Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola Básica de Cabeças (Estarreja)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Pedem para tirar fotografias para partilhar, com os educandos, a evolução dos produtos.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Curiosidade e motivação;
Conhecimentos;
Importância da compostagem;
Aproveitamento do que as hortas nos oferecem para uma alimentação biológica e saudável, na Nossa Escola.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Há a partilha de plantações e sementeiras, há atividades no exterior que envolvem as hortas, em que todas as turmas participam dinamicamente e são realizadas tarefas coletivas.
7. Como é feita a preparação do solo?
Os produtos são 100% biológicos.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Restos de folhas secas;
Restos de frutas (cascas...);
Água.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Cenouras e aromáticos.
Alfaces, tomates, espinafres e morangueiros.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Com a fruta, tomate e morangos, faremos: "Fruta vermelha...eco- protege-nos".
Com a quantidade significativa de alfaces, faremos um bolo de alface, com reduzida quantidade de açúcar, dando ênfase à cor verde do bolo e ao valor nutricional.
Dia da salada de alface.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
As aulas no exterior e perto das hortas, contribuem regularmente para um maior e melhor contacto com o meio envolvente e com as temáticas exploradas nos diferentes anos.
Estas metodologias ativas, permitem aos Nossos alunos, não só conhecimentos teóricos, mas mais do que tudo, práticos.
O ensino experimental também é enriquecido quando é realizado no exterior (germinação do feijão) e a observação direta das partes constituintes das plantas.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Com a participação de todas as turmas do pré- escolar e primeiro ciclo, juntamente com os respetivos professores e assistentes operacionais, realizou-se uma "Salada de alface" das Nossas Eco-Hortas.
As alfaces foram colhidas, lavadas, realizou-se a compostagem com o desperdício de alface (folhas velhas e talos); preparação e distribuição de uma malga de alface para cada aluno e adulto.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
"Aqui, cresço feliz"
"Tão natural como a Vida"
"Plantar...com Eco- AMOR"
"Aqui...sou feliz"
15.1. Link para a página da horta: