Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica Raul Lino (Cascais)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

13 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

32 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Matemática, Estudo do meio, Cidadania e desenvolvimento, Educação artística, Português. Exploram-se sempre os conteúdos pedagógicos transversalmente.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

265

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Semestralmente.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Impacto social - fortalecimento de laços comunitários
Inclusão - para as crianças com necessidades - melhora o stress e promove o bem-estar emocional
Ambiental - alto nível da sustentabilidade - incentiva as práticas ecológicas e o cultivo biológico
Educação ambiental - sensibilização para a importância da biodiversidade e preservação dos recursos naturais.
Redução da pegada ecológica.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

É elaborado um horário para todas as turmas em rotatividade. A turma é dividida em grupos e vai um grupo de cada vez.
Sempre que um aluno manifesta vontade, em consonância com a professora titular, vai à horta ajudar, na rega, na monda, na sementeira ou a arrumar os utensílios.
São também programadas idas à horta para observar, registar, tomar decisões e comunicar.
É feita sempre a sensibilização para a importância do trabalho em equipa. A ida à horta tem sempre em conta as condições meteorológicas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Em setembro e fevereiro, faz-se a limpeza do solo removem-se as ervas daninhas e os restos das culturas anteriores.
Seguidamente sucede-se a mobilização do solo, revolve-se e solta-se para facilitar o arejamento, a infiltração da água e o enraizamento.
Finalmente faz-se a fertilização do solo com o adubo orgânico e o estrume de cavalo, nutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas.
Procede-se à marcação das covas com o devido espaçamento.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com materiais secos e ricos em carbono, equilibrando-se com materiais ricos em nitrogénio, los verdes que garantem uma compostagem eficiente. É feito em camada. sendo 3 partes de folhas secas para 1 de material verde, em local arejado, com alguma sombra e boa drenagem.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

É sempre aproveitada a área tendo em conta a incidência do sol e a possibilidade de água, como recursos para os benefícios das plantas para maior produtividade. São combinadas espécies com ciclos e estruturas diferentes (uma alta com uma rasteira) para minimizar o risco de pragas e doenças comuns.
Temos feijão com abóbora, couve e espinafre, tomate, manjericão e alho francês, couve, cebolinho e alface, rúcula e beterraba com o devido espaçamento.
Temos repelentes naturais e ervas aromáticas: salsa, coentros, funcho, erva cidreira, orégãos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Alface: 20 unidades;
Rúcula: 5 molhinhos
Espinafre: 1kg
Cebolinho: 8 a 10 molhinhos
Couves: 8 a 10 folhas por planta em corte contínuo
Tomates: 2 a 3 kg
Alho francês: 15 a 20 unidades
Beterraba: 15 a 20 unidades

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos são gastos na escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A gestão da rega é feita tendo em conta a quantidade de água e o momento adequado, evitando os desperdícios e o excesso de humidade por causa das pragas e da melhor produtividade e qualidade. Assim, nos dias quentes e secos faz-se mais rega e nos dias frios e húmidos menos rega ou nenhuma.
Temos rega gota a gota e regador.
No tempo quente a rega é feita em dias alternados e no inverno 2 vezes por semana, de manhã ou no final da tarde.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização das pragas e doenças é fundamental e necessária, sendo feita uma monitorização para detetar precocemente. Logo que se identificam os sinais de pragas, é usado um produto natural para não haver impacto ambiental e sem químicos.
Usamos calda de sabão e óleo, infusão de casca de cebola, cinza, spray de alho, pimenta e água.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Este ano não se identificaram pragas ou doenças, pensamos estar relacionado com a incidência de plantas fúngicas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de sopa: Na promoção de hábitos de vida saudável e cidadania ativa foi confecionada sopa na escola com a participação dos alunos, professora, funcionárias da cozinha, família e comerciante local.
A atividade foi previamente organizada com os alunos que participaram na recolha dos legumes - couves, alho francês, aipo e ervas aromáticas. Das famílias vieram outros legumes: cenouras e abóbora, Do comerciante local foram doadas as batatas. A sopa foi feita com higiene e segurança. Impacto - Educação e cidadania, Promoção de Alimentação Saudável, Fortalecimento de laços comunitários

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

outra: Dia de Aulas ao Ar livre: Ao longo do dia todo o espaço exterior da escola foi transformado em salas de aula dinâmicas e foram realizadas atividades por todas as turmas desde o Pré-escolar ao 4º ano. Na horta, foram realizados jogos cooperativos, dinamizados com foco na trabalho de equipa, respeito e comunicação. Também atividade de desenho livre. Impacto: Aumento da motivação e concentração, Melhoria do comportamento, sentimento de pertença e promoção da saúde.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na horta: Com envolvimento dos alunos, a horta tornou-se num espaço de aprendizagem ativa, com experiências significativas e transversais às diversas áreas curriculares. Desenvolveu-se a consciência ambiental e ecológica, estimulou-se o trabalho cooperativo. Atividades realizadas: Preparação do solo, Sementeiras e plantações, observação e registo sobre a importância da biodiversidade e crescimento das plantas. Impacto: Aprendizagem interdisciplinar, responsabilidade e autonomia, educação ambiental e envolvimento da comunidade (Técnicos agrícolas partilharam saberes).

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Existe a Vermicompostagem - compostagem com minhocas californianas (Fornecidas pela CMC) - promove a sustentabilidade e aprendizagem ativa. No âmbito da educação ambiental e promoção da sustentabilidade a escola adquiriu Vermicompostagem que envolve os alunos, professores e Assistentes Operacionais para transformar o desperdício em recurso: adubo natural para a "horta da escola" - Humos - com a reciclagem dos resíduos orgânicos: restos de frutas e legumes das refeições da escola.
Hotel de Insetos - Na continuidade da educação ambiental e preservação da biodiversidade, foi construído o Hotel para atrair insetos polinizadores e auxiliares, essenciais para o equilíbrio do ecossistema na "Horta da escola", Foi construído com materiais reciclados para atrair borboletas, joaninhas, abelhas, centopeias e outros insetos úteis. O Hotel foi instalado num lugar ensolarado e calmo da horta.

15.1. Link para a página da horta: