Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Jardim de Infância de Sobreiro Curvo (Torres Vedras)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
1. Desenvolvimento Sensorial e Motor: Manusear a terra, plantar sementes e cuidar das plantas estimula os sentidos (tato, olfato, visão) e desenvolve a coordenação motora.
2. Alimentação Saudável: Ao participarem na plantação, sementeira e na colheita, as crianças desenvolvem um maior interesse por legumes e verduras, facilitando a introdução de alimentos saudáveis na sua alimentação.
3. Responsabilidade e Autonomia: Cuidar da horta ensina noções de responsabilidade, paciência e compromisso com o cuidado contínuo das plantas.
4. Conhecimento Interdisciplinar: A horta pode ser usada para ensinar matemática (contagem de sementes, medidas), ciências (ciclos da natureza, tipos de plantas), e linguagem (nomes de plantas, registro de observações).
5. Consciência Ambiental: Desde cedo, os alunos aprendem sobre sustentabilidade, reciclagem e a importância da preservação do meio ambiente.
6. Integração Escola-Família: As famílias participam na horta, fortalecendo o vínculo com a escola e promovendo o trabalho de equipa.
Algumas famílias que não dispõem de terreno para horta, iniciaram também pequenas hortas nas varandas e terraços, para terem legumes ( alfaces, tomate, ervas aromáticas...) para consumo próprio.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: