Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
CDIJ - Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil - Novos Rumos (Ponta Delgada)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Com o término do programa, a horta a horta manteve o mesmo objetivo inicial. Atualmente, o espaço é utilizado como horta escolar, proporcionando aos alunos a oportunidade de aprender e praticar técnicas de cultivo sustentável.
Este projeto teve um grande impacto no desenvolvimento dos alunos, uma vez que lhes ofereceu um novo foco de interesse que os distanciou do uso excessivo de ecrãs e de outras atividades prejudiciais ao seu crescimento. Dessa forma, a horta contribui não só para a educação ambiental e alimentar, mas também para o bem-estar físico e emocional dos estudantes.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A distribuição de tarefas foi realizada consoante os gostos e qualidades de cada alunos, assim
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Ao longo do projeto, reforçaram-se laços entre os participantes e promoveu-se uma maior consciência ambiental. Este espaço contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento pessoal e social de todos os envolvidos.
15.1. Link para a página da horta: