Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB1 Carreira (Vila Nova de Famalicão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

10

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Expressões artísticas, Apoio ao Estudo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

36

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Na doação de sementes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Impacto nos Alunos:
Aprendizagem Ativa e Interdisciplinar:

Os alunos aprendem estudo do meio, matemática e até português de forma prática.

Medem o crescimento das plantas, registam observações e escrevem pequenos textos sobre a horta.

Responsabilidade e Cuidado:

As crianças envolvem-se diretamente no cuidado das plantas, rega e colheita.

Desenvolvem senso de responsabilidade e paciência.

Promoção de Hábitos Saudáveis:

Ao cultivarem os seus próprios alimentos, valorizam mais os vegetais e legumes.

Muitas crianças mostraram maior interesse em experimentar novos alimentos.

Trabalho em Equipa:

A horta é cuidada em grupo, promovendo cooperação e respeito mútuo.

Consciência Ambiental:

Os alunos entendem o ciclo da natureza e a importância de práticas sustentáveis.

Ligam a horta à compostagem, percebendo a redução de resíduos como algo útil e real.

Envolvimento das Famílias:

Algumas famílias colaboraram com sementes, ferramentas ou plantas.

Alunos partilharam em casa o que aprenderam, influenciando hábitos familiares.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é organizada de forma colaborativa e pedagógica, envolvendo várias turmas e membros da comunidade escolar. As tarefas são distribuídas semanalmente e adaptadas à idade dos alunos e ao calendário letivo.
Coordenação Geral
A coordenação é feita por uma professora responsável, com apoio da coordenadora da escola e assistentes operacionais.
O plano de tarefas é ajustado consoante as estações do ano e as necessidades da horta.
Participação dos Alunos
As turmas envolvem-se de forma rotativa na execução de tarefas simples, como:
Rega da horta (em dias definidos por turma)
Remoção de ervas daninhas;
Os alunos mais velhos ajudam os mais novos, promovendo um espírito de entreajuda e aprendizagem entre pares.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é realizada com o envolvimento dos alunos, como parte integrante do processo educativo e prático de jardinagem.

Limpeza da área:
Os alunos, com supervisão, ajudam a remover ervas daninhas e resíduos.
É feita uma limpeza manual com ferramentas apropriadas para a idade das crianças.

Revolvimento da terra:
Utilizam-se enxadas pequenas ou sachos para revolver a terra e arejá-la.
Essa atividade é feita com ajuda dos professores e assistentes operacionais.
Correção natural do solo:
Quando necessário, é adicionado composto produzido pela compostagem escolar.
Esta ação melhora a fertilidade do solo e fecha o ciclo ecológico dentro da escola.
Delimitação dos canteiros:
A terra é organizada em pequenos canteiros, com caminhos definidos para facilitar o acesso dos alunos.
Algumas áreas são também usadas para plantação em vasos reciclados ou floreiras.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é uma das práticas sustentáveis mais valorizadas na nossa escola e está integrada no dia a dia dos alunos como uma aprendizagem prática e ecológica.

Etapas da Compostagem:
Recolha de resíduos:

São recolhidos restos vegetais da cantina .

Também se recolhem folhas secas, ervas da horta e restos verdes dos canteiros.

Separação e triagem:

Os alunos aprendem a distinguir o que pode ou não ser compostado.

Depósito no compostor:

Os resíduos são colocados num compostor instalado no recinto exterior da escola.

As turmas, em sistema rotativo, são responsáveis por alimentar o compostor semanalmente.

Mistura e acompanhamento:

Com ajuda dos professores e assistentes, os alunos revolvem o composto regularmente para garantir a oxigenação e a decomposição adequada.

É feita observação do cheiro, da humidade e da presença de minhocas ou microrganismos.

Utilização do composto:

Após algumas semanas, o composto orgânico é utilizado para fertilizar a horta escolar.

Este ciclo ajuda os alunos a perceberem a importância da redução de resíduos e do reaproveitamento natural.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces , Curgetes , ervas aromáticas e tomates

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

2kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

A Cantina

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega da horta é gerida de forma simples, ecológica e participativa, promovendo a responsabilidade dos alunos e o uso consciente da água.
A rega é organizada por turnos semanais entre turmas.
Os alunos responsáveis pela horta nesse período realizam a rega com acompanhamento de professores ou assistentes operacionais.
As crianças aprendem a identificar as necessidades das plantas (ex: solo seco, murchidão) antes de regar, evitando o desperdício.

A rega é feita com regadores manuais e baldes, adequados à idade dos alunos.
A água provém de torneiras externas da escola.
Quando possível, reaproveita-se água da chuva, recolhida em recipientes próprios.
São promovidas conversas e atividades sobre a importância da poupança de água.
Os alunos aprendem a regar nos horários adequados (manhã cedo ou fim da tarde) para evitar evaporação excessiva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta escolar da EB da Carreira é muito mais do que um espaço de cultivo — é um verdadeiro laboratório vivo de aprendizagens, valores e relações. A horta é usada como recurso pedagógico em várias disciplinas.

15.1. Link para a página da horta: