Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Jardim de Infância de Sobreiro Curvo (Torres Vedras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

A horta é feita num pequeno pátio com cerca de 25 m2 e é feita em vasos

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Não se aplica

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias contribuem com sementes, plantas, terra e também estão envolvidas em algumas tarefas da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Impactos nos Alunos da Educação Pré-Escolar:

1. Desenvolvimento Sensorial e Motor: Manusear a terra, plantar sementes e cuidar das plantas estimula os sentidos (tato, olfato, visão) e desenvolve a coordenação motora.

2. Alimentação Saudável: Ao participarem na plantação, sementeira e na colheita, as crianças desenvolvem um maior interesse por legumes e verduras, facilitando a introdução de alimentos saudáveis na sua alimentação.

3. Responsabilidade e Autonomia: Cuidar da horta ensina noções de responsabilidade, paciência e compromisso com o cuidado contínuo das plantas.

4. Conhecimento Interdisciplinar: A horta pode ser usada para ensinar matemática (contagem de sementes, medidas), ciências (ciclos da natureza, tipos de plantas), e linguagem (nomes de plantas, registro de observações).

5. Consciência Ambiental: Desde cedo, os alunos aprendem sobre sustentabilidade, reciclagem e a importância da preservação do meio ambiente.

6. Integração Escola-Família: As famílias participam na horta, fortalecendo o vínculo com a escola e promovendo o trabalho de equipa.

Algumas famílias que não dispõem de terreno para horta, iniciaram também pequenas hortas nas varandas e terraços, para terem legumes ( alfaces, tomate, ervas aromáticas...) para consumo próprio.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta, é feita com o apoio dos pais e das auxiliares de educação. Todas as tarefas envolvem as crianças e diariamente o cuidado da horta está a cargo dos Responsáveis do Dia.

7. Como é feita a preparação do solo?

É feita a limpeza dos vasos, e substituição e enriquecimento do composto, para se proceder às sementeiras e plantações.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Feijão, ervas aromáticas, alfaces, couves, curgetes, tomateiros, rabanetes...

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não consideramos importante a contabilização de quantidades, pretendemos criar hábitos de consumo de produtos hortícolas, assim como conceito de produção sustentável.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo das crianças, quer na escola , quer em casa.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É verificada a necessidade de regar pelas crianças, e caso haja necessidade procedem a essa tarefa.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de pratos com legumes da horta, para serem consumidos no almoço da escola.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de pratos com produtos da horta em família.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na horta

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A escola não tem espaço agrícola, pois não tem canteiros e também não tem terreno. Temos insistido nesta atividade anualmente pois consideramos de grande importância para a formação das crianças a participação nestas atividades. Também pretendemos mostrar que em pequenos espaços de terraços ou varandas é possível a criação de uma pequena horta, com produção suficiente para uma família de 4 ou 5 pessoas.

15.1. Link para a página da horta:

https://artistaspalmo.blogspot.com/