Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica de Ruivães (Vila Nova de Famalicão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há mais de 5 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

12 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Conhecimento do Mundo e Estudo do Meio/Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

68

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são convidadas a participar na construção e manutenção da horta, assim como enviando plantas, sementes e utensílios. Não existe uma periodicidade definida, no entanto, sempre que considere oportuno é enviado um convite.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta na comunidade e na escola tem um impacto muito positivo tanto nos alunos quanto na comunidade ao redor.
- Promoção da alimentação saudável: Os alunos aprendem sobre a importância de consumir alimentos frescos e naturais, o que incentiva hábitos alimentares mais saudáveis e conscientes.
- Educação ambiental: A horta ensina sobre sustentabilidade, respeito pela natureza e o ciclo de vida das plantas, ajudando os alunos a desenvolverem uma maior consciência ecológica.
- Desenvolvimento de habilidades: Os alunos aprendem a cuidar das plantas tendo maior responsabilidade, o que contribui para o seu crescimento pessoal e social.
- Integração comunitária: A horta é um espaço de encontro para a comunidade, promovendo ações colaborativas, troca de conhecimentos e fortalecimento dos laços sociais.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As turmas responsáveis pela horta têm definidas as seguintes funções:
- Rega
- Retirar ervas daninhas
- Colher alimentos
- Cuidar de plantas doentes (identificar pragas)
A cada uma das 4 turmas é dada uma das funções acima citadas.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi previamente limpo pelas crianças e respetivas famílias. De seguida, foi a terra foi revolvida com a ajuda de um elemento da Junta de Freguesia. Finalmente, foram plantados e semeados produtos hortícolas e flores, novamente com a participação das famílias. Relativamente à fertilização, a escola possui um compostor, cujo produto final será utilizado na horta.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Na escola existe um compostor, que foi colocado no jardim, numa zona de boa ventilação e de fácil acesso. Foram colocados alternadamente materiais castanhos (folhas, ramos) e verdes (restos de frutas, cascas e folhas). Temos o cuidado de manter o material húmido e revolvido.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantas aromáticas: salsa, coentro, manjericão, cidreira e cebolinho;
Legumes: abóboras, nabiças, alface, curgete, tomate,...
Flores: grande variedade de flores silvestres próprias para atraírem abelhas e outros polinizadores.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Uma vez que a plantação e sementeira foi feita no mês de maio ainda não nos é possível quantificar os produtos produzidos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Serão para consumo local.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita sempre que possível com o reaproveitamento da água da chuva. Estra será feita, nos meses mais quentes, ao final do dia ou de manhã cedo, pelos alunos acompanhados por uma assistente operacional.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. É pedida ajuda ao funcionário da junta de freguesia, responsável pela manutenção dos recreios da escola, que verifique com alguma regularidade a existência de possíveis pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Após a plantação e a sementeira com as famílias, as crianças criaram placas identificadoras dos produtos cultivados e conversaram sobre a importância de ter hortas, tanto na escola quanto em outros locais da comunidade, especialmente em suas próprias casas. Além disso, aprenderam sobre a relevância do uso de adubos orgânicos e os prejuízos causados pelo uso de pesticidas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Foi construído um jardim de polinizadores, junto à horta, para evitar o aparecimento de pragas.

15.1. Link para a página da horta: