Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola Básica Amadeo de Souza-Cardoso (Amarante)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Redução da Pegada Ecológica – Produzir alimentos localmente diminui a necessidade de transporte e embalagens, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.
Sensibilização Ambiental – A horta serve como exemplo prático para a comunidade sobre práticas agrícolas sustentáveis e ecológicas.
Aprendizagem Prática e Multidisciplinar – Os alunos aplicam conhecimentos de ciências, matemática e cidadania de forma prática e envolvente.
Desenvolvimento de Responsabilidade e Trabalho em Equipa – Cuidar da horta ensina a importância da cooperação e do compromisso.
Bem-Estar Mental e Físico – O trabalho na horta reduz o stress, melhora a concentração e incentiva um estilo de vida mais ativo.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Plano Anual: Foi definido um calendário agrícola com épocas de plantação, rega, colheita e manutenção.
Equipas de Trabalho - Dividir os participantes em grupos com tarefas específicas: escolha das sementes e mudas; preparação do solo e plantação; rega e cuidados diários; monitorizar a saúde das plantas (pragas, doenças, crescimento); aplicação de adubo natural (substrato) quando necessário; remoção manual de ervas daninhas e colheita dos produtos na altura certa.
As tarefas são rotativas para que todos os alunos experimentem diferentes funções.
7. Como é feita a preparação do solo?
Alisar o solo para evitar a acumulação de água em certas áreas.
Mexer a terra suavemente para melhorar a retenção de água e oxigenação das raízes.
Adicionar adubo natural (substrato) para fornecer nutrientes essenciais.
Antes da plantação, regar ligeiramente para garantir que a terra esteja húmida e pronta para receber as sementes ou mudas.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Outono/Inverno: Couve galega, nabiça, tronchuda e repolho.
Ervas aromáticas: orégãos, alecrim e salsa.
Primavera/Verão: tomate, pimento, alface, cenoura, malaguetas e morangos.
Ervas aromáticas: orégãos, alecrim e salsa.
Consociações de Culturas (Plantas que Beneficiam Umas às Outras):
Tomate + Cenoura (a cenoura melhora a estrutura do solo).
Alface + Cenoura ( a cenoura afasta pragas da alface.
Couve + Alecrim (o alecrim repele insetos que atacam as couves).
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Nabiça, 3kg;
Tronchuda, 4kg
Repolho, 6kg
Orégãos, 2kg
Alecrim, 2kg
Salsa, 2kg
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Uma parte dos produtos é utilizada nas atividades da escola, sendo integrada em refeições e lanches saudáveis para os alunos de Educação Especial. Assim, promovemos a importância do consumo de alimentos frescos e da alimentação equilibrada.
Outra parte é disponibilizada à comunidade educativa, permitindo que professores, funcionários e encarregados de educação tenham acesso a produtos naturais, incentivando a valorização da produção local e da alimentação biológica.
Além disso, uma seleção dos produtos da horta é destinada à Feira de São Martinho, onde são vendidos para a comunidade. Esta iniciativa não só divulga o trabalho realizado pelos alunos e educadores, como também ajuda a angariar fundos para futuras atividades pedagógicas e para a manutenção da horta.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Os alunos e a comunidade educativa regam manualmente, utilizando regadores ou mangueiras com cuidado para não desperdiçar água.
As culturas são organizadas de acordo com as suas necessidades hídricas, permitindo que a rega seja mais eficiente e direcionada.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização é também feita de forma preventiva, utilizando técnicas de rotação de culturas (plantar diferentes espécies ao longo do ano) para evitar o aparecimento de pragas específicas de uma cultura e plantas companheiras que ajudam a repelir pragas.
Uso de armadilhas biológicas, em algumas zonas da horta, podem ser colocadas armadilhas caseiras para monitorizar e capturar pragas, como armadilhas adesivas para insetos ou recipientes com substâncias atrativas para caracóis.
Frequência da monitorização, a monitorização é mais intensa durante os meses de primavera e verão, quando o crescimento das plantas é mais rápido e as pragas e doenças tendem a ser mais prevalentes. Nessa altura, a frequência pode ser de duas a três vezes por semana, dependendo das condições climáticas. No outono e inverno, a monitorização pode ser menos frequente, uma vez por semana ou conforme necessário.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Durante o evento, os alunos da nossa escola tiveram a oportunidade de vender os produtos colhidos na horta biológica escolar, fruto de um trabalho contínuo ao longo do ano letivo. Alfaces, tomates, pimentos, malaguetas, ervas aromáticas e muitos outros produtos frescos e saudáveis estiveram disponíveis ao público.
Para além dos produtos da horta, a feira contou com a colaboração das famílias, que trouxeram de casa produtos caseiros como compotas, bolos, pão artesanal e até peças de artesanato. Esta diversidade tornou o evento ainda mais rico e aproximou toda a comunidade escolar.
Foi um dia de grande animação, com muitos momentos de convívio e aprendizagem, onde se reforçaram valores como o respeito pela natureza, o trabalho em equipa e a importância da agricultura sustentável.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
As aulas na horta permitem aos alunos contactar diretamente com os processos naturais, compreendendo de forma concreta temas como o ciclo das plantas, a importância da biodiversidade, a agricultura sustentável e os hábitos de alimentação saudável.
Os alunos participam em sessões orientadas, onde realizam tarefas como sementeiras, transplantes, rega, manutenção e colheitas. Estas aulas incentivam o trabalho em equipa, o sentido de responsabilidade e o respeito pelo ambiente.
A horta é um espaço multidisciplinar que serve de apoio ao ensino de várias áreas, como Ciências Naturais, Matemática, Português, Educação Visual, e Cidadania e Desenvolvimento, promovendo uma aprendizagem mais integrada, significativa e motivadora.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Para além do cultivo de legumes, ervas aromáticas e frutas, a horta tem servido de base para atividades complementares, como a confeção de compotas, marmelada e bolos. Estas iguarias, feitas com os frutos da época colhidos pelos próprios alunos, são depois utilizadas nos lanches dos alunos do ensino especial, proporcionando momentos de partilha e nutrição, cheios de carinho e significado.
Este trabalho envolve diversas turmas, que aprendem a importância do aproveitamento dos alimentos, do respeito pela sazonalidade e das boas práticas de higiene e segurança alimentar. A confeção das compotas torna-se assim uma atividade interdisciplinar, que junta Ciências, Matemática, Português e Educação para a Cidadania, e promove o espírito de comunidade.
A horta, neste contexto, assume-se como um espaço de integração, onde todos os alunos, com as suas diferenças e capacidades, encontram lugar, função e reconhecimento. Um lugar onde se aprende a cuidar da terra, dos alimentos e, acima de tudo, uns dos outros.
15.1. Link para a página da horta: