Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço (Oeiras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

40

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e Biologia e Geologia

3.3. N.º de alunos envolvidos:

81

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Dois dos familiares - diariamente

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta escolar promove o desenvolvimento do trabalho em equipa e o respeito pela natureza. Permite-lhes aprender na prática sobre o ciclo de vida das plantas, a importância do solo e da água, e os benefícios da agricultura sustentável, incentivando os alunos a valorizar a produção local de alimentos e a adotar hábitos alimentares mais saudáveis. Pode ainda ser um espaço que contribua para o bem-estar físico e mental dos alunos.
A horta pode ser um ponto de encontro e interação entre alunos, professores, pais e moradores locais, fortalecendo os laços sociais entre os vários membros da comunidade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos estão organizados em pequenos grupos para efetuarem a rega e a eliminação de ervas daninhas. As culturas são frequentemente observadas para evitar/diminuir possíveis problemas.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é limpo de infestantes, mobilizado para arejamento e para melhorar a fertilidade e a capacidade de retenção de água do solo adiciona-se húmus de minhoca. O solo é ainda coberto com palha para reter a humidade. São utilizadas técnicas de rotação de culturas e como adubação verde, o cultivo de leguminosas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de folhas e caules.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

A nossa horta segue os princípios da permacultura, procurando manter o equilíbrio, a autorregeneração e manutenção entre as diferentes plantas que cultivamos, sejam elas hortícolas ou aromáticas.
Antes da plantação, consultamos as listas de consociações favoráveis e desfavoráveis. Assim, temos cultivado desde couves, favas, alfaces, agrião, espinafres, batata, cebolas, alho francês, cebolinho e aromáticas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não foram quantificados.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os delegados ambientais levaram para suas casas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Rega semanal.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A organização e participação na feira das aromáticas envolveu a colaboração de diversos membros da comunidade escolar, desde pessoal não docente, a professores e alunos, num total de cerca de 20 pessoas.
Na nossa horta foi criado o cantinho das aromáticas e na última semana do 1º período escolar, foram disponibilizadas várias plantas à comunidade. Esta atividade foi muito significativa para a comunidade escolar, pois permitiu a envolvência de muitos, dando a conhecer o trabalho já desenvolvido pelos alunos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Prova de chá e Bebinca marca Dia Internacional do Chá na EBS Amélia Rey Colaço
Com o objetivo de criar o hábito de beber chá/infusões, aumentando assim a hidratação diária, foi realizada uma atividade para professores, melhor dizendo foi criado um momento de pausa para beber um chá de lúcia-lima da nossa horta. De realçar a colaboração de um dos delegados ambientais que confecionou o bolo "Bebinca".
https://www.ocatarino.com/2268824_prova-de-cha-e-bebinca-marca-dia-internacional-do-cha-na-ebs-amelia-rey-colaco

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/agrupamento.escolas.35