Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia (Peso da Régua)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

100m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10 Professores, alunos, auxiliares de ação educativa

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Da área das ciências e tecnológicas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

50

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Fornecimento de material para reutilizar e sementes

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Desenvolvimento da cultura de pertença, fomentação de boas práticas ambientais e sociais. Constitui local informal de aprendizagem...

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Trabalho colaborativo e interdisciplinar, ajuda de voluntariado e parcerias

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza- manualmente e recorrendo a uma motocultivadora.
Fertilização- uso dos produtos de compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Cantina da escola ( restos de vegetais, cascas de ovos, borra de café, ...) aparas de jardim, folhas...

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Hortícolas( couve, alface, feijão...)
Plantas aromáticas - Várias

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não apurado

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Oferta à comunidade educativa, reutilização para cultivo, utilização nas oficinas de culinária e cantina escolar

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, observação direta semanalmente e aplicação de produtos naturais para os repelir.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Pulgão - produtos naturais para os repelir( água com vinagre e sabão). Utilizaçãode plantas replentes naturais de insetos como cravo da india, hortelã pimenta, mangericão, alecrim...

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Atividade: Concurso de fotografia “Biodiversidade na minha Escola”

Objetivos/área temática
Área Temática: Sustentabilidade Objetivos: Fomentar o espírito crítico, criativo, colaborativo. Estimular a curiosidade e conhecimento das Ciências da Terra. Desenvolvimento da cultura da pertença.
Frequência: Anual e replicável

Público-alvo (anos de escolaridade) 3.º Ciclo EB (7.º, 8.º e 9.º anos) e ES (10.º, 11.º e 12.º anos - Ensino regular e profissional)

Número de alunos envolvidos 800

Resultados obtidos
Desenvolvimento do espírito crítico, criativo, colaborativo. Estimulação da curiosidade e do conhecimento das Ciências da Terra. Desenvolvimento da cultura da pertença.

Contributo para o projeto educativo da escola / AE
Atendeu aos desígnios da escola atual, atendendo ao programa de Flexibilidade Curricular e às Competências do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO). Apresentou características agregadoras, facilitadoras de diferenciação pedagógica e de uma escola inclusiva. Permitiu aproximar o Agrupamento da comunidade local e de agentes impulsionadores e da investigação científica Os seus objetivos da traduzem ambições do PE do AEJAC, contribuindo para a missão da Escola e a ambição da construção de uma “Escola viva e sem muros”, atenta à diversidade dos seus membros, aberta à comunidade e colaborante com os parceiros nos processos de desenvolvimento local.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Atividade: Atividades experimentais Relações abióticas/ bióticas na Biohorta

Objetivos/área temática
Área Temática: Sustentabilidade Objetivos: Caracterizar um ecossistema na zona envolvente da escola (níveis de organização biológica, biodiversidade) a partir de dados recolhidos no campo. Interpretar a influência de alguns fatores abióticos nos ecossistemas, em geral, e aplicá-la em exemplos da região envolvente da escola. Desenvolvimento de atividades lúdico-científicas.
Frequência: Ao longo do ano letivo e replicável

Público-alvo (anos de escolaridade) 7.º + 8.º + 9.º + 10.º + 11.º + 12.º (3.º CEB + ES)

Número de alunos envolvidos 777

Resultados obtidos
Levantamento e identificação da vida macroscópica e microscópica da Biohorta. Registo fotográfico da biodiversidade. Debate sobre a forma como a ação humana pode interferir nos ecossistemas usando casos concretos. Promovida a educação para a sustentabilidade e o gosto pela Natureza e biodiversidade.

Contributo para o projeto educativo da escola / AE
Estas atividades têm leitura na Missão, a visão, os princípios e os valores que orientam o PE do AEJAC e que estão em linha com o consignado no PASEO e nos Decretos-lei n.º 54 e 55/2018, de 6 de julho. Tiveram, assim, um papel relevante para a ação estratégica quando se quer uma Escola, de base humanista, mais inclusiva e mais flexível, para formar cidadãos aptos a lidarem com os desafios do século XXI.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Atividade: “centro” de compostagem

Objetivos/área temática
Área Temática: Sustentabilidade Objetivos: Desenvolvimento de atividades lúdico-científicas. Incentivar o gosto pela Natureza e biodiversidade. Promover a reciclagem da matéria nos ecossistemas. Valorização dos resíduos sólidos descartados pelo serviço de cantina da escola. Criar ambientes formais e não formais de aprendizagem.

Frequência: Ao longo do ano letivo e replicável
Público-alvo (anos de escolaridade) 7.º + 8.º + 9.º +10.º + 11.º +12.º anos (3.º CEN + ES com EP)

Número de alunos envolvidos 714

Resultados obtidos
Recolha e seleção de resíduos provenientes da cozinha do refeitório escolar. Reduzida a quantidade de matéria orgânicas da cantina escolar, colocada nos contentores de resíduos sólidos urbanos. Criação de ambientes de aprendizagem formais e não formais.

Contributo para o projeto educativo da escola / AE
Contribuiu para uma formação humanística sólida e para o exercício de uma cidadania ativa e responsável. A atividade apresentou características agregadoras, facilitadoras de diferenciação pedagógica e de uma escola inclusiva. Permitiu aproximar o Agrupamento da comunidade local e fomentar sinergias. Os objetivos da operacionalização desta atividade têm por base o projeto educativo (PE) do AEJAC.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

As atividades com ela relacionadas envolvem uma equipa multidisciplinar e múltiplas parcerias. São inclusivas e agregadoras. Constituem oportunidades de desenvolvimento de muitas competências. É um local privilegiado de ensino informal. Assenta em trabalho colaborativo e interdisciplinar

15.1. Link para a página da horta:

Não tem. São partilhadas atividades nas redes oficiais do agrupamento