Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

CDIJ - Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil - Novos Rumos (Ponta Delgada)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

O CDI-Novos Rumos está inserido numa quinta pedagógica, a Quinta do Norte. Onde existe produção agrícola durante todo o ano.

2. Área aproximada da horta (m²):

A horta tem no seu total cerca de 6 m².

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

a disciplina de Sustentabilidade Ambiental.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

15

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Uma vez por semana. Contudo os alunos falaram com a direção da escola e em períodos de tempo livre trabalhavam na horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta foi originalmente estruturada para a realização do programa "O Minuto da Quinta", exibido pela RTP Açores. O espaço foi idealizado para representar uma horta pequena mas capaz de fornecer produção agrícola suficiente para satisfazer as necessidades alimentares de uma família de quatro pessoas ao longo de todo o ano.

Com o término do programa, a horta a horta manteve o mesmo objetivo inicial. Atualmente, o espaço é utilizado como horta escolar, proporcionando aos alunos a oportunidade de aprender e praticar técnicas de cultivo sustentável.

Este projeto teve um grande impacto no desenvolvimento dos alunos, uma vez que lhes ofereceu um novo foco de interesse que os distanciou do uso excessivo de ecrãs e de outras atividades prejudiciais ao seu crescimento. Dessa forma, a horta contribui não só para a educação ambiental e alimentar, mas também para o bem-estar físico e emocional dos estudantes.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta escolar retoma, por sugestão de um aluno, aquando a realização do Plano de Ação. Inicialmente os restante estavam muito reticente, mas após uma primeira reunião de distribuição de tarefas todos os alunos acabaram por se envolver.
A distribuição de tarefas foi realizada consoante os gostos e qualidades de cada alunos, assim

7. Como é feita a preparação do solo?

Foram utilizadas técnicas mobilização do solo com recurso a sachos e limpeza à mão.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Foram instaladas as seguintes culturas: couve, cenoura, beringela, nabo, curgete, batata doce, rúcula, alface, espinafres. Para além destas culturas, recuperamos o caracol de aromáticas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não quantificamos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos foram distribuídos pelos alunos e fez-se um cabaz para doação.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aula na horta com o engenheiros agrónomo da Quinta do Norte. Onde foi possível falar da agricultura biológica, das técnicas e práticas que se praticam na Quinta do Norte.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aula prática de sementeira e plantio como os trabalhadores agrícolas da Quinta do Norte.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na horta. São aula para cultivo.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta revelou-se muito mais do que um espaço de cultivo. Foi um local de aprendizagem, partilha e convívio, onde se cultivaram não só alimentos, mas também valores como a cooperação, o respeito e a responsabilidade.

Ao longo do projeto, reforçaram-se laços entre os participantes e promoveu-se uma maior consciência ambiental. Este espaço contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento pessoal e social de todos os envolvidos.

15.1. Link para a página da horta: