Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola EB1 Carreira (Vila Nova de Famalicão)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Aprendizagem Ativa e Interdisciplinar:
Os alunos aprendem estudo do meio, matemática e até português de forma prática.
Medem o crescimento das plantas, registam observações e escrevem pequenos textos sobre a horta.
Responsabilidade e Cuidado:
As crianças envolvem-se diretamente no cuidado das plantas, rega e colheita.
Desenvolvem senso de responsabilidade e paciência.
Promoção de Hábitos Saudáveis:
Ao cultivarem os seus próprios alimentos, valorizam mais os vegetais e legumes.
Muitas crianças mostraram maior interesse em experimentar novos alimentos.
Trabalho em Equipa:
A horta é cuidada em grupo, promovendo cooperação e respeito mútuo.
Consciência Ambiental:
Os alunos entendem o ciclo da natureza e a importância de práticas sustentáveis.
Ligam a horta à compostagem, percebendo a redução de resíduos como algo útil e real.
Envolvimento das Famílias:
Algumas famílias colaboraram com sementes, ferramentas ou plantas.
Alunos partilharam em casa o que aprenderam, influenciando hábitos familiares.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Coordenação Geral
A coordenação é feita por uma professora responsável, com apoio da coordenadora da escola e assistentes operacionais.
O plano de tarefas é ajustado consoante as estações do ano e as necessidades da horta.
Participação dos Alunos
As turmas envolvem-se de forma rotativa na execução de tarefas simples, como:
Rega da horta (em dias definidos por turma)
Remoção de ervas daninhas;
Os alunos mais velhos ajudam os mais novos, promovendo um espírito de entreajuda e aprendizagem entre pares.
7. Como é feita a preparação do solo?
Limpeza da área:
Os alunos, com supervisão, ajudam a remover ervas daninhas e resíduos.
É feita uma limpeza manual com ferramentas apropriadas para a idade das crianças.
Revolvimento da terra:
Utilizam-se enxadas pequenas ou sachos para revolver a terra e arejá-la.
Essa atividade é feita com ajuda dos professores e assistentes operacionais.
Correção natural do solo:
Quando necessário, é adicionado composto produzido pela compostagem escolar.
Esta ação melhora a fertilidade do solo e fecha o ciclo ecológico dentro da escola.
Delimitação dos canteiros:
A terra é organizada em pequenos canteiros, com caminhos definidos para facilitar o acesso dos alunos.
Algumas áreas são também usadas para plantação em vasos reciclados ou floreiras.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Etapas da Compostagem:
Recolha de resíduos:
São recolhidos restos vegetais da cantina .
Também se recolhem folhas secas, ervas da horta e restos verdes dos canteiros.
Separação e triagem:
Os alunos aprendem a distinguir o que pode ou não ser compostado.
Depósito no compostor:
Os resíduos são colocados num compostor instalado no recinto exterior da escola.
As turmas, em sistema rotativo, são responsáveis por alimentar o compostor semanalmente.
Mistura e acompanhamento:
Com ajuda dos professores e assistentes, os alunos revolvem o composto regularmente para garantir a oxigenação e a decomposição adequada.
É feita observação do cheiro, da humidade e da presença de minhocas ou microrganismos.
Utilização do composto:
Após algumas semanas, o composto orgânico é utilizado para fertilizar a horta escolar.
Este ciclo ajuda os alunos a perceberem a importância da redução de resíduos e do reaproveitamento natural.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é organizada por turnos semanais entre turmas.
Os alunos responsáveis pela horta nesse período realizam a rega com acompanhamento de professores ou assistentes operacionais.
As crianças aprendem a identificar as necessidades das plantas (ex: solo seco, murchidão) antes de regar, evitando o desperdício.
A rega é feita com regadores manuais e baldes, adequados à idade dos alunos.
A água provém de torneiras externas da escola.
Quando possível, reaproveita-se água da chuva, recolhida em recipientes próprios.
São promovidas conversas e atividades sobre a importância da poupança de água.
Os alunos aprendem a regar nos horários adequados (manhã cedo ou fim da tarde) para evitar evaporação excessiva.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: