Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica de Vila Verde (Vila Verde)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há seis anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

170

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Matemática, Português, Educação Física e EMRC.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Neste ano letivo as famílias estiveram menos envolvidas do que no ano transato. Participaram na oferta de algumas galinhas e pequenos azevinhos, carvalhos e sobreiros para transplante no horto da horta pedagógica.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Quase todos os alunos da Escola passaram pela horta pela Horta Pedagógica, na óptica de observadores, pois a Horta situa-se no topo do Campo de Jogos;
A existência do galinheiro deu mais visibilidade à horta, pois os alunos, no geral, vinham ver a galinhas e ajudavam na sua alimentação e recolha de ovos e por consequência começaram a querer saber mais sobre o tema.
A Câmara Municipal de Vila Verde, nossa parceira em múltiplas atividades no âmbito do Eco-Escolas, colaborou na manutenção do galinheiro.
A Presidente da Câmara enalteceu por várias vezes o nosso trabalho e acompanha de perto as nossas atividades agrícolas através do nosso Blog ( Clicar em: https://ecoescolas2ebvv.wixsite.com/my-site-4/blog
O horto da horta produziu centenas de pequenas árvores, em especial carvalhos, que foram entregues a Associação ALVA (nossa parceira no tema da floresta)).
Em suma, todas as atividades realizadas na nossa horta pedagógica, tiveram o propósito de mostrar aos nossos alunos o ciclo do nascimento, crescimento e reprodução das plantas, bem como o nascimento e crescimento dos nossos animais do galinheiro, no sentido dos alunos perceberem e valorizarem os alimentos que usamos na nossa alimentação diária. Assim estamos convencidos que os nossos alunos poderão acompanhar de perto o crescimento das plantas e dos animais, chegando mesmo a colherem os produtos da horta e os ovos no galinheiro, para depois os consumirem nas suas refeições diárias.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção foi feita por alunos, professores, funcionários e Encarregados de Educação.
Os alunos ficaram responsáveis pela rega, com supervisão de professores para garantir uma eficiente gestão da água, disponível para a rega. Também participaram na colheita dos produtos, que já terminaram o seu ciclo de vida (ervilhas, alfaces e favas).
Colaboraram no engarrafamento de toda a água da chuva, recolhida ao longo destes meses, Este engarrafamento foi feito em garrafões (da água vazios) oferecidos pela comunidade escolar.
Os professores, alunos, funcionários e Encarregados de Educação ficaram responsáveis pela limpeza das ervas daninhas e colheita dos diversos produtos.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi limpo e preparado de forma manual com enxadas e ancinhos, com trabalho dos alunos, professores e funcionários.
O solo foi fertilizado com estrume das galinhas, de cavalo e com composto obtido pela compostagem de folhas das muitas árvores que embelezam o recinto escolar.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem foi feita com: restos não cozinhados da cantina escolar (materiais ricos em azoto), restos do corte da relva dos espaços verdes da Escola, folhas secas (materiais ricos em carbono) das muitas árvores presentes nos espaços verdes e com restos de plantas em fim de vida (favas e ervilhas).
Em resumo, foi feita uma combinação entre restos verdes e restos castanhos de forma potenciar o ciclo de compostagem.
Foi feita em dois locais distintos, num compostor de plástico e numa pilha ao ar livre.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Culturas:
Fava, ervilha, alface, coentro, salsa, tomate, pimento, curgette, couve galega, morango, espinafre, abóbora, uva de mesa.

consociações instaladas:
Coentros com espinafres.
Coentros com ervilhas.

Ervas aromáticas, como hortelã,, alecrim, tomilho, salsa.
Calêndulas e cravos da índia.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Até ao momento cerca de 50 Kg (favas, ervilhas, alfaces, espinafres, courgetes, salsa, morangos e couve galega).

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos foram entregues aos alunos envolvidos ( de forma grátis) e outros (uma pequena parte) foram vendidos a professores/funcionários, para obter alguma receita para se comprarem novas sementes, plantas, estacas, etc

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Até ao momento toda a rega da horta foi feita com água da chuva recolhida em três bidões, com cerca de 220 litros, 150 litros e 100 respectivamente. Quando estes depósitos enchiam, passávamos a água para pequenos garrafões (de água vazios) com cerca de 5 / 6 litros de capacidade, como já foi refeSim, foi feita de forma semanal.rido, estes garrafões foram pedidos à comunidade escolar de forma a promover a reutilização destes produtos.
Toda a água recolhida foi utilizada de forma eficiente, as regas foram feitas ao final do dia (sempre que houve necessidade) e as plantas foram regadas junto ao seu pé de forma a não haver desperdício.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, foi feita de forma semanal.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Sim, tivemos pulgão nas favas, no feijão e nas ameixeiras e míldio nas videiras.
O pulgão foi combatido com uma solução de sabão azul / água, na proporção de 250 gramas de sabão para 5 litros de água.
De forma preventiva, plantámos cravos da Índia e calêndulas para afastar alguns insetos prejudiciais e ao mesmo tempo atrair os insetos benéficos, de forma a prevenir possíveis pragas / ataques.
O míldio foi combativo com sulfato de cobre (Calda Bordalesa).

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Galinhas poedeiras.
No ano anterior, a Câmara Municipal de Vila Verde, nossa parceira em múltiplas atividades no âmbito do Eco-Escolas, colaborou na construção de um galinheiro. Foram instaladas seis galinhas poedeiras, que iniciaram a produção de ovos poucos dias após a sua chegada. Este ano perdemos uma galinha,, neste momento temos cinco galinhas.
A existência destes animais foi um foco de atração para a comunidade educativa, nomeadamente alunos, professores e assistentes operacionais.
Os alunos em particular mostraram muito interesse em saber mais sobre o assunto, bem como ajudar na alimentação das galinhas e na recolha dos ovos.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na Horta.
Esta atividade foi realizada uma vezes por período, por tês professores e cerca de 60 alunos. Em determinadas alturas, os professores envolvidos usaram este ecossistema para ilustrar várias abordagens em articulação com o Currículo da disciplina de Ciências Naturais, nomeadamente no tema “reprodução das plantas e animais” no 5º e 6º anos de escolaridade.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Dia da integração
No dia 23 de janeiro cerca de 70 alunos visitarem a nossa Horta Pedagógica.
Estes alunos tiveram a oportunidade de visitarem a Horta Pedagógica no seu todo, desde a casinha das Alfaias ás culturas deste ano já em crescimento, as favas e as ervilhas, passando é claro pelo nosso grande galinheiro, uma estrutura relativamente recente que acrescentou valor educativo à Horta Pedagógica.
Estes alunos, que dentro de quatro anos estarão nesta Escola, revelaram muito interesse, alegria e desejo de saber mais sobre este projeto.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Reprodução de árvores / arbustos
No inicio do outono foram semeados centenas de carvalhos, alguns sobreiros e azevinhos. A taxa de sucesso foi razoável.
No dia 12 de junho estas plantas foram entregues à Associação ALVA, que nos veio visitar para recolher um grande lote de cerca de 170 árvores autóctones, (carvalhos-Alvarinho, sobreiros e azevinhos). Esta entrega de plantas autóctones decorre de uma parceria estabelecida entre o Projeto Eco Escolas da EBVV e Associação Alva formalizada no início do ano passado. Neste protocolo de colaboração, a nossa Escola comprometeu-se a produzir plantas autóctones através de atividades com os alunos e a Associação Alva comprometeu-se a dar assistência técnica, compostos, vasos para as referidas atividades e recolher todas as plantas até ao final das atividades letivas .

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Prolongamos, por mais um ano, o protocolo com a Associação Alva, com sede em Braga, tendo como principal objetivo a produção de plantas, nomeadamente carvalhos, azevinhos e outras espécies autóctones, para posterior reflorestação de áreas ardidas.

15.1. Link para a página da horta:

https://linoramos8.wixsite.com/horta-pedagogica