Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica de Varatojo (Torres Vedras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Acerca de 4 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

Menos de 50 quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação para a Sustentabilidade, Estudo do Meio, Educação para a Cidadania.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

102

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Trouxeram os produtos hortícolas a serem plantados.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta escolar teve um impacto muito positivo nos alunos, promovendo aprendizagens interdisciplinares, hábitos saudáveis, responsabilidade, autonomia e consciência ambiental, enquanto envolveu a comunidade através da partilha de produtos, da valorização dos saberes tradicionais e do fortalecimento dos laços entre escola, famílias e instituições locais.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta escolar foi organizada de forma colaborativa e estruturada, promovendo o envolvimento dos alunos e da comunidade educativa. As tarefas foram distribuídas semanalmente, sendo cada grupo ou turma responsável por diferentes funções, como regar, mondar, semear ou colher. Esta distribuição foi feita de forma rotativa, para que todos os alunos tivessem oportunidade de desempenhar vários papéis ao longo do tempo, promovendo a autonomia e o sentido de responsabilidade. Além dos alunos, a manutenção da horta conta frequentemente com o apoio de professores, auxiliares de ação educativa.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo na horta escolar foi uma etapa fundamental para garantir o bom desenvolvimento das plantas e foi realizada em várias fases, envolvendo tanto aspetos técnicos como pedagógicos. Esta tarefa foi frequentemente realizada com a participação ativa dos alunos, promovendo aprendizagens práticas sobre o funcionamento dos ecossistemas e a importância da preservação do solo.
A primeira etapa foi a limpeza do terreno, que consistiu na remoção de ervas daninhas, pedras, resíduos e restos de culturas anteriores.
Segue-se a mobilização do solo, que teve como objetivo soltar e arejar a terra, facilitando a penetração das raízes, a circulação da água e dos nutrientes. Este processo foi feito com enxadas ou forquilhas, evitando o revolvimento excessivo que pode danificar a estrutura do solo e os organismos benéficos presentes na camada superficial.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Foi feita com compostagem orgânica externa. (um agricultor do Varatojo, cedeu o composto)

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces verdes e roxas
Alho Francês
Courgetes
Cebolas
Tomate cherry
Cenouras
Coentros
Morangos
Espinafres
Beterraba
Acelgas
Feijão verde

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Cerca de 10 kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Foram utilizados na confeção de batidos, saladas, sopas e bolos.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

De acordo com a necessidade das plantas, é realizada com mangueira ligada ao depóstio que efetua a recolha das águas pluviais e supervisionada por docente e não docentes.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não foi necessário.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção do batidos de morangos


Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de salada

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na horta

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Foi uma atividade muito importante que envolveu a comunidade educativa para conhecimento das hortas biológicas promovendo a sensibilização para uma alimentação saudável.

15.1. Link para a página da horta:

https://aturmadamia.blogspot.com/