saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Não é possível precisar, mas já existiu - existem estruturas de estufa e ponto de rega. No ano letivo imediatamente anterior não foi dinamizada.
2. Área aproximada da horta (m²):
50 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Ciências Naturais, Oferta Complementar, Cidadania e Desenvolvimento
3.3. N.º de alunos envolvidos:
60
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
2
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As família foram responsáveis pelo fornecimento de sementes e de alguns espécimes vegetais e ornamentais. Também ajudaram com alguns conhecimentos, transmitidos aos alunos.
Ainda assim, em futuros anos poderá ser aspeto a melhorar.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A horta escolar tem promovido um impacto positivo através do incentivo a práticas sustentáveis, da promoção de uma alimentação saudável e do fortalecimento de laços intergeracionais. Entre os alunos, observa-se um maior envolvimento com temas ambientais, o desenvolvimento do sentido de responsabilidade e a aquisição de competências práticas relacionadas com a agricultura biológica e a sustentabilidade. A participação ativa no cultivo e manutenção da horta tem também contribuído para melhorar a cooperação, o trabalho em equipa e o respeito pela natureza. Também favoreceu os laços entre alunos e professores.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A horta foi dividida em 4 espaços: um talhão para cada uma das 3 turmas envolvidas e um quarto talhão para a constituição de um canteiro de polinizadores - seguindo um pouco a lógica implementada no conselho de Guimarães que nos serviu de inspiração (“Prado por cortar, abelhas a trabalhar” e “Não cortamos para protegermos os polinizadores”).
A manutenção da horta é feita pelos alunos/professores e (previsivelmente, no período de paragem letiva de junho a setembro) pelos funcionários. Existe um ponto de água junto à horta e foram adquiridos 3 regadores de mão para minorar o desperdício de água.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza e preparação do solo foi feita pelos alunos com as ferramentas disponíveis na escola.
Não foi feita qualquer fertilização do solo, mas nas nossas intenções tencionávamos utilizar composto produzido na escola (até ao momento não foi produzido em quantidade suficiente, mas contamos ter composto ainda no presente ano).
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Todos os resíduos orgânicos do bar dos professores e alguns dos provenientes da cantina (sobretudo cascas de fruta e alguns vegetais impróprios para consumo, uma vez que a maioria dos alimentos já chega descascado à escola; não são utilizados alimentos cozinhados, guardanapos e outros elementos), galhos e ervas resultantes da limpeza dos espaços da escola, matéria vegetal variada.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Foram plantadas alfaces, tomates, morangos, feijão, girassóis, flores, entre outros espécimes. Deu-se liberdade aos alunos para trazerem o que entendessem e pudessem trazer. Numa fase posterior, poderão ser pensadas consociações favoráveis.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Ainda não foi contabilizado. O que se produziu até ao momento é em muito pequena quantidade.
Relembre-se que o projeto ainda se encontra numa fase de arranque - apenas se iniciou em meados de março, quando foi possível aos elementos participantes e quando as condições meteorológicas foram mais favoráveis e confortáveis aos alunos.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Quando a horta começar a produzir numa quantidade mais relevante, poderão ser utilizados numa venda de produtos. Ainda não está definido tal destino.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega tem ficada a cargo das turmas envolvidas. Prevemos que a mesma seja continuada pelos funcionários durante as férias grandes, ainda exista a ameaça de algum retrocesso. Esperemos que possa haver continuidade e melhoramentos no próximo ano letivo.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Não se aplica - não foi verificado até ao momento.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
Não se aplica.
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Ainda não existem dados.
Atividade 2:
Descrição:
Ainda não existem dados.
Atividade 3:
Descrição:
Ainda não existem dados.
15. Outros aspetos de realce da horta:
Tem sido um projeto de grande envolvimento dos alunos. Uma atividade que também incluir um caráter lúdico. Existem aspetos a melhorar, como a manutenção das vedações.
15.1. Link para a página da horta:
Não existe