Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB/JI Hortênsia Diogo Correia (Cascais)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde janeiro de 2025

2. Área aproximada da horta (m²):

1 m2 x 6 = 6m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Português, Matemática, Estudo do Meio e Expressão Artística

3.3. N.º de alunos envolvidos:

144

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Mensalmente as famílias são convidadas a fazer a manutenção da horta.
Há uma pré inscrição, com limite mensal de adultos. Inicialmente este envolvimento realizou-se aos sábados, mas neste momento têm acontecido à sexta-feira.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O envolvimento das a famílias, bem como de toda a comunidade educativa tem contribuído para o desenvolvimento de competências ligadas à socialização, responsabilidade e formação pessoal e social dos alunos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta escolar está dividida em talhões com 1 metro quadrado cada.
Como a nossa escola é constituída por 6 turmas, existem 6 talhões cultivados.
Cada turma, organizadamente e diariamente rega o seu talhão, retirando eventuais ervas daninhas existentes.
Cada turma plantou 4 diversidades de produtos hortícolas que ainda se encontram em crescimento.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os 6 talhões da nossa horta foram construídos com paletes desmanchadas e forrados com uma malha geotêxtil. No fundo colocámos galhos, caruma e pinhas. Em cima enchemos com terra e fertilizante de cavalo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Não se aplica.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, espinafres, morangos, tomates, pepinos, salsa, coentros, manjericão, girassol, curgetes, feijão-verde e pimentos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Cerca de 1,200 Kg, até ao momento.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta serão aproveitados para a confeção de sopas e saladas.
Em sala de aula fazemos uma pesquisa e análise dos produtos plantados na nossa horta.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Estão espalhados, ao longo do recreio, alguns alguidares que depois de cheios com a água da chuva, a água é colocada em regadores para se efetuar a rega.
As sobras da água dos copos do refeitório são igualmente aproveitadas para a rega da nossa horta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não. Não se aplica.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Não se aplica.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Coelho, hamester, porquinho da índia e tartaruga.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

No refeitório da escola era costume os alunos participarem na confeção de algumas refeições.
A confeção das sopas, com produtos da nossa horta, não fugiram à regra!

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas de sensibilização para o consumo de alimentos mais saudáveis e os seus benefícios para a saúde do nosso corpo.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Na área do Português, os alunos foram desafiados a construírem histórias "à volta dos legumes" e a criarem receitas de sopas saudáveis para posteriormente realizarem livros de receitas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Uma horta escolar oferece uma série de benefícios pedagógicos, sociais, ambientais e nutricionais.
Favorece o desenvolvimento de habilidades como observação, experimentação e análise.
Estímula ao pensamento crítico e à responsabilidade.
Os alunos participam de todas as etapas do cultivo, o que desenvolve senso de responsabilidade e autonomia.
Sensibiliza para uma educação ambiental e sustentável.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.instagram.com/agrupamento_escolas_alapraia/