Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica de Cabeças (Estarreja)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Na minha escola existem 4 mini-hortas, há mais de 10 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

São exatamente 4 mini-hortas com cerca de 2 m2 cada.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Disciplinas de Estudo do Meio/ Cidadania e Desenvolvimento e Expressão Artística.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

61

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Regularmente, visitam as hortas, opinam e transmitem informações aos educandos.
Pedem para tirar fotografias para partilhar, com os educandos, a evolução dos produtos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Respeito pelos espaços;
Curiosidade e motivação;
Conhecimentos;
Importância da compostagem;
Aproveitamento do que as hortas nos oferecem para uma alimentação biológica e saudável, na Nossa Escola.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As hortas são trabalhadas por cada turma, acompanhadas pelos respetivos professores e assistentes operacionais que, com regularidade tratam, regam e supervisionam todo o processo.
Há a partilha de plantações e sementeiras, há atividades no exterior que envolvem as hortas, em que todas as turmas participam dinamicamente e são realizadas tarefas coletivas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Foram arrancadas as ervas daninhas (pelos alunos e adultos); feita a compostagem; solo cavado e regado sem uso algum, de substâncias químicas.
Os produtos são 100% biológicos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Plantas verdes e aparas de erva naturais;
Restos de folhas secas;
Restos de frutas (cascas...);
Água.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Feijões; ervilhas; milho.
Cenouras e aromáticos.
Alfaces, tomates, espinafres e morangueiros.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não há uma estimativa, pois os produtos são colhidos e substituídos por outros.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Aos produtos 100% biológicos, sem qualquer produto químico adicionado (lema das nossas mini-hortas, "Aprender com Eco- Amor") faremos uma sopa Super- saudável " Eco-Sopa com Eco- Amor".
Com a fruta, tomate e morangos, faremos: "Fruta vermelha...eco- protege-nos".
Com a quantidade significativa de alfaces, faremos um bolo de alface, com reduzida quantidade de açúcar, dando ênfase à cor verde do bolo e ao valor nutricional.
Dia da salada de alface.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Verificamos diariamente se há a necessidade de rega. Verificamos também, com muita regularidade a humidade da terra e regamos (sempre que necessário) com regadores manuais distribuídos pela escola e com a participação ativa dos Nossos Alunos. A água da chuva é aproveitada e dos recipientes para a recolha são regadas as Hortas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Observação direta com alguma frequência (semanalmente).

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na Horta.
As aulas no exterior e perto das hortas, contribuem regularmente para um maior e melhor contacto com o meio envolvente e com as temáticas exploradas nos diferentes anos.
Estas metodologias ativas, permitem aos Nossos alunos, não só conhecimentos teóricos, mas mais do que tudo, práticos.
O ensino experimental também é enriquecido quando é realizado no exterior (germinação do feijão) e a observação direta das partes constituintes das plantas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

"Salada de alface"
Com a participação de todas as turmas do pré- escolar e primeiro ciclo, juntamente com os respetivos professores e assistentes operacionais, realizou-se uma "Salada de alface" das Nossas Eco-Hortas.
As alfaces foram colhidas, lavadas, realizou-se a compostagem com o desperdício de alface (folhas velhas e talos); preparação e distribuição de uma malga de alface para cada aluno e adulto.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

As Nossas mini-hortas (4) estão identificadas com (4) mini-placas com frases como:
"Aqui, cresço feliz"
"Tão natural como a Vida"
"Plantar...com Eco- AMOR"
"Aqui...sou feliz"

15.1. Link para a página da horta: