Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica Fernão de Magalhães (Sabrosa)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

cerca de 10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

14x5= 70 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

13

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio/Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

205

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

7

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Através dos alunos foi solicitado ás familias sementes e plantas, tanto para a horta como para o Jardim dos polinizadores, tendo a Associação de Pais prestado boa colaboração. Estas solicitações ocorreram 1 a 2 vezes por período.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Educação Ambiental – Promoveu a consciência ecológica, ensinando sobre sustentabilidade e a biodiversidade .
Aprendizagem Interdisciplinar – A horta foi usada como ferramenta de ensino em diversas disciplinas, como Ciências (crescimento das plantas); Português (produção de textos e relatórios)....
Hábitos Alimentares Saudáveis – Fomentar o consumo legumes/frutas, incentivando uma alimentação equilibrada.
O Trabalho em Equipa e Responsabilidade – poropiciou o espírito colaborativo; compromisso de cuidar das plantas e acompanhar seu desenvolvimento.
Bem-estar e Saúde Mental – os alunos mostravam-se motivados de estar ao ar livre, propiciando uma maior conexão com a natureza e diminuição dos níveis de stress
Para a comunidade escolar:
Fortalecimento dos laços comunitários – promoção da troca de conhecimentos e o espírito de cooperação.
Promoção da Sustentabilidade – Redução do lixo orgânico através da compostagem.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O desenvolvimento do projeto da Horta foi vivenciado a par do projeto "Saber o que como". Este projeto da Aliança Contra a Fome e a Má Nutrição executado em colaboração com as escolas e numaparceria com a Câmara Municipal de Sabrosa e Universidade Trás os Montes e Alto Douro.
Assim, acordo com este projeto as turmas, do 1º e 2º ano e os alunos da Educação Pré Escolar, foram os principais dinamizadores das atividades relacionadascom a horta. Os alunos do 3º e 4º ano, plantaram e acompanharam o crescimento de árvore de fruto e ficaram com maior responsabilidade pela dinamização do Jardim de Polinizadores.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza e mobilização do solo, por este ser muito duro, solicitamos o apoio do funcionário responsável pela manutenção dos jardins da nossa escola. Este rapou as ervas e cavou a terra, aproveitando posteriormente as ervas e o produto da nossa compostagem para enriquecer o solo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Cascas de fruta, folhas secas e pequenos ramos

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

feijões e abóboras/courgetes

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Os produtos colhidos foram: ervilhas- 0,5 Kg e favas - 1,3 Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

No âmbito do já citado projeto "Saber o que como", que teve por base a confeção de ementas associadas às correspondentes estações do ano – Outono, Inverno, Primavera – sempre que possível confecionadas com produtos frescos, locais e sazonais. Assim, nesta última ementa serão utilizados os produtos colhidos na nossa horta (ervilhas ou favas, uma vez que perttencem ao mesmo grupo nutricional).

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Depois da recolha da água da chuva, o reservatório coberto evita possíveis contaminações. Este bidon tem uma torneira, e foi acoplada uma mangueira, para facilitar o controle da saída de água, sendo facilitada pela gravidade. O uso de baldes por vezes facilita a distribuição mais eficiente da rega.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

O acompanhamento do crescimento das plantas é feito semanalmente pelas turmas e como tal facilmente dá-se conta das pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

As nossas favas tiveram "murrão"/afídeo negro. Esta praga foi combatida pulverizando água com algumas gotas de líquido da loiça sobre as plantas afetadas, durante 3 dias.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Recolha de residuo organicos/brigadas da compostagem. Valorização dos alunos em fazer a reciclagem de produtos biológicos

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Uso de produtos da compostagem na preparação do terreno da horta para a sementeira das batatas

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

No âmbito do Projeto “Conhecer o que Como”, foram trabalhadas ementas com os alunos e confecionadas pela empresa fornecedora das refeições do Agrupamento, utilizando produtos frescos e sazonais, de cada estação do ano.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

Noticia Município sobre Projeto Saber o que Como_ https://www.sabrosa.pt/pages/442?news_id=1353 e notica do agrupamebntohttps://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=pfbid02susBL5XveBTqS1eGMf4S4SPpwD9HFgPS47aoo6apPH8H3D4kky8pQJpyXdQRUHcvl&id=1000636