Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia (Peso da Régua)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
Fertilização- uso dos produtos de compostagem.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Plantas aromáticas - Várias
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Objetivos/área temática
Área Temática: Sustentabilidade Objetivos: Fomentar o espírito crítico, criativo, colaborativo. Estimular a curiosidade e conhecimento das Ciências da Terra. Desenvolvimento da cultura da pertença.
Frequência: Anual e replicável
Público-alvo (anos de escolaridade) 3.º Ciclo EB (7.º, 8.º e 9.º anos) e ES (10.º, 11.º e 12.º anos - Ensino regular e profissional)
Número de alunos envolvidos 800
Resultados obtidos
Desenvolvimento do espírito crítico, criativo, colaborativo. Estimulação da curiosidade e do conhecimento das Ciências da Terra. Desenvolvimento da cultura da pertença.
Contributo para o projeto educativo da escola / AE
Atendeu aos desígnios da escola atual, atendendo ao programa de Flexibilidade Curricular e às Competências do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO). Apresentou características agregadoras, facilitadoras de diferenciação pedagógica e de uma escola inclusiva. Permitiu aproximar o Agrupamento da comunidade local e de agentes impulsionadores e da investigação científica Os seus objetivos da traduzem ambições do PE do AEJAC, contribuindo para a missão da Escola e a ambição da construção de uma “Escola viva e sem muros”, atenta à diversidade dos seus membros, aberta à comunidade e colaborante com os parceiros nos processos de desenvolvimento local.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Objetivos/área temática
Área Temática: Sustentabilidade Objetivos: Caracterizar um ecossistema na zona envolvente da escola (níveis de organização biológica, biodiversidade) a partir de dados recolhidos no campo. Interpretar a influência de alguns fatores abióticos nos ecossistemas, em geral, e aplicá-la em exemplos da região envolvente da escola. Desenvolvimento de atividades lúdico-científicas.
Frequência: Ao longo do ano letivo e replicável
Público-alvo (anos de escolaridade) 7.º + 8.º + 9.º + 10.º + 11.º + 12.º (3.º CEB + ES)
Número de alunos envolvidos 777
Resultados obtidos
Levantamento e identificação da vida macroscópica e microscópica da Biohorta. Registo fotográfico da biodiversidade. Debate sobre a forma como a ação humana pode interferir nos ecossistemas usando casos concretos. Promovida a educação para a sustentabilidade e o gosto pela Natureza e biodiversidade.
Contributo para o projeto educativo da escola / AE
Estas atividades têm leitura na Missão, a visão, os princípios e os valores que orientam o PE do AEJAC e que estão em linha com o consignado no PASEO e nos Decretos-lei n.º 54 e 55/2018, de 6 de julho. Tiveram, assim, um papel relevante para a ação estratégica quando se quer uma Escola, de base humanista, mais inclusiva e mais flexível, para formar cidadãos aptos a lidarem com os desafios do século XXI.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Objetivos/área temática
Área Temática: Sustentabilidade Objetivos: Desenvolvimento de atividades lúdico-científicas. Incentivar o gosto pela Natureza e biodiversidade. Promover a reciclagem da matéria nos ecossistemas. Valorização dos resíduos sólidos descartados pelo serviço de cantina da escola. Criar ambientes formais e não formais de aprendizagem.
Frequência: Ao longo do ano letivo e replicável
Público-alvo (anos de escolaridade) 7.º + 8.º + 9.º +10.º + 11.º +12.º anos (3.º CEN + ES com EP)
Número de alunos envolvidos 714
Resultados obtidos
Recolha e seleção de resíduos provenientes da cozinha do refeitório escolar. Reduzida a quantidade de matéria orgânicas da cantina escolar, colocada nos contentores de resíduos sólidos urbanos. Criação de ambientes de aprendizagem formais e não formais.
Contributo para o projeto educativo da escola / AE
Contribuiu para uma formação humanística sólida e para o exercício de uma cidadania ativa e responsável. A atividade apresentou características agregadoras, facilitadoras de diferenciação pedagógica e de uma escola inclusiva. Permitiu aproximar o Agrupamento da comunidade local e fomentar sinergias. Os objetivos da operacionalização desta atividade têm por base o projeto educativo (PE) do AEJAC.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: