Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica e Secundária de S. João da Madeira (São João da Madeira)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta teve início este ano letivo.

2. Área aproximada da horta (m²):

30 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e Educação Especial

3.3. N.º de alunos envolvidos:

15

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias contribuíram com sementes e plantas aromáticas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Aumenta a responsabilidade e autoestima, os alunos aprendem a cuidar de um ser vivo e a lidar com os resultados do seu empenho, ao observarem os resultados do seu trabalho (plantas a crescer, colheitas) reforça a confiança;
Promoção do trabalho em equipa, os alunos aprendem a colaborar, a partilhar tarefas e a respeitar os outros;
Educação para a sustentabilidade, desenvolve a consciência ambiental e hábitos sustentáveis desde cedo;
Melhora hábitos alimentares, estimula o interesse por alimentos frescos e saudáveis.
Compreensão da origem dos alimentos, ajuda os alunos a perceberem de onde vêm os alimentos que consomem diariamente.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O grupo da eco -escola uma vez por semana, durante dois tempos, prepara o terreno, planta, semeia, rega, retira ervas daninhas e colhe os alimentos disponíveis.
Durante a semana, alguns alunos vão fazendo a manutenção da horta e regam, nos seus tempos livres.

7. Como é feita a preparação do solo?

É retirada as ervas daninhas (limpeza) e cavado, para mobilizar o solo.
Embora se tenha compostor, até agora ainda não foi possível retirar o composto para usar como fertilizante.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

No compostor são colocados restos de alimentos trazidos pelos alunos e professores. São também ali colocados resíduos verdes e castanhos resultantes da limpeza do espaço.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Culturas: semeadas ervilhas, favas e cenouras e plantado alface. A consociação foi feita entre as cenouras e as ervilhas e as favas e as alfaces.
Plantaram-se ervas aromáticas (rosmaninho, lavanda, alfazema, tomilho, hortelã, entre outras)
Fez-se um canteiro de várias plantas polinizadoras.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Da horta conseguiu-se ate ao momento colher as favas, aproximadamente 500gr.
Temos alfaces a crescer (10 pés) para se colherem.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

As favas vão ser confecionadas pela colega de Educação Especial num dos tempos dedicados à horta.
Poderá ser confecionada uma salada para os alunos da eco-escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É regado a regador.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente tenta verificar-se, não foram detetadas pragas nem doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os alunos envolvidos no projeto da horta terão a oportunidade de saborear este prato, confecionado com alimentos frescos e saudáveis por eles próprios cultivados. Esta atividade promove hábitos alimentares saudáveis e valoriza o trabalho realizado no cultivo da horta escolar.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Foram plantadas, na zona envolvente à horta, árvores e arbustos autóctones.

15.1. Link para a página da horta: