Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora (Caminha)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe há três anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

168 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

12

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Matemática - Estudo do Meio - Português – Artes

3.3. N.º de alunos envolvidos:

182

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

A família, a escola e toda a comunidade educativa trataram da recolha de sementes, da sementeira, da plantação, das hortícolas e da manutenção da horta biológica. Foi a família e outras pessoas da comunidade educativa que estiveram envolvidas na ajuda do "ensinar a fazer" os distintos trabalhos agrícolas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A escola e toda a comunidade educativa estão envolvidas na manutenção de uma horta biológica, promovendo um ambiente mais saudável e criando laços de amizade e partilha de conhecimento entre os membros da comunidade escolar. Em conjunto, desenvolve-se uma maior “consciência ecológica” e conhecimentos no âmbito da sustentabilidade e da alimentação saudável.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os principais trabalhos da horta (compostagem, fertilização, sementeira, plantação), são feitos pelos alunos, docentes e encarregados de educação.
Todos os alunos são responsáveis pela manutenção diária e semanal da horta. A manutenção da mesma, como regar, sachar, mondar, é feita, quase diariamente, pelos alunos com o auxílio dos Assistentes Operacionais. Também lhes são atribuídas tarefas relacionadas com a manutenção do compostor. As famílias e a comunidade local também colaboram ativamente no cultivo da horta, preparação do solo, ajudando a semear/plantar e colaboram com sementes ou plantas.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo da horta foi fertilizado com composto orgânico, fruto da compostagem realizada na escola e com estrume de cabra e ovelha do curral comunitário do baldio de Riba de Âncora. Algumas etapas de tratamento do solo, tais como fresar a terra, estiveram a cargo dos funcionários da autarquia local.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Existem alguns compostores, onde a compostagem é feita com folhas, galhos recolhidos no recreio e resíduos orgânicos (cantina, casca de fruta dos lanches dos alunos e das famílias em casa).

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Nabiça, morango, batata, couves, repolho, alface, cebolo, brócolos, beterrabas, feijão, pimento, rabanete, tomate, favas, ervilhas, abóboras e ervas aromáticas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Esperamos produzir aproximadamente 50kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alguns dos produtos da horta são utilizados na preparação de algumas refeições da cantina escolar. À medida que se vão colhendo mais produtos da horta, será realizada uma feira de hortícolas sempre que necessário e sempre com o apoio da família. O dinheiro angariado será para a manutenção da horta ao longo dos próximos anos letivos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água da chuva é reaproveitada, através de baldes e garrafões que são usados sempre que não chove. Existe também, com a colaboração da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, a colocação de um ponto de água próximo da horta para permitir uma maior facilidade de rega, A rega é feita com recurso a uma mangueira e é realizada quase sempre de manhã ou ao fim da tarde, sempre que necessário.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Para que as pragas não entrem na horta foram plantadas: lavanda, citronela, manjericão, salsa, trovisco, crisântemo, erva doce, hortelã e cravo túnico.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A "Venda de produtos da horta biológica na feira da nossa escola" é um evento anual que se realiza uma ou duas vezes ao ano. Este evento envolve a participação ativa de todos os alunos da escola.
Os alunos estão envolvidos em várias etapas do processo, desde o cultivo e cuidado das plantas até a colheita e preparação dos produtos para venda. Eles também ajudam na organização e gestão das bancas durante a feira, aprendendo sobre empreendedorismo e sustentabilidade.
Além dos alunos, o evento conta com a participação dos professores e assistentes operacionais. As famílias dos alunos também são incentivadas a participar, seja ajudando na preparação dos produtos ou comprando os itens durante a feira.
A feira tem algum impacto na comunidade escolar. Promove a conscientização sobre a importância da agricultura biológica e da alimentação saudável. Os produtos vendidos são frescos e cultivados sem o uso de pesticidas químicos, o que incentiva práticas de consumo mais sustentáveis.
A feira serve também como uma ferramenta prática para a educação ambiental, permitindo que os alunos conheçam o ciclo completo de produção de alimentos. O evento fortalece os laços entre a escola e a comunidade, promovendo um senso de cooperação e apoio mútuo. Para além disso, os alunos desenvolvem habilidades práticas em jardinagem, vendas e comunicação, além de aprenderem sobre a importância da sustentabilidade. Este evento é um excelente exemplo de como a educação pode ser integrada com práticas sustentáveis para beneficiar tanto os alunos quanto a comunidade.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Os alunos tiveram a oportunidade de comer tomate-cereja. Muitos ainda não tinham provado e foi muito apreciado.
Ainda foi confecionado salada de morangos e mirtilo na escola. Esta pode ter diversos benefícios educativos e práticos. Os alunos aprenderam a cultivar morangos de forma biológica na horta da escola. Eles cuidaram das plantas, observam o crescimento e colheram os frutos quando estavam maduros.
Os professores organizam a atividade, garantindo que todos os materiais necessários estejam disponíveis, como morangos frescos, outros ingredientes para a salada, utensílios de cozinha e recipientes. Para confecionar a salada, os alunos começam por lavar bem as mãos e os morangos. Este é um momento pertinente para discutir a importância da higiene na preparação de alimentos.
Seguidamente e sob a supervisão dos professores, os alunos cortaram os morangos, aprendendo técnicas básicas de corte e manuseio seguro de utensílios de cozinha.
Os alunos aprenderam a reconhecer a importância de uma alimentação saudável e equilibrada.
Esta atividade pode ser integrada a várias disciplinas, como o Estudo do Meio, Matemática (medição e proporções), Competências Digitais (pesquisa) e Educação Física (importância da nutrição para a saúde), entre outras.
Os alunos foram incentivados a compartilhar o que aprenderam sobre o cultivo biológico e a preparação de alimentos saudáveis com suas famílias e comunidade em geral.
A atividade incentiva hábitos alimentares saudáveis entre os alunos e suas famílias, promovendo uma alimentação mais consciente e sustentável.
A confeção de uma salada de morangos na sala de aula é uma atividade educativa, divertida e prática que promove a aprendizagem interdisciplinar e hábitos alimentares saudáveis. Além disso, fortalece a conexão dos alunos com a natureza e a importância da sustentabilidade.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Estas aulas decorreram ao longo do desenvolvimento da nossa horta biológica. Esta experiência foi muito enriquecedora e educativa.
Em cada visita dos alunos à horta biológica, o professor fez uma breve introdução sobre a importância da agricultura biológica, explicando como ela contribui para a sustentabilidade e a saúde do solo.
Os alunos foram convidados a explorar a horta, onde puderam observar diferentes tipos de plantas, aprender sobre as suas caraterísticas e entender como cada uma delas contribui para o ecossistema.
Após as atividades práticas, os alunos reuniram-se para discutir o que aprenderam. O professor fez algumas perguntas para estimular a reflexão, tais como: "Por que é importante usar métodos biológicos na agricultura?", "Como podemos aplicar o que aprendemos hoje em nossas vidas diárias?"
Durante a aula de campo, os alunos fizeram desenhos e seguidamente produziram um resumo coletivo dos principais pontos abordados.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Todos os alunos participaram nas atividades práticas, como semear as sementes, plantar plantas adquiridas, regar as plantas e colher vegetais. O professor explicou algumas técnicas de cultivo biológico, como a rotação de culturas, o uso de compostagem e a importância de evitar pesticidas químicos.
Sempre que possível os alunos puderam levar para casa alguns vegetais colhidos ou sementes para plantar, incentivando a continuidade do aprendizado em casa.
Esta experiência não só ensina sobre agricultura biológica, mas também promove a conexão com a natureza e a compreensão da importância da sustentabilidade.

15.1. Link para a página da horta:

https://muitossonhos.blogspot.com/