Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Jardim-Escola João de Deus - Ponta Delgada (Ponta Delgada)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde que a escola existe (cerca de 13 anos), contudo, esteve algum tempo sem atividade e retomou há cerca de 4 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

Pode-se considerar uma horta com uma área inferior a 50m2 e um tipo de canteiro até cerca de 15 m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação e Sensibilização Ambiental, Cidadania e Desenvolvimento, Ciências Naturais.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

37

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias apoiam a atividade fazendo os filhos oferecerem alguns pés de plantas sempre que acham oportuno. Alguns pais dão orientações sobre cuidados e procedimentos adequados acerca das plantas que oferecem para cultivar. Os alunos apreciam o desenvolvimento das plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Por exemplo, os alunos aprendem, através da vivência ao longo da vida das plantas que acompanham, a respeitar e acompanhar o desenvolvimento de novas plantas através de estacas de hastes partidas; desenvolvem a noção de que há um tempo de espera entre a semeadura ou o plantio e a época da colheita; aprendem a dar atenção às necessidades das plantas através da retirada de ervas daninhas e da rega se não houver chuva; aprendem que as condições meteorológicas são determinantes para uma vida saudável das plantas; aprendem que deve haver um cuidado na altura de cada plantação para ser possível colher frutos; desenvolvem respeito pela presença de pequenos animais, como minhocas, sardaniscas, formigas, borboletas, pássaros, abelhas, …; aprendem técnicas de cuidar e manter as plantas e do solo e por haver trabalho de grupo, aprendem o respeito pelo trabalho colaborativo.
Os alunos levam para casa as aprendizagens adquiridas na horta. Os alunos, face ao que semeiam e plantam, fazem pesquisa de receitas. Na prática, na colheita os alunos levam para casa alguns produtos cultivados na horta para serem cozinhados ou frutos para serem usados. É o culminar de a família sentir que vale a pena estimular a oferta de sementes ou plantas para cultivar.
Este ano, muito em especial, aprenderam a respeitar ainda mais as diferentes formas de vida, por terem de conviver com a presença dos coelhos selvagens, que frustraram em muito os resultados esperados. Desenvolveram capacidades de pensar e debater sobre estratégias não danosas para tentar reduzir os estragos provocados por estes animais.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Há um plano para ser seguido, realizado com a intervenção dos alunos. Assim, semanalmente, cada uma das turmas vai, separadamente, cuidar e monitorizar o seu espaço; previamente, determina-se qual é a prioridade e definem-se linhas orientadoras do trabalho a realizar, que pode sofrer ajustes, no tempo, consoante o que se encontre no terreno; todos os alunos levam as suas luvas de proteção e alguns levam as suas próprias ferramentas. É uma forma de o trabalho colaborativo e a destreza motora de alguns serem sublinhados nas tarefas e fomenta paz e uma alegria contagiante entre os pares. As idas à horta requerem a presença de uma professora e outro adulto que, normalmente, é o funcionário que está diretamente envolvido no projeto.

7. Como é feita a preparação do solo?

Para a preparação do solo, usam-se ferramentas próprias de tamanho pequeno / médio (enxadas, pás, ancinhos, …). Os alunos usam luvas apropriadas. Se necessário, são retiradas ervas daninhas e, com a ajuda de ferramenta, revolve-se o solo, por forma a este ficar limpo e fofo. Por vezes, os alunos levam borras de café e cascas de ovos, esmagadas, para espalhar pelo solo que está a ser preparado. Como a escola tem animais como, por exemplo, coelhos, muitas vezes é aproveitado o estrume. Também, sempre que possível, usa-se estume de aves.
O composto oferecido pela MUSAMI foi uma mais-valia para enriquecimento do nosso solo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A utilização do compostor está em fase de desenvolvimento. Foi totalmente construído entre os meses de janeiro e fevereiro, com paletes de madeira, pelo funcionário do Jardim-Escola, Sérgio Pimentel, que está diretamente ligado ao Projeto. Nele são colocados diversos materiais como os restos dos cortes de ervas, restos de vegetais crus e cozinhados, cascas de ovos, provenientes tanto do refeitório como de casa de alguns alunos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Mantemos a existência de: laranjeira, alecrim, abacateiro, mamoeiro, , tamarilho, passiflora, pitangueira, ervas aromáticas diversas, como salsa, coentros, hortelã de vários tipos, couves,…. Há, também, plantas ornamentais numa área de canteiro. Salienta-se que o abacateiro, o mamoeiro e a pitangueira foram obtidos através de sementes / caroços de frutos consumidos e colocados em pequenos vasos / garrafões cortados, onde germinaram e cresceram (num ano letivo anterior), tendo sido transplantados para os locais onde se encontram atualmente.
Transplantaram-se, depois de ser colocada a nova mistura de terra e composto, couves, pimenteiros, alfaces. Semearam-se feijões e rabanetes, cujos rebentos nunca conseguimos ver, em princípio porque os coelhos encontraram-nos primeiro do que nós. Transplantámos diversos tipos de couves, incluindo couve-flor e, também, brócolos, que foram rapidamente dizimados. Também procurámos resguardar algumas das nossas sementeiras em recipientes no recreio, dado que não era garantido que se mantivessem intactas no espaço da horta. Tivemos alguns resultados, nomeadamente com as aromáticas e algumas pequenas couves.
A área do canteiro contém as plantas perenes plantadas nos anos anteriores e também foram colocadas couves, protegidas por garrafões, nesse espaço.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Optámos por não valorizar a quantidade, apenas alguns produtos permitem uma divisão com todos os alunos. Como este ano o espaço foi invadido por coelhos selvagens, a produção foi comprometida, mas foi muito enriquecedor.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Oferecemos à cozinha, para acrescentar à confeção dos cozinhados.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Sendo a horta a céu aberto, sempre que chove há uma rega natural. Quando há períodos com ausência de chuva, usa-se a água da rede ou água captada pelo bidão que foi, entretanto, oferecido ao Jardim-Escola e que serve de reservatório de água. Costumam ser usados recipientes reciclados (garrafões de 5L a 7L de água) para localizar na horta e recolher água da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É apenas feita uma observação visual da eventual presença de pragas. Se necessário, faz-se a limpeza de folhas atacadas. Por vezes, utiliza-se uma mistura de água com sabão negro, vinagre e óleo essencial de hortelã, cânfora ou lavanda para controlar algumas infestações de piolho / pulgão ou lagarta.
Quanto à praga de coelhos, procuramos proteger com garrafões cortados e sobrepostos em altura.
A Junta de Freguesia ofereceu a sua colaboração para colocar rede nas partes da vedação que estão abertas. Estamos, neste momento, a aguardar.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Quanto à praga de coelhos, procuramos proteger com garrafões cortados e sobrepostos em altura.
A Junta de Freguesia ofereceu a sua colaboração para colocar rede nas partes da vedação que estão abertas. Estamos, neste momento, a aguardar.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Temos, neste momento, uma coelha.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/jejdpdl?locale=pt_PT