Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica de Pias (Monção) (Monção)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 meses

2. Área aproximada da horta (m²):

-50m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

12

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Ciências da Natureza, Educação Tecnológica

3.3. N.º de alunos envolvidos:

228

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

São as famílias que enviam as sementes/plantas para serem semeadas/plantadas na horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos consomem na escola os produtos hortícolas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada ano de escolaridade é responsável por um canteiro, fazendo a sementeira, plantação e manutenção do mesmo.

7. Como é feita a preparação do solo?

Como a horta está distribuída em canteiros, a sua manutenção é de fácil concretização, sendo os responsáveis encarregues dessa tarefa. A fertilização é feita a partir do composto produzido na escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os resíduos orgânicos da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Batatas, alfaces, couves, morangos, tomates, cebolas, cebolinho, rúcula , rabanetes, aipo, beterraba, canónigos, abóbora, coentros, pimentos, brócolos, girassóis, alecrim, salsa, orégão, tomilho, fisális, menta e plantas melíferas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

2 ou 3kg por canteiro.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo na escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Até ao momento são os alunos responsáveis por regar e a rega é feita com regadores.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita a remoção das ervas daninhas quinzenal ou mensalmente pelos alunos e professores.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Ação de sensibilização ambiental 25 de março

Porque as crianças de hoje serão os adultos de amanhã, estamos a trabalhar ativamente para construir um futuro mais ecológico e sustentável, promovendo uma sociedade ambientalmente responsável através de várias iniciativas ao longo do ano letivo.
Com a participação de 220 alunos da Educação Pré-Escolar, do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, realizou-se a plantação de várias dezenas de árvores nos terrenos envolventes da escola, com o apoio da equipa de sapadores florestais. De mangas arregaçadas e com grande entusiasmo, os alunos dedicaram-se à plantação de espécies autóctones, demonstrando empenho e espírito de equipa.
Foi também inaugurada a horta biológica, com cada ano de escolaridade responsável pelas plantações nos respetivos canteiros. No final das atividades, as mãos estavam sujas, as roupas com pequenas manchas e os rostos estampavam uma alegria genuína — sinal claro de que a experiência foi vivida com entusiasmo e prazer.
Durante a tarde, os alunos assistiram a uma sessão informativa sobre a vespa asiática, onde aprenderam sobre a importância do seu controlo para a preservação da biodiversidade. A sessão incluiu ainda exercícios práticos e demonstrações, enriquecendo o conhecimento dos participantes.
Todas estas ações refletem o compromisso da escola com o Projeto Eco-Escolas, simbolizado pelo hastear da Bandeira Verde — um reconhecimento do esforço coletivo em prol da sustentabilidade ambiental.


Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: