Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica Amadeo de Souza-Cardoso (Amarante)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Dois anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

25 metros quadrados.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Educação Tecnológica, Cidadania e Desenvolvimento e Educação especial

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Promoção da Alimentação Saudável – Incentivar a comunidade escolar a consumir produtos locais e saudáveis, reduzindo o consumo de alimentos processados.
Redução da Pegada Ecológica – Produzir alimentos localmente diminui a necessidade de transporte e embalagens, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.
Sensibilização Ambiental – A horta serve como exemplo prático para a comunidade sobre práticas agrícolas sustentáveis e ecológicas.
Aprendizagem Prática e Multidisciplinar – Os alunos aplicam conhecimentos de ciências, matemática e cidadania de forma prática e envolvente.
Desenvolvimento de Responsabilidade e Trabalho em Equipa – Cuidar da horta ensina a importância da cooperação e do compromisso.
Bem-Estar Mental e Físico – O trabalho na horta reduz o stress, melhora a concentração e incentiva um estilo de vida mais ativo.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Responsáveis: Professores Eco-escolas, funcionários da escola e alunos.
Plano Anual: Foi definido um calendário agrícola com épocas de plantação, rega, colheita e manutenção.
Equipas de Trabalho - Dividir os participantes em grupos com tarefas específicas: escolha das sementes e mudas; preparação do solo e plantação; rega e cuidados diários; monitorizar a saúde das plantas (pragas, doenças, crescimento); aplicação de adubo natural (substrato) quando necessário; remoção manual de ervas daninhas e colheita dos produtos na altura certa.
As tarefas são rotativas para que todos os alunos experimentem diferentes funções.

7. Como é feita a preparação do solo?

Arrancar manualmente as ervas daninhas ou usar ferramentas como enxadas para evitar que danifiquem as culturas.
Alisar o solo para evitar a acumulação de água em certas áreas.
Mexer a terra suavemente para melhorar a retenção de água e oxigenação das raízes.
Adicionar adubo natural (substrato) para fornecer nutrientes essenciais.
Antes da plantação, regar ligeiramente para garantir que a terra esteja húmida e pronta para receber as sementes ou mudas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na horta biológica escolar, as culturas são escolhidas com base na época do ano e nas condições do solo.
Outono/Inverno: Couve galega, nabiça, tronchuda e repolho.
Ervas aromáticas: orégãos, alecrim e salsa.
Primavera/Verão: tomate, pimento, alface, cenoura, malaguetas e morangos.
Ervas aromáticas: orégãos, alecrim e salsa.
Consociações de Culturas (Plantas que Beneficiam Umas às Outras):
Tomate + Cenoura (a cenoura melhora a estrutura do solo).
Alface + Cenoura ( a cenoura afasta pragas da alface.
Couve + Alecrim (o alecrim repele insetos que atacam as couves).

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Couve galega, aproximadamente 3kg;
Nabiça, 3kg;
Tronchuda, 4kg
Repolho, 6kg
Orégãos, 2kg
Alecrim, 2kg
Salsa, 2kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Após serem cuidadosamente colhidos, estes produtos seguem diferentes destinos, contribuindo para a comunidade educativa e local.
Uma parte dos produtos é utilizada nas atividades da escola, sendo integrada em refeições e lanches saudáveis para os alunos de Educação Especial. Assim, promovemos a importância do consumo de alimentos frescos e da alimentação equilibrada.
Outra parte é disponibilizada à comunidade educativa, permitindo que professores, funcionários e encarregados de educação tenham acesso a produtos naturais, incentivando a valorização da produção local e da alimentação biológica.
Além disso, uma seleção dos produtos da horta é destinada à Feira de São Martinho, onde são vendidos para a comunidade. Esta iniciativa não só divulga o trabalho realizado pelos alunos e educadores, como também ajuda a angariar fundos para futuras atividades pedagógicas e para a manutenção da horta.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita de forma controlada, evitando desperdícios. Regam-se as plantas nas horas mais frescas do dia (de manhã cedo ou ao fim da tarde) para minimizar a evaporação.
Os alunos e a comunidade educativa regam manualmente, utilizando regadores ou mangueiras com cuidado para não desperdiçar água.
As culturas são organizadas de acordo com as suas necessidades hídricas, permitindo que a rega seja mais eficiente e direcionada.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Os alunos e professores fazem observações frequentes, geralmente uma vez por mês, para identificar sinais de pragas ou doenças nas plantas, como manchas, folhas amarelas, buracos nas folhas, insetos visíveis ou plantas murchas.
A monitorização é também feita de forma preventiva, utilizando técnicas de rotação de culturas (plantar diferentes espécies ao longo do ano) para evitar o aparecimento de pragas específicas de uma cultura e plantas companheiras que ajudam a repelir pragas.
Uso de armadilhas biológicas, em algumas zonas da horta, podem ser colocadas armadilhas caseiras para monitorizar e capturar pragas, como armadilhas adesivas para insetos ou recipientes com substâncias atrativas para caracóis.
Frequência da monitorização, a monitorização é mais intensa durante os meses de primavera e verão, quando o crescimento das plantas é mais rápido e as pragas e doenças tendem a ser mais prevalentes. Nessa altura, a frequência pode ser de duas a três vezes por semana, dependendo das condições climáticas. No outono e inverno, a monitorização pode ser menos frequente, uma vez por semana ou conforme necessário.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Na nossa horta biológica, surgiram algumas pragas, como caracóis e insetos, que comprometeram o crescimento saudável das plantas. Para resolver o problema de forma ecológica, utilizámos sal em redor das zonas afetadas, o que ajudou a eliminar os caracóis. No caso dos insetos, recorremos a métodos naturais como a plantação de ervas aromáticas (como manjericão e alecrim) que os afastam, e também aplicámos soluções caseiras como chá de alho ou sabão neutro diluído em água, borrifado sobre as folhas. Estas medidas permitiram proteger a horta sem prejudicar o ambiente.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A feira da escola, onde são vendidos produtos produzidos na nossa horta biológica, como compotas, marmelada e malaguetas, realiza-se uma vez por ano, por altura do São Martinho. Durante este ano letivo, a feira realizou-se uma vez e contou com a participação de cerca de 30 alunos. Os alunos estiveram ativamente envolvidos em todo o processo, desde a colheita dos ingredientes, preparação dos produtos, até à organização e venda na feira. Este evento teve um impacto muito positivo na comunidade escolar e local, promovendo hábitos saudáveis, o contacto com a terra, e o espírito de colaboração. Além disso, ajudou a valorizar o trabalho feito na horta e a sensibilizar para a importância da agricultura biológica e da sustentabilidade.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Realiza-se, com grande sucesso, a Feira Escolar aberta à comunidade, um momento muito especial que envolve alunos, professores, famílias e vizinhos num verdadeiro espírito de partilha e sustentabilidade.
Durante o evento, os alunos da nossa escola tiveram a oportunidade de vender os produtos colhidos na horta biológica escolar, fruto de um trabalho contínuo ao longo do ano letivo. Alfaces, tomates, pimentos, malaguetas, ervas aromáticas e muitos outros produtos frescos e saudáveis estiveram disponíveis ao público.
Para além dos produtos da horta, a feira contou com a colaboração das famílias, que trouxeram de casa produtos caseiros como compotas, bolos, pão artesanal e até peças de artesanato. Esta diversidade tornou o evento ainda mais rico e aproximou toda a comunidade escolar.
Foi um dia de grande animação, com muitos momentos de convívio e aprendizagem, onde se reforçaram valores como o respeito pela natureza, o trabalho em equipa e a importância da agricultura sustentável.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Na nossa escola, a horta biológica transformou-se num verdadeiro espaço de aprendizagem ativa, onde os alunos do 5.ºano e da educação especial têm a oportunidade de viver o currículo de forma prática, envolvente e próxima da natureza.
As aulas na horta permitem aos alunos contactar diretamente com os processos naturais, compreendendo de forma concreta temas como o ciclo das plantas, a importância da biodiversidade, a agricultura sustentável e os hábitos de alimentação saudável.
Os alunos participam em sessões orientadas, onde realizam tarefas como sementeiras, transplantes, rega, manutenção e colheitas. Estas aulas incentivam o trabalho em equipa, o sentido de responsabilidade e o respeito pelo ambiente.
A horta é um espaço multidisciplinar que serve de apoio ao ensino de várias áreas, como Ciências Naturais, Matemática, Português, Educação Visual, e Cidadania e Desenvolvimento, promovendo uma aprendizagem mais integrada, significativa e motivadora.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta biológica da nossa escola é muito mais do que um local de produção de alimentos. É um espaço pedagógico, inclusivo e solidário, onde se cultivam também valores, competências e afetos.
Para além do cultivo de legumes, ervas aromáticas e frutas, a horta tem servido de base para atividades complementares, como a confeção de compotas, marmelada e bolos. Estas iguarias, feitas com os frutos da época colhidos pelos próprios alunos, são depois utilizadas nos lanches dos alunos do ensino especial, proporcionando momentos de partilha e nutrição, cheios de carinho e significado.
Este trabalho envolve diversas turmas, que aprendem a importância do aproveitamento dos alimentos, do respeito pela sazonalidade e das boas práticas de higiene e segurança alimentar. A confeção das compotas torna-se assim uma atividade interdisciplinar, que junta Ciências, Matemática, Português e Educação para a Cidadania, e promove o espírito de comunidade.
A horta, neste contexto, assume-se como um espaço de integração, onde todos os alunos, com as suas diferenças e capacidades, encontram lugar, função e reconhecimento. Um lugar onde se aprende a cuidar da terra, dos alimentos e, acima de tudo, uns dos outros.

15.1. Link para a página da horta: