observação, experimentação e análise.
Estímula ao pensamento crítico e à responsabilidade.
Os alunos participam de todas as etapas do cultivo, o que desenvolve senso de responsabilidade e autonomia.
Sensibiliza para uma educação ambiental e sustentável.
15.1. Link para a página da horta: