Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica de Ventosa (Torres Vedras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

20

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio e Educação para a Sustentabilidade

3.3. N.º de alunos envolvidos:

340

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

12

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias patrocinaram financeiramente a realização do Projeto Agroflorestal.
Semanalmente, estão envolvidas as crianças, as educadoras, as professoras, as assistentes operacionais e esporadicamente outros membros da comunidade, como pais e avós que ajudam com atividades mais específicas (esta é uma zona rural).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Reconhecer a importância dos solos na produção dos alimentos.
Conhecer os benefícios do cultivo biológico.
Benefícios de uma alimentação saudável e sustentável.
Motivar os alunos para a criação das suas próprias hortas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Através do Projeto Agroflorestal.

7. Como é feita a preparação do solo?

Através do Projeto Agroflorestal, a dinamizadora é a responsável por essas atividades em colaboração com os docentes.
Limpeza: Monda manual e usamos estilha para supressão das “daninhas”.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Aparas da relva dos espaços verdes, restos de fruta e vegetais dos lanches e almoços das crianças, desperdícios de papel e folhas das nossas árvores envolventes.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tomate, pepino, pimentos, alfaces variadas, rúcula, cenoura, beterraba, salsa, coentros, curgetes e couves variadas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Ainda não temos estes dados.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos produzidos têm como destino serem confecionados e degustados em lanches saudáveis, sopas e saladas no refeitório, entregues a famílias carenciadas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Junta de Freguesia e alunos com a supervisão da dinamizadora do Projeto, docentes e assistente operacionais..

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Através do Projeto Agroflorestal: Intercalamos diferentes espécies, plantamos herbáceas, usamos estilha e casca de ovo.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta semanais;
340 alunos envolvidos;
20 docentes;
12 Assistentes Operacionais;
O impacto na comunidade é muito positivo, uma vez que os alunos estão mais sensibilizados para a agricultura biológica, alimentação saudável e a produção dos seus próprios alimentos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Horta como recurso de sala sensorial, onde são promovidas atividades onde as crianças podem experimentar as diferentes texturas, cheirar plantas e ervas, sentir paladares, ouvir o vento das árvores e som dos pássaros e sentir a alegria de estar ao ar livre.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

A horta permite o espaço perfeito para promover aulas de exterior/campo e com atividades multidisciplinares:
- desenvolvimento de plantas (prensa de folhas e flores);
- construir "hotel” para insetos para atrair polinizadores.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Este ano letivo decidimos substituir a plantação tradicional da horta por canteiros elevados com influência de Permacultura, com o objetivo de criar um espaço mais acessível, sustentável e educativo para as nossas crianças. Os canteiros elevados facilitam o acesso dos mais pequenos, permitindo que participem nas atividades de cultivo sem dificuldades de mobilidade ou postura. Além disso, promovem um melhor controle da qualidade do solo, ajudam na retenção da água e reduzem o aparecimento de infestantes.
Esta nova configuração facilitou às crianças, mesmo as com mobilidade reduzida, o acesso à horta, criando assim uma experiência rica e transformadora repetida semanalmente, e envolvendo-as em todas as fases — da preparação do solo à colheita — permite-lhes aprendendo fazendo, de forma natural e envolvente.

15.1. Link para a página da horta: