Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço (Oeiras)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A horta pode ser um ponto de encontro e interação entre alunos, professores, pais e moradores locais, fortalecendo os laços sociais entre os vários membros da comunidade.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Antes da plantação, consultamos as listas de consociações favoráveis e desfavoráveis. Assim, temos cultivado desde couves, favas, alfaces, agrião, espinafres, batata, cebolas, alho francês, cebolinho e aromáticas.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Na nossa horta foi criado o cantinho das aromáticas e na última semana do 1º período escolar, foram disponibilizadas várias plantas à comunidade. Esta atividade foi muito significativa para a comunidade escolar, pois permitiu a envolvência de muitos, dando a conhecer o trabalho já desenvolvido pelos alunos.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Com o objetivo de criar o hábito de beber chá/infusões, aumentando assim a hidratação diária, foi realizada uma atividade para professores, melhor dizendo foi criado um momento de pausa para beber um chá de lúcia-lima da nossa horta. De realçar a colaboração de um dos delegados ambientais que confecionou o bolo "Bebinca".
https://www.ocatarino.com/2268824_prova-de-cha-e-bebinca-marca-dia-internacional-do-cha-na-ebs-amelia-rey-colaco
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: