Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola Básica de Ventosa (Torres Vedras)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Semanalmente, estão envolvidas as crianças, as educadoras, as professoras, as assistentes operacionais e esporadicamente outros membros da comunidade, como pais e avós que ajudam com atividades mais específicas (esta é uma zona rural).
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Conhecer os benefícios do cultivo biológico.
Benefícios de uma alimentação saudável e sustentável.
Motivar os alunos para a criação das suas próprias hortas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
Limpeza: Monda manual e usamos estilha para supressão das “daninhas”.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
340 alunos envolvidos;
20 docentes;
12 Assistentes Operacionais;
O impacto na comunidade é muito positivo, uma vez que os alunos estão mais sensibilizados para a agricultura biológica, alimentação saudável e a produção dos seus próprios alimentos.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
- desenvolvimento de plantas (prensa de folhas e flores);
- construir "hotel” para insetos para atrair polinizadores.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Esta nova configuração facilitou às crianças, mesmo as com mobilidade reduzida, o acesso à horta, criando assim uma experiência rica e transformadora repetida semanalmente, e envolvendo-as em todas as fases — da preparação do solo à colheita — permite-lhes aprendendo fazendo, de forma natural e envolvente.
15.1. Link para a página da horta: