Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica Fernão de Magalhães (Sabrosa)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2. Área aproximada da horta (m²):

14x5= 70 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

19

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio/Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

205

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Educação Ambiental – Promove a consciência ecológica, ensinando sobre sustentabilidade, biodiversidade e o impacto das práticas agrícolas no meio ambiente.
Aprendizagem Interdisciplinar – A horta pode ser usada como ferramenta de ensino em diversas disciplinas, como Ciências (crescimento das plantas), Matemática (medidas e quantidades), e Português (produção de textos e relatórios).
Hábitos Alimentares Saudáveis – Estimula o consumo de frutas e legumes, incentivando uma alimentação equilibrada e reduzindo o desperdício de alimentos.
O Trabalho em Equipa e Responsabilidade – Ensina a importância da colaboração, paciência e compromisso ao cuidar das plantas e acompanhar seu desenvolvimento.
Bem-estar e Saúde Mental – O contato com a natureza reduz o estress, melhora a concentração e incentiva uma maior conexão com o ambiente ao redor.
Para a comunidade escolar e local:
Fortalecimento dos Laços Comunitários – promoção da troca de conhecimentos e o espírito de cooperação.
Promoção da Sustentabilidade – Redução do lixo orgânico através da compostagem.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

7. Como é feita a preparação do solo?

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Cascas de fruta e folhas secas e pequenos ramos

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Depois da recolha da água da chuva, os reservatórios foram cobertos para evitar a contaminação e o tanque maior tinha uma torneira, para facilitar o controle da saída de água, sendo faciliatada pela gravidade. Os bidões menores, tiveram o mesmo cuidado de serem devidamente tapados e era usado baldes, para a distribuição mais eficienteda rega.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: