Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima (Aveiro)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Quando se entende oportuno, são oferecidas aos alunos, para levar para suas casas, algumas sementes e plantas com o objetivo de dar continuidade e fortalecer a sensibilização quer deles próprios quer da sua família.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é assegurada pelos alunos e professores dessas turmas, em horários articulados.
As atividades desenvolvidas foram: preparação do terreno, sementeira e plantação das plantas selecionadas, monda, rega e separação de resíduos para compostagem. Têm vindo a ser melhoradas algumas técnicas agrícolas, designadamente a consociação de culturas e a luta biológica contra pragas.
Mantém-se a parceria com a Escola Superior Agrária de Coimbra na aprendizagem de técnicas adequadas à Agricultura Biológica.
Durante as interrupções letivas, a rega é normalmente assegurada por uma funcionária.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Os objetivos de uma Horta Pedagógica e Bio residem essencialmente na formação dos alunos e da comunidade educativa, não constituindo prioridade a quantidade de produtos obtidos.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
"Aulas na Horta" - Os professores de Ciências Naturais realizaram aulas na horta, principalmente as aulas de Botânica.
Os professores de Educação Especial realizaram atividades relacionadas com a Horta Bio.
Os professores do 4.º ano estão a realizar várias aulas na horta: de leitura e de Estudo do Meio (esta atividade irá decorrer até ao final do ano letivo - 30 de junho).
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
"Confeção de sopas e outros pratos"
Estão a ser utilizados produtos hortícolas para confecionar alguns pratos, pelos professores e alunos de Educação Especial (esta atividade irá decorrer até ao final do ano letivo - 30 de junho).
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
"Venda de produtos da Horta"
Esta venda vai acontecendo regularmenta, à medida que vão existindo produtos da horta em condições de serem vendidos.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Constata-se continuamente o espanto destes alunos, muitos deles sem qualquer contacto com a realidade do campo, quando se envolvem nestas atividades. Nota-se que há mais alunos sensibilizados para estas práticas de preservação da Saúde e do Ambiente.
15.1. Link para a página da horta: