Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica de Boca do Monte (Vila Nova de Famalicão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

Aproximadamente 40 metros quadrados.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio e artes visuais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

99

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias estão representadas através da Associação de Pais que tem contribuído na compra de solo adequado (a escola tem um solo muito duro), reparação do depósito para recolha da água da chuva, reparação/compra de utensílios para o trabalho na horta e todas as situações em que a escola solicita a sua ajuda. As famílias também contribuem com plantas e sementes para a horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos têm revelado um grande interesse em tratar da horta e em conhecer diversas plantas, que apesar de comerem, ainda não tinham tido a possibilidade de observar, tocar, cheirar,...
Também têm revelado interesse em conhecer as diferentes espécies animais "amigas" da horta biológica.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As atividades da horta são dinamizadas, principalmente, nos intervalos para não condicionar as atividades letivas. Os alunos, auxiliares e professores voluntariam-se ou são selecionados por ano de escolaridade tendo em conta as necessidades do momento, como semear, plantar, regar, sachar, ...

7. Como é feita a preparação do solo?

A horta foi construída com floreiras de madeira, pois o solo da escola é muito rochoso e não é possível cavar no espaço disponível para o efeito. O solo utilizado nas floreiras é composto por solo recolhido na mata ao lado da escola, solo universal e enriquecido.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com os restos e cascas de frutos dos lanches e do almoço, que são colocados no contentor próprio para o efeito. Semanalmente, pesamos o que foi separado e colocamos no compostor.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na nossa horta temos cravos túnicos junto dos tomates, dos feijões e do alho francês, couve junto dos espinafres e morangos. O canteiro das ervas aromáticas está no meio dos outros canteiros.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

A maior produção da nossa horta têm sido os espinafres. Já colhemos aproximadamente 5 kg. Também colhemos 2 mãos cheias de morangos.

que professores e alunos têm levado para casa. Também já colhemos alguns morangos que os alunos vão comendo à vez, sobretudo para os que mais participam no cuidado da horta.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os professores e alunos têm levado espinafres para casa .Os morangos vão sendo comidos à vez, sobretudo pelos que mais participam no cuidado da horta.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita de manhã, sempre que possível, com a ajuda das crianças. Mas quando não é possível, a rega é feita por uma assistente operacional ou pela coordenadora do projeto.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não foi feita.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Tivemos um pé de couve que foi atacado por pulgões. Não fizemos nada, pois não houve tempo para explorar essa temática.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Este ano letivo, antes de reorganizarmos a nossa horta fizemos uma bela colheita de legumes, plantados no ano letivo anterior e fizemos um belo sumo de couve e maçã.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

No dia 21, celebrámos o Dia da Árvore/Floresta com a sementeira de feijões e de várias flores, em rolos do papel higiénico, e plantámos morangueiros, em floreiras construídas a partir de garrafões de água, que foram colocadas no espaço da horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Depois da sementeira, foi preciso transplantar as plantas para um espaço maior onde pudessem crescer. Continuámos a fazer a separação de resíduos orgânicos para a compostagem. E semeámos e plantámos novas plantas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O facto de a escola ter estado em obras e as condições climatéricas atrasaram todo o trabalho desenvolvido na horta. A criação de sombra foi determinante para o melhor crescimentos das plantas, pois a horta está situada num dos locais mais expostos aos sol e ao calor.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/ecoescola.aepbs.1