Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola Secundária de Valongo (Valongo)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Na comunidade escolar e local, o projeto reforça o papel da escola como agente de sensibilização ecológica. A participação no projeto INCREASE permitiu valorizar as variedades agrícolas tradicionais portuguesas e europeias, promovendo o conhecimento do património genético agrícola e o respeito pela diversidade biológica.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Nos canteiros em solo (projeto INCREASE): diferentes variedades tradicionais de feijão (como feijão-frade, feijão manteiga, entre outros), com experiências de consorciação com milho e aromáticas, como forma de promover a biodiversidade e testar interações benéficas.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Nos canteiros: rega manual, feita com regadores e bidões reaproveitados. Sempre que possível, é usada água da chuva recolhida em reservatórios. A rega é feita em horários estratégicos (início da manhã ou fim do dia) para evitar perdas por evaporação.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Frequência: quinzenalmente
Número de pessoas envolvidas: cerca de 45 alunos de duas turmas + 3 professores
Tipo de participação dos alunos: observação direta, registo em diário de bordo, experiências de germinação, montagem de sistemas de hidroponia, transplante e colheita.
Impacto: melhoria do envolvimento nas disciplinas de Ciências, Geografia e Cidadania; desenvolvimento de competências práticas e espírito crítico.
Outros aspetos relevantes: articulação com os temas da sustentabilidade, biodiversidade e alimentação saudável. Participação em projeto europeu (INCREASE), Criação de registos fotográficos e científicos, Divulgação em redes sociais escolares.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Frequência: 3 vezes (em articulação com dias temáticos e alimentação saudável)
Número de pessoas envolvidas: cerca de 60 alunos + 4 professores + assistentes operacionais
Tipo de participação dos alunos: colheita de produtos, preparação dos ingredientes, confeção (com supervisão), degustação e avaliação sensorial.
Impacto: promoção da alimentação saudável, valorização do produto local e da produção ecológica, incentivo à redução do desperdício alimentar.
Outros aspetos relevantes: foi feita articulação com o currículo de Cidadania, Ciências e Educação Alimentar.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Frequência: contínua ao longo do segundo semestre.
Número de pessoas envolvidas: cerca de 15 alunos + professores + contacto com investigadores do projeto
Tipo de participação dos alunos: sementeira de variedades tradicionais de feijão em solo, recolha de dados científicos (crescimento, produtividade, características da vagem), registo em plataforma digital, e troca de sementes com outras escolas/participantes.
Impacto: contacto direto com ciência cidadã, valorização de variedades agrícolas tradicionais, e sentido de pertença a um projeto internacional.
Outros aspetos relevantes: integração curricular em disciplinas como Geografia, Ciências Naturais, Biologia, Cidadania e TIC; promoção de consciência ambiental e agrícola crítica.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: