Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola Básica de Fundo de Vila (São João da Madeira)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Feiras de outono aberta à comunidade.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
eco-escolas, com a colaboração da equipa educativa,
dedica um dia da semana para realizar diversas
atividades que visam a manutenção da horta
biológica. Também promove o desenvolvimento de
jogos nos espaços exteriores de maneira ecológica,
com o objetivo de tornar os intervalos mais
dinâmicos e incentivar uma vida fora dos écrans.
7. Como é feita a preparação do solo?
Antes de iniciar a plantação, os alunos, junto com a equipa educativa, realizam uma preparação cuidadosa do solo. Esse processo começa com a limpeza da área, onde removem-se detritos, pedras e qualquer planta daninha que possa competir por nutrientes com as novas plantas. Em seguida, a mobilização do solo é feita utilizando ferramentas como enxadas e ancinhos, garantindo que a terra fique solta e arejada, facilitando o crescimento das raízes e a absorção de água.
Após a mobilização, a fertilização do solo é um passo crucial. Utilizam-se compostos orgânicos provenientes da compostagem da escola, ricos em nutrientes essenciais que melhoram a qualidade do solo e promovem o crescimento saudável das plantas. Essa prática não apenas beneficia o jardim, mas também reforça a importância da reciclagem de resíduos orgânicos.
Com o solo devidamente preparado, as atividades de plantação de árvores e flores podem começar. Durante a Semana do Ambiente, a entrega de mudas e sementes pela Câmara de S. João da Madeira foi recebida com entusiasmo pelos alunos. Eles foram incentivados a participar em todas as etapas do processo de plantação, desde a escolha do local até o plantação e a rega das novas plantas. Essa experiência prática não só embeleza a escola, mas também ensina lições valiosas sobre ecologia e o papel vital das plantas no equilíbrio ambiental.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Essas atividades não só enriquecem o currículo escolar, como também fortalecem a relação dos alunos com a natureza, promovendo uma mentalidade ecológica e sustentável que pode durar a vida toda.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alho Francês
Cebolo
Alface
Tomate
Rúcula
Couve
Brócolos
Morangueiras
Hortículas(alface e beringela)
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Desenvolver uma horta na escola é uma excelente forma de ensinar os alunos sobre cultivo sustentável, nutrição e responsabilidade. Os estudantes podem plantar, cuidar e colher vegetais, frutas e ervas aromáticas.
A manutenção contínua da horta escolar é uma extensão natural das aprendizagens, onde os alunos são envolvidos em cuidados regulares, como rega, controle de pragas e colheita. Assim, eles aprendem sobre a importância de uma alimentação saudável, a origem dos alimentos e a satisfação de consumir aquilo que ajudaram a cultivar. Este ciclo de atividades promove um profundo respeito pela natureza e incentiva hábitos sustentáveis que os alunos podem levar para além da escola. Feira com a comunidade.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
As crianças são encorajadas a participar em jogos que utilizam materiais naturais, como folhas, pedras e galhos, estimulando a criatividade e o trabalho em equipa. Além disso, organizam-se sessões de leitura ao ar livre, onde os alunos podem ouvir histórias relacionadas à natureza e sustentabilidade, enriquecendo seu conhecimento e amor pelo meio ambiente.
Essas atividades não só proporcionam momentos de diversão e aprendizagens, mas também reforçam a importância de cuidar do nosso planeta. A coordenadora também está sempre aberta a novas sugestões dos alunos e das famílias para melhorar e diversificar as atividades, garantindo que todos se sintam parte ativa na criação de uma escola mais verde e saudável.
15.1. Link para a página da horta: