Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica de Fundo de Vila (São João da Madeira)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Mais de 5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

13

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas as áreas de desenvolvimento das OCPE e é trabalhado de forma interdisciplinar: *Estudo do meio, educação para a cidadania, expressões artísticas, português

3.3. N.º de alunos envolvidos:

148

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

8

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Durante todo a ano letivo.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

workshops
Feiras de outono aberta à comunidade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Durante a hora de almoço, a coordenadora do
eco-escolas, com a colaboração da equipa educativa,
dedica um dia da semana para realizar diversas
atividades que visam a manutenção da horta
biológica. Também promove o desenvolvimento de
jogos nos espaços exteriores de maneira ecológica,
com o objetivo de tornar os intervalos mais
dinâmicos e incentivar uma vida fora dos écrans.

7. Como é feita a preparação do solo?

Uma horta na escola pode ser uma excelente maneira de ensinar os alunos sobre cultivo sustentável, nutrição e responsabilidade. Os alunos podem plantar, cuidar e colher vegetais, frutas e ervas aromáticas..
Antes de iniciar a plantação, os alunos, junto com a equipa educativa, realizam uma preparação cuidadosa do solo. Esse processo começa com a limpeza da área, onde removem-se detritos, pedras e qualquer planta daninha que possa competir por nutrientes com as novas plantas. Em seguida, a mobilização do solo é feita utilizando ferramentas como enxadas e ancinhos, garantindo que a terra fique solta e arejada, facilitando o crescimento das raízes e a absorção de água.
Após a mobilização, a fertilização do solo é um passo crucial. Utilizam-se compostos orgânicos provenientes da compostagem da escola, ricos em nutrientes essenciais que melhoram a qualidade do solo e promovem o crescimento saudável das plantas. Essa prática não apenas beneficia o jardim, mas também reforça a importância da reciclagem de resíduos orgânicos.
Com o solo devidamente preparado, as atividades de plantação de árvores e flores podem começar. Durante a Semana do Ambiente, a entrega de mudas e sementes pela Câmara de S. João da Madeira foi recebida com entusiasmo pelos alunos. Eles foram incentivados a participar em todas as etapas do processo de plantação, desde a escolha do local até o plantação e a rega das novas plantas. Essa experiência prática não só embeleza a escola, mas também ensina lições valiosas sobre ecologia e o papel vital das plantas no equilíbrio ambiental.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Implementamos um sistema de compostagem na escola, onde os resíduos orgânicos das atividades diárias possam ser transformados em adubo. Os alunos podem aprender sobre o ciclo de decomposição e a importância de reduzir o lixo orgânico.
Essas atividades não só enriquecem o currículo escolar, como também fortalecem a relação dos alunos com a natureza, promovendo uma mentalidade ecológica e sustentável que pode durar a vida toda.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Curgete
Alho Francês
Cebolo
Alface
Tomate
Rúcula
Couve
Brócolos
Morangueiras

Hortículas(alface e beringela)

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Ainda estão em crescimento.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

O destino dos produtos será para abastecer a cozinha da escola na confeção de refeições.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega neste momento é feita a regador pelos alunos, mas está projetado a rega gota a gota.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A manutenção contínua da horta escolar é uma extensão natural das aprendizagens, onde os alunos são envolvidos em cuidados regulares, como rega, controle de pragas e colheita. Assim, eles aprendem sobre a importância de uma alimentação saudável, a origem dos alimentos e a satisfação de consumir aquilo que ajudaram a cultivar. Este ciclo de atividades promove um profundo respeito pela natureza e incentiva hábitos sustentáveis que os alunos podem levar para além da escola. Feira com a comunidade.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Os alunos e suas famílias são incentivados a participar na confeção de sopas e pratos utilizando ingredientes frescos e naturais. Esta atividade promove as aprendizagens sobre a importância de uma alimentação equilibrada e o uso consciente dos recursos naturais. As sopas, por exemplo, são preparadas com legumes da horta escolar, como cenouras, abóbora e ervas aromáticas. Além disso, outros pratos nutritivos são criados, destacando a diversidade e os benefícios dos alimentos sazonais.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na horta

Desenvolver uma horta na escola é uma excelente forma de ensinar os alunos sobre cultivo sustentável, nutrição e responsabilidade. Os estudantes podem plantar, cuidar e colher vegetais, frutas e ervas aromáticas.
A manutenção contínua da horta escolar é uma extensão natural das aprendizagens, onde os alunos são envolvidos em cuidados regulares, como rega, controle de pragas e colheita. Assim, eles aprendem sobre a importância de uma alimentação saudável, a origem dos alimentos e a satisfação de consumir aquilo que ajudaram a cultivar. Este ciclo de atividades promove um profundo respeito pela natureza e incentiva hábitos sustentáveis que os alunos podem levar para além da escola. Feira com a comunidade.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Durante a hora de almoço, a coordenadora do Eco-escolas dedica um dia da semana para realizar diversas atividades que visam a manutenção da horta biológica. Também promove o desenvolvimento de jogos nos espaços exteriores de maneira ecológica, com o objetivo de tornar os intervalos mais dinâmicos e incentivar uma vida fora dos écrans.
As crianças são encorajadas a participar em jogos que utilizam materiais naturais, como folhas, pedras e galhos, estimulando a criatividade e o trabalho em equipa. Além disso, organizam-se sessões de leitura ao ar livre, onde os alunos podem ouvir histórias relacionadas à natureza e sustentabilidade, enriquecendo seu conhecimento e amor pelo meio ambiente.
Essas atividades não só proporcionam momentos de diversão e aprendizagens, mas também reforçam a importância de cuidar do nosso planeta. A coordenadora também está sempre aberta a novas sugestões dos alunos e das famílias para melhorar e diversificar as atividades, garantindo que todos se sintam parte ativa na criação de uma escola mais verde e saudável.

15.1. Link para a página da horta: