Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Secundária de Valongo (Valongo)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A Horta existe à seis anos. Ao longo deste período teve períodos de interrupção en virtude de a escola ter sofrido obras de requalificação, concluída neste final de ano letivo completa essa requalificação.

2. Área aproximada da horta (m²):

Entre 5 a 10m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Biologia e grupo de estágio de Biologia-Geologia e Geografia

3.3. N.º de alunos envolvidos:

65

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sim. As famílias são envolvidas através de partilhas regulares dos alunos sobre o desenvolvimento da horta, com destaque para o cultivo hidropónico e as variedades tradicionais selecionadas no âmbito do projeto europeu INCREASE. Em algumas ocasiões, os encarregados de educação são convidados a visitar a escola e observar os sistemas de cultivo ou a participar em atividades pontuais. Alguns alunos levam sementes para germinação em casa e partilham os resultados, promovendo a transferência de conhecimentos e boas práticas para o contexto familiar.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Nos alunos, o impacto tem sido significativo: desenvolvem competências científicas, ambientais e sociais ao participarem ativamente na montagem e manutenção do sistema hidropónico, e no cultivo em solo dos feijões tradicionais. Ganha-se ainda consciência sobre segurança alimentar, biodiversidade e sustentabilidade.

Na comunidade escolar e local, o projeto reforça o papel da escola como agente de sensibilização ecológica. A participação no projeto INCREASE permitiu valorizar as variedades agrícolas tradicionais portuguesas e europeias, promovendo o conhecimento do património genético agrícola e o respeito pela diversidade biológica.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é organizada por turnos, atribuídos às duas turmas envolvidas no projeto. Cada grupo tem tarefas semanais, como o controlo do pH e da condutividade elétrica da água, a monitorização do crescimento das plantas, o reabastecimento de soluções nutritivas e o registo de dados no caderno de campo. A coordenação geral é feita pelos professores responsáveis, com apoio dos alunos Eco-Escolas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A manutenção está a cargo de duas turmas, organizadas em pequenos grupos com tarefas semanais rotativas: verificação do sistema hidropónico (nível da água, solução nutritiva, pH), rega dos canteiros, observação do desenvolvimento das culturas, limpeza da área e registo em caderno de campo. Os alunos Eco-Escolas colaboram na supervisão geral e na organização das tarefas em articulação com os docentes responsáveis.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Para os canteiros do projeto INCREASE, o solo foi preparado com mobilização ligeira e incorporação de composto produzido na escola. Foram realizadas sementeiras em caixas de ovos, posteriormente transplantadas para o campo. O solo é monitorizado regularmente pelos alunos, que observam o estado da planta e as condições ambientais.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Sim. A escola mantém uma compostagem ativa, com resíduos orgânicos provenientes da cantina, lanche dos alunos (cascas de fruta, restos vegetais) e resíduos vegetais da horta (folhas secas, aparas). O composto resultante é utilizado na horta em solo, melhorando a fertilidade e promovendo a economia circular.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

No sistema hidropónico: alface, salsa, nabiças e agriões.
Nos canteiros em solo (projeto INCREASE): diferentes variedades tradicionais de feijão (como feijão-frade, feijão manteiga, entre outros), com experiências de consorciação com milho e aromáticas, como forma de promover a biodiversidade e testar interações benéficas.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos são consumidos em contexto escolar, em pequenas degustações ou atividades pedagógicas. Parte dos feijões colhidos no âmbito do INCREASE é utilizada para recolha de dados científicos (peso, forma, produtividade), sendo as sementes preservadas para futuras plantações e trocas de sementes entre escolas parceiras.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Na hidroponia: rega automatizada com bomba elétrica, que recircula a solução nutritiva. Os alunos monitorizam diariamente os níveis de água, a condutividade elétrica e o pH.

Nos canteiros: rega manual, feita com regadores e bidões reaproveitados. Sempre que possível, é usada água da chuva recolhida em reservatórios. A rega é feita em horários estratégicos (início da manhã ou fim do dia) para evitar perdas por evaporação.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. A monitorização de pragas e doenças é realizada semanalmente pelos alunos, durante as atividades de manutenção. São observadas alterações nas folhas, sinais de mordeduras, manchas, fungos ou presença de insetos. Os dados são registados num caderno de campo e, quando necessário, são aplicadas medidas corretivas ecológicas, como a remoção manual, armadilhas naturais ou soluções caseiras (ex.: infusão de alho). A supervisão é feita com apoio dos professores e do técnico agrícola da autarquia (quando disponível).

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta
Frequência: quinzenalmente
Número de pessoas envolvidas: cerca de 45 alunos de duas turmas + 3 professores
Tipo de participação dos alunos: observação direta, registo em diário de bordo, experiências de germinação, montagem de sistemas de hidroponia, transplante e colheita.
Impacto: melhoria do envolvimento nas disciplinas de Ciências, Geografia e Cidadania; desenvolvimento de competências práticas e espírito crítico.
Outros aspetos relevantes: articulação com os temas da sustentabilidade, biodiversidade e alimentação saudável. Participação em projeto europeu (INCREASE), Criação de registos fotográficos e científicos, Divulgação em redes sociais escolares.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confecção de sopas e outros pratos com produtos da horta
Frequência: 3 vezes (em articulação com dias temáticos e alimentação saudável)
Número de pessoas envolvidas: cerca de 60 alunos + 4 professores + assistentes operacionais
Tipo de participação dos alunos: colheita de produtos, preparação dos ingredientes, confeção (com supervisão), degustação e avaliação sensorial.
Impacto: promoção da alimentação saudável, valorização do produto local e da produção ecológica, incentivo à redução do desperdício alimentar.
Outros aspetos relevantes: foi feita articulação com o currículo de Cidadania, Ciências e Educação Alimentar.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Participação no projeto europeu INCREASE
Frequência: contínua ao longo do segundo semestre.
Número de pessoas envolvidas: cerca de 15 alunos + professores + contacto com investigadores do projeto

Tipo de participação dos alunos: sementeira de variedades tradicionais de feijão em solo, recolha de dados científicos (crescimento, produtividade, características da vagem), registo em plataforma digital, e troca de sementes com outras escolas/participantes.
Impacto: contacto direto com ciência cidadã, valorização de variedades agrícolas tradicionais, e sentido de pertença a um projeto internacional.
Outros aspetos relevantes: integração curricular em disciplinas como Geografia, Ciências Naturais, Biologia, Cidadania e TIC; promoção de consciência ambiental e agrícola crítica.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: