saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta existe a alguns anos.
2. Área aproximada da horta (m²):
5m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Alunos do pré escolar na disciplina de Área de Conhecimento do Mundo e turma 3º/4ºO na disciplina de Estudo do Meio.
3.3. N.º de alunos envolvidos:
40
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
2
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias cedem terra, sementes e plantas para que os alunos possam trabalhar a horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
O impacto mais significativo é o consumo de saladas por parte dos alunos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Sempre que existem atividades na horta, as crianças são organizadas em pequenos grupos, ficando cada grupo a cargo de uma tarefa. Por exemplo, um grupo prepara os vasos com terra, outro grupo prepara as sementes ou plantas e um último grupo trata da rega. Quando temos ervas daninhas para retirar da horta existe também um grupo que fica com essa resposabilidades. Tentamos que estas tarefas sejam rotativas entre as crianças.
7. Como é feita a preparação do solo?
A nossa horta é muito pequena, organizada em vasos e garrafões de água transformados em vasos, pelo que as tarefas de limpeza, mobilização e fertilização se tornam muito fáceis. As terras são reutilizadas de umas culturas para outras, acrescentando-se composto sempre que necessário.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita com os restos das frutas dos lanches dos alunos e com ervas que são retiradas da horta.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
As culturas presentes na horta da escola são alfaces, ervas aromáticas (salsa, manjericão e agrião da horta), cenouras, couves, alho francês, girassóis, alecrim, chuchus e milho.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Não procedemos a pesagens dos legumes retirados da horta até ao momento, mas talvez já tenham sido colhidos cerca de 2 kg.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os produtos produzidos na horta são para consumo dos alunos na escola.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Temos dois tambores (recipientes grandes sem tampa) que retêm as águas das chuvas e que utilizamos para a nossa horta, só quando estes tambores estão vazios é que recorremos a água da torneira.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. A monitorização é feita visualmente sempre que trabalhamos com as crianças na horta (uma vez na semana).
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
A horta tem sido atacada por caracóis mas optados por deixa-los "encher a barriginha".
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Foi realizada uma "Feira de Outono" na escola organizada pelos representantes de pais e onde foram vendidos produtos horticolas e animais de capoeira trazidos pelo alunos, encarregados de educação, professoras e assistentes operacionais. Esta feirinha era aberta a toda a comunidade envolvente à escola.
Nesta atividade estiveram envolvidos vários pais, encarregados de educação e também os alunos.
Atividade 2:
Descrição:
Realizamos uma desfolhada para reviver tradições da nossa terra. Os alunos poderam desfolhar as espigas de milho tal como se fazia antigamente. Apesar da escola estar inserida num meio rural, poucas são as crianças que têm contacto direto com o campo e com este tipo de atividade.
As espigas foram cedidas por um encarregado de educação.
Atividade 3:
Descrição:
Degustação de legumes da horta
Quando temos legumes disponiveis para consumo, as crianças do pré-escolar adoram comer as cenourinhas cruas, sendo eles estão todos a ficar com olhos bonitos.
15. Outros aspetos de realce da horta:
Um dos aspetos de maior realce da nossa horta é as crianças poderem colher diretamente os produtos hortícolas cultivamos e tratados por eles. O que lhes dá mais gosto é consumirem as cenouras crianças. Adoram arranca-las, lavá-las e em seguida come-las cruas.
15.1. Link para a página da horta: