Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Jardim de Infância Beatriz Costa - Charneca (Mafra)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Ao longo do ano as famílias oferecem kits de sementeiras, sementes e plantas.
Aderem às iniciativas propostas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- Educação do paladar: as crianças comem ou aprendem a gostar dos alimentos colhidos na horta;
- Confeção de receitas;
- Compreensão do processo de germinação das várias plantações/sementeiras efetuadas, a época de sementeira mais adequada e a época de colheitas;
- Maior sensibilidade e respeito pelos produtos cultivados na horta.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A CAF e as crianças que frequentam esta componente também têm um canteiro e é responsável por ele.
Por vezes também há atividades realizadas em grande grupo.
7. Como é feita a preparação do solo?
O composto é misturado com a terra que existe na horta antes da plantação ou sementeira.
A limpeza é efetuada pelos docentes, pessoal não docente e pelas crianças.
A autarquia ou a junta de freguesia colabora no envio de terra e fertilizante, quando solicitado.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
As crianças colheram as três alfaces que existiam no seu canteiro, lavaram-nas, riparam-nas e colocaram-nas num recipiente.
Anteriormente, já tinham feito uma pesquisa na Internet com a educadora, selecionando uma receita de Bolo de Alface: https://www.24kitchen.pt/receita/bolo-de-alface.
Também foram à mercearia da aldeia comprar os restantes ingredientes necessários para a confeção do bolo. Depois, foi só seguir os passos da receita.
Este bolo foi saboreado à tarde, acompanhado por chá de príncipe do Jardim dos Cheiros.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Na sala, descascaram as vagens e retiraram as favas. Em articulação com as famílias, algumas crianças ficaram responsáveis por trazer os restantes ingredientes necessários para a sopa.
Na sala, descascaram, lavaram e cortaram todos os ingredientes, que foram depois colocados ao lume com um pouco de sal. Por fim, a sopa foi triturada e levou um fio de azeite.
Esta sopa foi consumida ao almoço pelas 25 crianças da sala. Como ainda sobrou sopa, as crianças ofereceram uma tigela desta maravilhosa refeição às assistentes operacionais que almoçam no Jardim de Infância.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Como, na realidade, não havia morangos suficientes para cada criança, após a colheita, cada sala contou quantos morangos tinha. Depois, foi tempo de os lavar bem e fazer a divisão, de forma a que cada criança pudesse provar um pedaço deste fruto — já que não havia morangos inteiros para todas as 39 crianças.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Embora tenham sido colocadas cinzas na terra, esta medida revelou-se insuficiente para controlar o consumo de muitas das plantas por parte destes animais
15.1. Link para a página da horta: