Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola Básica de Pias (Monção) (Monção)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Porque as crianças de hoje serão os adultos de amanhã, estamos a trabalhar ativamente para construir um futuro mais ecológico e sustentável, promovendo uma sociedade ambientalmente responsável através de várias iniciativas ao longo do ano letivo.
Com a participação de 220 alunos da Educação Pré-Escolar, do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, realizou-se a plantação de várias dezenas de árvores nos terrenos envolventes da escola, com o apoio da equipa de sapadores florestais. De mangas arregaçadas e com grande entusiasmo, os alunos dedicaram-se à plantação de espécies autóctones, demonstrando empenho e espírito de equipa.
Foi também inaugurada a horta biológica, com cada ano de escolaridade responsável pelas plantações nos respetivos canteiros. No final das atividades, as mãos estavam sujas, as roupas com pequenas manchas e os rostos estampavam uma alegria genuína — sinal claro de que a experiência foi vivida com entusiasmo e prazer.
Durante a tarde, os alunos assistiram a uma sessão informativa sobre a vespa asiática, onde aprenderam sobre a importância do seu controlo para a preservação da biodiversidade. A sessão incluiu ainda exercícios práticos e demonstrações, enriquecendo o conhecimento dos participantes.
Todas estas ações refletem o compromisso da escola com o Projeto Eco-Escolas, simbolizado pelo hastear da Bandeira Verde — um reconhecimento do esforço coletivo em prol da sustentabilidade ambiental.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: