Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola Básica de Vila Verde (Vila Verde)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A existência do galinheiro deu mais visibilidade à horta, pois os alunos, no geral, vinham ver a galinhas e ajudavam na sua alimentação e recolha de ovos e por consequência começaram a querer saber mais sobre o tema.
A Câmara Municipal de Vila Verde, nossa parceira em múltiplas atividades no âmbito do Eco-Escolas, colaborou na manutenção do galinheiro.
A Presidente da Câmara enalteceu por várias vezes o nosso trabalho e acompanha de perto as nossas atividades agrícolas através do nosso Blog ( Clicar em: https://ecoescolas2ebvv.wixsite.com/my-site-4/blog
O horto da horta produziu centenas de pequenas árvores, em especial carvalhos, que foram entregues a Associação ALVA (nossa parceira no tema da floresta)).
Em suma, todas as atividades realizadas na nossa horta pedagógica, tiveram o propósito de mostrar aos nossos alunos o ciclo do nascimento, crescimento e reprodução das plantas, bem como o nascimento e crescimento dos nossos animais do galinheiro, no sentido dos alunos perceberem e valorizarem os alimentos que usamos na nossa alimentação diária. Assim estamos convencidos que os nossos alunos poderão acompanhar de perto o crescimento das plantas e dos animais, chegando mesmo a colherem os produtos da horta e os ovos no galinheiro, para depois os consumirem nas suas refeições diárias.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos ficaram responsáveis pela rega, com supervisão de professores para garantir uma eficiente gestão da água, disponível para a rega. Também participaram na colheita dos produtos, que já terminaram o seu ciclo de vida (ervilhas, alfaces e favas).
Colaboraram no engarrafamento de toda a água da chuva, recolhida ao longo destes meses, Este engarrafamento foi feito em garrafões (da água vazios) oferecidos pela comunidade escolar.
Os professores, alunos, funcionários e Encarregados de Educação ficaram responsáveis pela limpeza das ervas daninhas e colheita dos diversos produtos.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo foi fertilizado com estrume das galinhas, de cavalo e com composto obtido pela compostagem de folhas das muitas árvores que embelezam o recinto escolar.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Em resumo, foi feita uma combinação entre restos verdes e restos castanhos de forma potenciar o ciclo de compostagem.
Foi feita em dois locais distintos, num compostor de plástico e numa pilha ao ar livre.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Fava, ervilha, alface, coentro, salsa, tomate, pimento, curgette, couve galega, morango, espinafre, abóbora, uva de mesa.
consociações instaladas:
Coentros com espinafres.
Coentros com ervilhas.
Ervas aromáticas, como hortelã,, alecrim, tomilho, salsa.
Calêndulas e cravos da índia.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Toda a água recolhida foi utilizada de forma eficiente, as regas foram feitas ao final do dia (sempre que houve necessidade) e as plantas foram regadas junto ao seu pé de forma a não haver desperdício.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
O pulgão foi combatido com uma solução de sabão azul / água, na proporção de 250 gramas de sabão para 5 litros de água.
De forma preventiva, plantámos cravos da Índia e calêndulas para afastar alguns insetos prejudiciais e ao mesmo tempo atrair os insetos benéficos, de forma a prevenir possíveis pragas / ataques.
O míldio foi combativo com sulfato de cobre (Calda Bordalesa).
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
No ano anterior, a Câmara Municipal de Vila Verde, nossa parceira em múltiplas atividades no âmbito do Eco-Escolas, colaborou na construção de um galinheiro. Foram instaladas seis galinhas poedeiras, que iniciaram a produção de ovos poucos dias após a sua chegada. Este ano perdemos uma galinha,, neste momento temos cinco galinhas.
A existência destes animais foi um foco de atração para a comunidade educativa, nomeadamente alunos, professores e assistentes operacionais.
Os alunos em particular mostraram muito interesse em saber mais sobre o assunto, bem como ajudar na alimentação das galinhas e na recolha dos ovos.
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Esta atividade foi realizada uma vezes por período, por tês professores e cerca de 60 alunos. Em determinadas alturas, os professores envolvidos usaram este ecossistema para ilustrar várias abordagens em articulação com o Currículo da disciplina de Ciências Naturais, nomeadamente no tema “reprodução das plantas e animais” no 5º e 6º anos de escolaridade.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
No dia 23 de janeiro cerca de 70 alunos visitarem a nossa Horta Pedagógica.
Estes alunos tiveram a oportunidade de visitarem a Horta Pedagógica no seu todo, desde a casinha das Alfaias ás culturas deste ano já em crescimento, as favas e as ervilhas, passando é claro pelo nosso grande galinheiro, uma estrutura relativamente recente que acrescentou valor educativo à Horta Pedagógica.
Estes alunos, que dentro de quatro anos estarão nesta Escola, revelaram muito interesse, alegria e desejo de saber mais sobre este projeto.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
No inicio do outono foram semeados centenas de carvalhos, alguns sobreiros e azevinhos. A taxa de sucesso foi razoável.
No dia 12 de junho estas plantas foram entregues à Associação ALVA, que nos veio visitar para recolher um grande lote de cerca de 170 árvores autóctones, (carvalhos-Alvarinho, sobreiros e azevinhos). Esta entrega de plantas autóctones decorre de uma parceria estabelecida entre o Projeto Eco Escolas da EBVV e Associação Alva formalizada no início do ano passado. Neste protocolo de colaboração, a nossa Escola comprometeu-se a produzir plantas autóctones através de atividades com os alunos e a Associação Alva comprometeu-se a dar assistência técnica, compostos, vasos para as referidas atividades e recolher todas as plantas até ao final das atividades letivas .
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: