Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB1/JI Serpente (Vila Nova de Gaia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

60

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Com a horta é possível desenvolver a consciência de uma alimentação saudável nos alunos e permitir-lhes valorizar alimentos frescos e biológicos. Para além disso, permitiu uma aprendizagem interdisciplinar e em trabalhar em equipa. Tornou-se, muitas vezes, um espaço de tranquilidade e relaxamento para os alunos no final do dia de aulas. Para além de estarem num espaço bonito e agradável, os alunos acabam por aprender também técnicas de cultivo, o que contribui para o desenvolvimento de novas competências.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Por norma, as funcionárias é que estão encarregues de regar a horta e de ir retirando ervas daninhas. As docentes é que plantam as novas espécies que escolhem com os alunos e também aproveitam para tratar de ervas daninhas, regar se necessário e limpar folhas secas ou sujidade.

7. Como é feita a preparação do solo?

Como a horta é pequena, basta retirar folhas secas ou pequenas pedras. Com a ajuda de uma enxada pequena ou até mesmo uma pá de jardim costumam cavar a terra até ficar fofa. Com o adubo produzido na caixa de compostagem, as docentes espalham-no bem para que os nutrientes se espalhem na terra.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Em cada sala, os alunos possuem uma caixa onde podem colocar os resíduos orgânicos tais como caroços ou cascas de fruta. Sempre que necessário, um aluno desloca-se até à caixa de compostagem e deposita lá os resíduos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, couve, alho francês, feijão, bróculos, pimentos, morangos, cenouras, espinafres.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Juntando todas as espécies, cerca de 2kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Com os produtos recolhidos foi possível fazer uma sopa e um bolo.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A recolha é feita num bidão de 200L. Sempre que está cheio é usado em regadores para regar a horta (quando não chove há algum tempo). Quando a água termina, a rega é feita com a ajuda de mangueiras, nas horas de menor calor.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, sempre que ocorre limpeza de ervas daninhas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: