Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Jardim de Infância Beatriz Costa - Charneca (Mafra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

14 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Pré Escolar e Compenente de Apoio à Família (CAF)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

89

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

9

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que necessário.
Ao longo do ano as famílias oferecem kits de sementeiras, sementes e plantas.
Aderem às iniciativas propostas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Em casa dão continuidade aos projetos iniciados no JI (receitas, novas plantações…).
- Educação do paladar: as crianças comem ou aprendem a gostar dos alimentos colhidos na horta;
- Confeção de receitas;
- Compreensão do processo de germinação das várias plantações/sementeiras efetuadas, a época de sementeira mais adequada e a época de colheitas;
- Maior sensibilidade e respeito pelos produtos cultivados na horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada sala e respetivos grupo é responsável pelas suas plantações/sementeiras (rega, monda e colheita).
A CAF e as crianças que frequentam esta componente também têm um canteiro e é responsável por ele.
Por vezes também há atividades realizadas em grande grupo.

7. Como é feita a preparação do solo?

As crianças colaboram nas tarefas que são realizadas.
O composto é misturado com a terra que existe na horta antes da plantação ou sementeira.
A limpeza é efetuada pelos docentes, pessoal não docente e pelas crianças.
A autarquia ou a junta de freguesia colabora no envio de terra e fertilizante, quando solicitado.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

As crianças depositam no compostor as cascas de fruta consumida (maçã, pera) e acrescenta-se, por camadas, folhas que caem das árvores existentes no JI, ervas daninhas mondadas de cada canteiro.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Legumes e frutas da época - alface, couves, brócolos, nabos, favas, cenouras, batata, beterraba, espinafres, tomates, morangos, abóboras, pepino, pimento

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não determinada.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São enviados para casa ou consumidos no JI.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Cada grupo responsabiliza-se pela rega do seu espaço. Sempre que possível, aproveita-se a água da chuva recolhida.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Através de observação.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Colocamos cinza nas plantações para evitar que os caracóis e lesmas comam as plantas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

O bolo de alface foi confecionado pelas 25 crianças da Sala Encarnada.
As crianças colheram as três alfaces que existiam no seu canteiro, lavaram-nas, riparam-nas e colocaram-nas num recipiente.
Anteriormente, já tinham feito uma pesquisa na Internet com a educadora, selecionando uma receita de Bolo de Alface: https://www.24kitchen.pt/receita/bolo-de-alface.
Também foram à mercearia da aldeia comprar os restantes ingredientes necessários para a confeção do bolo. Depois, foi só seguir os passos da receita.
Este bolo foi saboreado à tarde, acompanhado por chá de príncipe do Jardim dos Cheiros.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A "Sopa Verde da Sala Amarela" foi confecionada após as crianças colherem as favas da horta.
Na sala, descascaram as vagens e retiraram as favas. Em articulação com as famílias, algumas crianças ficaram responsáveis por trazer os restantes ingredientes necessários para a sopa.

Na sala, descascaram, lavaram e cortaram todos os ingredientes, que foram depois colocados ao lume com um pouco de sal. Por fim, a sopa foi triturada e levou um fio de azeite.
Esta sopa foi consumida ao almoço pelas 25 crianças da sala. Como ainda sobrou sopa, as crianças ofereceram uma tigela desta maravilhosa refeição às assistentes operacionais que almoçam no Jardim de Infância.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

As crianças das Salas Azul e Verde plantaram morangueiros nos seus canteiros, mas, devido às condições meteorológicas algo adversas, só no final do ano é que conseguiram colher alguns destes frutos.
Como, na realidade, não havia morangos suficientes para cada criança, após a colheita, cada sala contou quantos morangos tinha. Depois, foi tempo de os lavar bem e fazer a divisão, de forma a que cada criança pudesse provar um pedaço deste fruto — já que não havia morangos inteiros para todas as 39 crianças.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

As atividades na horta, este ano, estiveram um pouco condicionadas devido à chuva intensa que se fez sentir. Verificou-se também a presença de muitos mais caracóis, que se alimentavam das plantas.
Embora tenham sido colocadas cinzas na terra, esta medida revelou-se insuficiente para controlar o consumo de muitas das plantas por parte destes animais

15.1. Link para a página da horta: