Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora (Caminha)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Todos os alunos são responsáveis pela manutenção diária e semanal da horta. A manutenção da mesma, como regar, sachar, mondar, é feita, quase diariamente, pelos alunos com o auxílio dos Assistentes Operacionais. Também lhes são atribuídas tarefas relacionadas com a manutenção do compostor. As famílias e a comunidade local também colaboram ativamente no cultivo da horta, preparação do solo, ajudando a semear/plantar e colaboram com sementes ou plantas.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Os alunos estão envolvidos em várias etapas do processo, desde o cultivo e cuidado das plantas até a colheita e preparação dos produtos para venda. Eles também ajudam na organização e gestão das bancas durante a feira, aprendendo sobre empreendedorismo e sustentabilidade.
Além dos alunos, o evento conta com a participação dos professores e assistentes operacionais. As famílias dos alunos também são incentivadas a participar, seja ajudando na preparação dos produtos ou comprando os itens durante a feira.
A feira tem algum impacto na comunidade escolar. Promove a conscientização sobre a importância da agricultura biológica e da alimentação saudável. Os produtos vendidos são frescos e cultivados sem o uso de pesticidas químicos, o que incentiva práticas de consumo mais sustentáveis.
A feira serve também como uma ferramenta prática para a educação ambiental, permitindo que os alunos conheçam o ciclo completo de produção de alimentos. O evento fortalece os laços entre a escola e a comunidade, promovendo um senso de cooperação e apoio mútuo. Para além disso, os alunos desenvolvem habilidades práticas em jardinagem, vendas e comunicação, além de aprenderem sobre a importância da sustentabilidade. Este evento é um excelente exemplo de como a educação pode ser integrada com práticas sustentáveis para beneficiar tanto os alunos quanto a comunidade.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Ainda foi confecionado salada de morangos e mirtilo na escola. Esta pode ter diversos benefícios educativos e práticos. Os alunos aprenderam a cultivar morangos de forma biológica na horta da escola. Eles cuidaram das plantas, observam o crescimento e colheram os frutos quando estavam maduros.
Os professores organizam a atividade, garantindo que todos os materiais necessários estejam disponíveis, como morangos frescos, outros ingredientes para a salada, utensílios de cozinha e recipientes. Para confecionar a salada, os alunos começam por lavar bem as mãos e os morangos. Este é um momento pertinente para discutir a importância da higiene na preparação de alimentos.
Seguidamente e sob a supervisão dos professores, os alunos cortaram os morangos, aprendendo técnicas básicas de corte e manuseio seguro de utensílios de cozinha.
Os alunos aprenderam a reconhecer a importância de uma alimentação saudável e equilibrada.
Esta atividade pode ser integrada a várias disciplinas, como o Estudo do Meio, Matemática (medição e proporções), Competências Digitais (pesquisa) e Educação Física (importância da nutrição para a saúde), entre outras.
Os alunos foram incentivados a compartilhar o que aprenderam sobre o cultivo biológico e a preparação de alimentos saudáveis com suas famílias e comunidade em geral.
A atividade incentiva hábitos alimentares saudáveis entre os alunos e suas famílias, promovendo uma alimentação mais consciente e sustentável.
A confeção de uma salada de morangos na sala de aula é uma atividade educativa, divertida e prática que promove a aprendizagem interdisciplinar e hábitos alimentares saudáveis. Além disso, fortalece a conexão dos alunos com a natureza e a importância da sustentabilidade.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Em cada visita dos alunos à horta biológica, o professor fez uma breve introdução sobre a importância da agricultura biológica, explicando como ela contribui para a sustentabilidade e a saúde do solo.
Os alunos foram convidados a explorar a horta, onde puderam observar diferentes tipos de plantas, aprender sobre as suas caraterísticas e entender como cada uma delas contribui para o ecossistema.
Após as atividades práticas, os alunos reuniram-se para discutir o que aprenderam. O professor fez algumas perguntas para estimular a reflexão, tais como: "Por que é importante usar métodos biológicos na agricultura?", "Como podemos aplicar o que aprendemos hoje em nossas vidas diárias?"
Durante a aula de campo, os alunos fizeram desenhos e seguidamente produziram um resumo coletivo dos principais pontos abordados.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Sempre que possível os alunos puderam levar para casa alguns vegetais colhidos ou sementes para plantar, incentivando a continuidade do aprendizado em casa.
Esta experiência não só ensina sobre agricultura biológica, mas também promove a conexão com a natureza e a compreensão da importância da sustentabilidade.
15.1. Link para a página da horta: