Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola Básica Raul Lino (Cascais)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Inclusão - para as crianças com necessidades - melhora o stress e promove o bem-estar emocional
Ambiental - alto nível da sustentabilidade - incentiva as práticas ecológicas e o cultivo biológico
Educação ambiental - sensibilização para a importância da biodiversidade e preservação dos recursos naturais.
Redução da pegada ecológica.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Sempre que um aluno manifesta vontade, em consonância com a professora titular, vai à horta ajudar, na rega, na monda, na sementeira ou a arrumar os utensílios.
São também programadas idas à horta para observar, registar, tomar decisões e comunicar.
É feita sempre a sensibilização para a importância do trabalho em equipa. A ida à horta tem sempre em conta as condições meteorológicas.
7. Como é feita a preparação do solo?
Seguidamente sucede-se a mobilização do solo, revolve-se e solta-se para facilitar o arejamento, a infiltração da água e o enraizamento.
Finalmente faz-se a fertilização do solo com o adubo orgânico e o estrume de cavalo, nutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas.
Procede-se à marcação das covas com o devido espaçamento.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Temos feijão com abóbora, couve e espinafre, tomate, manjericão e alho francês, couve, cebolinho e alface, rúcula e beterraba com o devido espaçamento.
Temos repelentes naturais e ervas aromáticas: salsa, coentros, funcho, erva cidreira, orégãos.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Rúcula: 5 molhinhos
Espinafre: 1kg
Cebolinho: 8 a 10 molhinhos
Couves: 8 a 10 folhas por planta em corte contínuo
Tomates: 2 a 3 kg
Alho francês: 15 a 20 unidades
Beterraba: 15 a 20 unidades
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Temos rega gota a gota e regador.
No tempo quente a rega é feita em dias alternados e no inverno 2 vezes por semana, de manhã ou no final da tarde.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Usamos calda de sabão e óleo, infusão de casca de cebola, cinza, spray de alho, pimenta e água.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A atividade foi previamente organizada com os alunos que participaram na recolha dos legumes - couves, alho francês, aipo e ervas aromáticas. Das famílias vieram outros legumes: cenouras e abóbora, Do comerciante local foram doadas as batatas. A sopa foi feita com higiene e segurança. Impacto - Educação e cidadania, Promoção de Alimentação Saudável, Fortalecimento de laços comunitários
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Hotel de Insetos - Na continuidade da educação ambiental e preservação da biodiversidade, foi construído o Hotel para atrair insetos polinizadores e auxiliares, essenciais para o equilíbrio do ecossistema na "Horta da escola", Foi construído com materiais reciclados para atrair borboletas, joaninhas, abelhas, centopeias e outros insetos úteis. O Hotel foi instalado num lugar ensolarado e calmo da horta.
15.1. Link para a página da horta: