Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica e Secundária Helena Cidade de Moura (Cascais)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Foi reabilitada este ano letivo.

2. Área aproximada da horta (m²):

15m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Biologia e Geologia

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Cresceram todas as espécies plantadas. No entanto, passado uns dias, tudo o que tinha crescido foi comido por pássaros. Deste modo, no próximo ano letivo, vamos repetir a reabilitação da horta, logo desde o 1ºsemestre, mas, antes de plantar, pretendemos colocar espantalhos feitos com canas e cds antigos que abanem e façam barulhos e luzes que afastem as aves. Pretendemos que os alunos realizem trabalhos didáticos da disciplina de Biologia e Geologia com recurso à Horta e cuja avaliação seja também um indicador do desenvolvimento deste projeto.
De qualquer forma, neste ano letivo, já foi possível:
- Reabilitar parcialmente a Horta da Escola, em parceria com o Programa de Educação e Sensibilização Ambiental de Cascais (PESA);
- Aprender alguns conteúdos disciplinares através na horta (ponto a ser mais explorado
no próximo ano letivo);
- Integrar o Projeto "Hortas Bio" da Eco-Escolas;
- Trabalhar os ODS: 3 (Vida Saudável), 4 (Educação de Qualidade), 6 (Água e
Saneamento), 9 (Inovações e Infraestruturas), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis),
12 (Produção e Consumo Sustentáveis), 15 (Ecossistemas Terrestres e Biodiversidade).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Neste ano letivo, esteve sob a coordenação da Professora Márcia Guilherme e os principais alunos envolvidos foram os da turma A do 10ºano. No próximo ano letivo, iremos fazer uma calendarização mais rigorosa, para que envolva mais turmas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Nos meses entre março e abril, foi revolvido o solo, adicionou-se estrume e elaboraram-se os camalhões. Nos dias da Festa do Patrono, em meados de abril, plantaram-se alfaces, courgettes, abóboras e beringelas, e regou-se frequentemente.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, courgettes, abóboras e beringelas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Nenhuma, pois o material plantado foi comido por pássaros.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Nenhum, pois o material plantado foi comido por pássaros.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Pela coordenadora Márcia Guilherme.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não foi feito. Será algo a considerar no próximo ano letivo.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Não foram combatidas, pelo que o que foi plantado desapareceu.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: