Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima (Aveiro)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta pedagógica e BIO existe na Escola há mais de 28 anos, no edifício Aires Barbosa.

2. Área aproximada da horta (m²):

Aproximadamente 63 metros quadrados (7m x 9m)

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4 professoras do 4º ano e 2 do 2.º ciclo.

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

DAC - Domínio da Autonomia Curricular (4.º e 6.º anos) e Ciências Naturais e Educação Para a Cidadania (6.º ano)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

26 alunos do 4.º ano e 73 alunos do 6.º ano.

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são convidadas a vir à Escola, no início e ao longo do ano letivo, para colaborar na preparação do terreno, sementeira/plantação e manutenção do espaço da horta e também quando se vendem produtos da horta ou se realizam atividades de divulgação de boas práticas em agricultura biológica. Os alunos transmitem às suas famílias, ao longo do ano, os conhecimentos que adquirem nos trabalhos realizados na horta, bem como a satisfação pelo seu envolvimento no crescimento e cuidados das Plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A valorização dos conhecimentos e a aquisição de experiências que os alunos intervenientes nas atividades vivenciam, têm tido impacto neles próprios e na comunidade educativa, nomeadamente junto dos seus pares, família, professores e demais elementos, que se manifesta através de uma maior sensibilidade na divulgação, produção e consumo de produtos biológicos.
Quando se entende oportuno, são oferecidas aos alunos, para levar para suas casas, algumas sementes e plantas com o objetivo de dar continuidade e fortalecer a sensibilização quer deles próprios quer da sua família.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos do 4º ano e os das turmas C, D, E e F do 6º ano desenvolveram atividades na “Horta Pedagógica BIO”, no âmbito do DAC.
A manutenção da horta é assegurada pelos alunos e professores dessas turmas, em horários articulados.
As atividades desenvolvidas foram: preparação do terreno, sementeira e plantação das plantas selecionadas, monda, rega e separação de resíduos para compostagem. Têm vindo a ser melhoradas algumas técnicas agrícolas, designadamente a consociação de culturas e a luta biológica contra pragas.
Mantém-se a parceria com a Escola Superior Agrária de Coimbra na aprendizagem de técnicas adequadas à Agricultura Biológica.
Durante as interrupções letivas, a rega é normalmente assegurada por uma funcionária.

7. Como é feita a preparação do solo?

A mobilização é manual e mínima e as ervas não desejadas são arrancadas e deixadas sobre os passeios entre os canteiros para fornecimento de matéria orgânica. No início do ano letivo foi incorporado no solo todo o composto existente à altura no compostor e algum composto bio. As borras de café do bar da Escola são também utilizadas para incorporar no solo da horta.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com: folhas, ervas, restos de vegetais, borras de café, pacotes de chá, cascas e restos orgânicos, quer da escola quer de casa de alguns professores e outros funcionários. De vez em quando os resíduos, no compostor, são revolvidos para que a compostagem decorra da melhor forma.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, ervilhas, alface, tomates, cebolinho, cebolas, alhos, espinafres, couves variadas, morangos, fisalis, medronheiros, boldo, girassóis, feijão verde, abóboras, batatas e batata-doce, courgettes, erva-príncipe, hortelã comum e hortelã pimenta, mangericão, sálvia, salsa e coentros, camomila, cidreira, limonete, alecrim e cravos túnicos. Tentamos dispor estas plantas em consociações favoráveis.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

A maior parte das plantas encontram-se ainda em desenvolvimento. Foram colhidas ervas aromáticas, designadamente, hortelã comum e hortelã pimenta, cidreira. Foram também colhidas batatas, favas, ervilhas e espinafres.
Os objetivos de uma Horta Pedagógica e Bio residem essencialmente na formação dos alunos e da comunidade educativa, não constituindo prioridade a quantidade de produtos obtidos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos são vendidos, por preços simbólicos, aos intervenientes nas atividades da horta e outros elementos da comunidade educativa. São, também, utilizados no bar para infusões e para os alunos confecionarem algumas receitas, com supervisão de professores.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os contentores oferecidos, por um encarregado de educação e outro pela Junta de Freguesia de Esgueira,são utilizados para armazenamento de água (da chuva e não só) que é utilizada sempre que necessário. Temos um contentor pequeno que recolhe água da chuva. São utilizados regadores e uma mangueira. A rega é efetuada evitando, ao máximo, o desperdício de água.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização das doenças é feita sempre que se intervém na horta o que acontece uma a duas vezes por semana.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

ATIVIDADE 1:
"Aulas na Horta" - Os professores de Ciências Naturais realizaram aulas na horta, principalmente as aulas de Botânica.
Os professores de Educação Especial realizaram atividades relacionadas com a Horta Bio.
Os professores do 4.º ano estão a realizar várias aulas na horta: de leitura e de Estudo do Meio (esta atividade irá decorrer até ao final do ano letivo - 30 de junho).

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

ATIVIDADE 2:
"Confeção de sopas e outros pratos"
Estão a ser utilizados produtos hortícolas para confecionar alguns pratos, pelos professores e alunos de Educação Especial (esta atividade irá decorrer até ao final do ano letivo - 30 de junho).

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

ATIVIDADE 3:
"Venda de produtos da Horta"
Esta venda vai acontecendo regularmenta, à medida que vão existindo produtos da horta em condições de serem vendidos.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

É cada vez mais importante a existência de uma Horta Pedagógica Bio na Escola, ainda mais em meio urbano, porque o conhecimento adquirido pelos alunos e outros elementos da comunidade educativa à volta do trabalho na horta, é muito valioso para o seu futuro e para a sustentabilidade do planeta.
Constata-se continuamente o espanto destes alunos, muitos deles sem qualquer contacto com a realidade do campo, quando se envolvem nestas atividades. Nota-se que há mais alunos sensibilizados para estas práticas de preservação da Saúde e do Ambiente.

15.1. Link para a página da horta: