Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva (Vila Verde)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- projeto “Dá vida ao teu lixo” - os alunos do clube Eco-Escolas realizam a recolha e monitorização dos resíduos orgânicos gerados na escola, no bar dos alunos e sala de professores. Este são colocados no centro de compostagem para produção de composto, que depois será utilizado na horta bio. Também a turma 6ºC, se associou à iniciativa e, como Brigada Verde, colabora na monitorização dos resíduos orgânicos resultantes dos ecopontos colocados nos espaços da escola.
Desta feita, este projeto dinamizado na Escola, está em sintonia com a ação "Estratégia municipal para os biorresíduos", permitindo aos alunos a valorização dos desperdícios, recolha seletiva, conhecer as etapas da cadeia de reutilização, vantagens e utilizações, a par da estratégia municipal e da sensibilização para questões ambientais de sustentabilidade, de economia circular e dos desafios individuais e coletivos que nos são colocados.
https://www.facebook.com/agrupamento.escolasdemoure/posts/pfbid0H8BozKAR7JtMb4q5HxndHQRKi2zJwzH1gDjSEheqs95Ja4eC7umFsU7CXnv6daYZl
https://photos.google.com/album/AF1QipMCx_xrUFGjJQajRf4Dh417jfDymTwBxqhS_Ayw
- construção de infraestruturas de apoio à horta, construção de caixas ninho, para o equilíbrio da Biodiversidade. Esta atividade envolveu a turma 6ºB, nas disciplinas de Educação Tecnológica (ET) e Cidadania e Desenvolvimento. Os alunos pesquisaram sobre a ave escolhida, características morfológicas, época de nidificação, tipo de ninho, etc.. Na disciplina de ET aprenderam a realizar o desenho técnico da caixa-ninho. Esta iniciativa passa não só pela preservação da biodiversidade local, como a avifauna, mas também pela promoção do contacto com a Natureza, sem esquecer a redução de resíduos com o reaproveitamento de madeiras na sua construção. As aparas de madeira foram cedidas por um encarregado de educação.
Vantagens para a agricultura/horta bio: as aves que beneficiam com esta medida são insectívoras, alimentam-se de invertebrados e por isso podem ajudar no combate a possíveis pragas.
https://photos.google.com/album/AF1QipM2D8JB4-C2XVOtvW2YxMemadxjGyvueb337z4X
- Selo Escola Saudável, o nosso Agrupamento foi distinguido com o Selo Escola Saudável, na mais alta categoria, avançado, atribuído pela Direção-Geral de Educação. Este selo reconhece as boas práticas desenvolvidas nas áreas de saúde, incluindo a promoção da atividade física, a adoção de comportamentos saudáveis, a alimentação equilibrada, a prevenção da violência, a saúde sexual e a sensibilização para a saúde ambiental. O reconhecimento é fruto do empenho da comunidade escolar, que tem trabalhado de forma integrada para criar um ambiente propício ao bem-estar físico e mental dos alunos.
Este prémio é o resultado de um esforço coletivo que reflete o compromisso da escola com a saúde e o bem-estar de todos membros da comunidade educativa.
https://www.facebook.com/agrupamento.escolasdemoure/posts/pfbid0oUevEZ8WGRQiHrpYUSqFtZZ3gkVgJRLxLb7NWtYSdwESvkhMAWanzLGu39ERUiwMl
- projeto de construção da planta/desenho técnico da horta bio, realizada pela turma 6ºA, na disciplina de Educação Tecnológica em colaboração com o Clube de Hortofloricultura. Os alunos adquiriram aprendizagens sobre Escalas e tipos de linha para representar elementos de uma forma clara e precisa no desenho técnico. Aplicaram os conhecimentos na construção da planta da horta, numa escala de 1/30. Aplicaram conhecimentos da disciplina de Educação Visual, sobre a cor, texturas e materiais riscadores na planta da Horto Bio (HB). Aprenderam ainda, sobre consociações de culturas e em que consiste: sistema de policultura em que duas ou mais espécies de plantas estão em simultâneo na mesma parcela e suficientemente próximas para que haja uma interação entre elas. As consociações devem complementar-se nas suas necessidades fundamentais (luz, nutrientes, fixação de azoto e porte). Foi abordado igualmente, as vantagens da aplicação desta técnica, como o permitir obter mais rendimento do mesmo espaço; repelir certas pragas ou de atrair auxiliares, entre outras. Por último, pesquisaram exemplos de consociações de culturas.
https://photos.google.com/album/AF1QipOO-MIoOqnoCTUGUBQkZCeQd7mRyQSoWlSH7A5_
- projeto “STOP Vespa asiática”, dinamizado pela turma 6ºC, desde o ano transato. É realizada a monitorização das armadilhas artesanais quinzenalmente, colocadas nos espaços verdes da escola. Estão em ação de captura sete armadilhas. Em todas as monitorizações tem-se verificado a captura da vespa asiática, nas armadilhas instaladas e também, em algumas, a Vespa-europeia (Vespa crabro), espécie autóctone na Europa. Infelizmente tem-se intercetado, nas armadilhas, outros insetos. A turma iniciou o registo na plataforma “STOPvespa” dos avistamentos, pois esta ferramenta apoia a monitorização da distribuição e expansão da vespa asiática pela georreferenciação online. Esta ferramenta contribui para a comunicação entre a população, os técnicos dos municípios e a administração central, bem como para o apoio à gestão desta problemática e à tomada de decisão.
O projeto tem vindo a sensibilizar a comunidade para a importância do controlo desta espécie invasora, que ameaça a biodiversidade, causa prejuízos económicos e alarme social.
https://www.facebook.com/agrupamento.escolasdemoure/posts/pfbid0E1Z4q6qBaxf6DeuqVqQShhE3mu9GYEzWQV2ysdGJAv82gPBqBYVmqbhbszXz8XvJl
https://www.facebook.com/agrupamento.escolasdemoure/posts/pfbid02ddGPvyTVc9H9kUAk7ucFPtJsgSLgyNAXRkh5Quq5GGEKnQeyBoCCXKwqLWu9iKMbl
https://photos.google.com/album/AF1QipPGcKvJcmc35tTVgijaVTYzI7G_jNsOgb5Boz8x
Ao longo dos vários anos de implementação da horta notamos que os alunos vão estando cada vez mais sensibilizados para o trabalho que aqui se realiza. O ambiente e a alimentação saudável são temas transversais às matérias/conteúdos abordadas nas salas de aula.
A educação ambiental é um dos tópicos mais importantes a serem absorvidos pelos alunos, explorar a sua relação com a natureza e os impactos que as suas ações podem causar no sentido ecológico. É aqui que o projeto de horta escolar se insere, aproxima os alunos da realidade, fazendo com que estes criem hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos.
Além disso, a horta escolar melhora a relação entre a comunidade e a escola, uma vez que são criadas redes sociais e educativas que fomentam o sentimento de pertença a uma comunidade maior; incentivando o intercâmbio cultural; os valores de sustentabilidade; a integração social; …
O projeto Horta Bio na Escola facilita o desenvolvimento integral dos alunos e ajuda a melhorar a sua autoestima e satisfação pessoal, visto que proporciona a implementação de atividades altamente motivadoras que vinculam o processo de aprendizagem ao desenvolvimento de competências pessoais e académicas.
Desta forma, a horta bio na escola oferece múltiplos benefícios, desde a educação ambiental e a alimentação saudável até ao desenvolvimento de habilidades socio emocionais e práticas pedagógicas. Promove o contato com a natureza, ensina sobre o ciclo de vida das plantas e a importância da alimentação saudável, a conhecer a origem dos alimentos, além de incentivar o trabalho em equipa e a responsabilidade. A horta ajuda a desenvolver a consciência sobre a importância da redução do desperdício, da reutilização de materiais e da preservação do ambiente. É um espaço de inclusão, onde os alunos se sentem à vontade e podem resolver conflitos, tornando a escola mais acolhedora.
Os objetivos deste projeto, que permitem o desenvolvimento de diversas competências previstas no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória, são: (I) melhorar o ambiente da escola, através de atividades inclusivas; (II) melhorar a valorização da identidade, cultura e diversidade; (III) promover o consumo e a produção sustentáveis, através da horta escolar; (IV) desenvolver o espírito de entre ajuda, cooperação e partilha de conhecimentos entre os elementos da comunidade educativa; (V) ajudar crianças e jovens a tornarem-se conscientes dos problemas do planeta e assumir a responsabilidade de respeitar e melhorar o nosso meio ambiente e (VI) usar as tecnologias como uma ferramenta e um elemento de mudança.
Também a venda direta dos produtos hortícolas na escola, possibilita a divulgação dos mesmos e das práticas seguras e saudáveis na agricultura/horticultura. Neste ano escolar, a horta teve um cariz social, permitindo aos alunos e famílias mais carenciados beneficiar dos produtos da horta.
Gradualmente as famílias dos alunos e outros, envolvidos na horta, foram alterando algumas práticas de cultivo e hábitos alimentares. Passou-se a falar de compostagem e a realizá-la em casa e, a valorizar práticas amigas do ambiente e da preservação dos recursos naturais.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
https://drive.google.com/drive/folders/121TJE6WRnd5Xg-b55NJeG5XK2E6AXCnn
7. Como é feita a preparação do solo?
As fases seguintes foram de incorporação de matéria orgânica obtida através da compostagem produzida na escola, composto bio de cavalo e ainda, de cinza de madeira, resultante da queima de lenha das podas, pois o solo da horta possui um pH próximo do 6,5 (acidez média).
Por último, construímos os talhões e os carreiros de circulação, de acordo com a planta da horta, realizada pela turma 6ºA, no pretérito ano letivo, por considerarmos ser um bom projeto de continuidade.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Materiais utilizados: 1. Com elevado teor em carbono: palhas, cascas, serrim, folhas, podas. 2. Com elevado teor em azoto: borras de café recolhidas nas pastelarias dos arredores da escola e do bar dos professores; desperdícios de cozinha da cantina e bar dos alunos/professores, composto basicamente por cascas, desperdícios e restos de frutas e legumes e por cortes de relva dos jardins – tendo o cuidado de alternar, sucessivamente, no compostor/pilha as camadas de material castanho e verde, sendo que a primeira e última camada, são sempre materiais castanhos para evitar a lixiviação e ação direta da luz solar (na pilha).
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Associações instaladas na horta: a) Alface, alho-francês e alho; b) Penca, feijão, linho-galego e batata; c) Alface, morangueiros, coentro e salsa; d) Ervilha, salsa, cravo-túnico, couve-lombarda, alface; e) Alho, alface, couve-portuguesa e acelga; f) Couve-flor, acelga, beterraba, alho-francês, alecrim, erva-cidreira; g)Feijão da trepa, chagas, salsa, coentro, erva-cidreira; h) Couve, alface, chagas, orégão e borragem; i) Alho-francês, penca de Chaves, alface, cebola, coentro, chagas, espinafre e morangueiro.
Ao longo da horta/bordadura dos talhões plantamos ervas aromáticas (alecrim, orégão, salsa, funcho, hortelã, erva-cidreira, …) e flores (cravo-túnico, calêndula, cosmos, papoila da Califórnia, borragem, linho-galego), que funcionam como plantas inseticidas/insetífugas e, ainda como plantas-armadilhas.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Semanalmente os alunos do clube, nas duas sessões, fazem a inspeção de pragas e doenças.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
No dia 16 de outubro, realizou-se a atividade de comemoração do Dia Mundial da Alimentação que juntou dezenas de participantes, entre pais, encarregados de educação e familiares dos alunos da Escola. Estes foram desafiados a participar no concurso “Maçãs descascadas, cascas aproveitadas”, no âmbito da sustentabilidade e desperdício alimentar.
A atividade foi organizada pelas disciplinas de Educação Musical, Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento em articulação com o programa Eco-Escolas, clubes de Hortofloricultura e Ciência Viva na Escola e pelo Projeto de Educação para a Saúde (PA)PES.
Cada pai/mãe, avô/avó, encarregado de educação e/ou familiar teve de descascar 10 maçãs em 3 minutos. As cascas das maçãs foram encaminhadas para compostagem e as maçãs descascadas foram consumidas pelos presentes.
Esta atividade que se repete anualmente, tem por alcance:
Na escola: promover práticas pedagógicas interdisciplinares, demonstrando um trabalho colaborativo e enriquecedor; reforçar a identidade escolar: ao envolver a comunidade e destacar temas como sustentabilidade e saúde, a escola assume um papel ativo na formação de cidadãos conscientes e participativos; valorização de projetos educativos: a ligação ao Eco-Escolas e ao PES reforça a integração de valores ecológicos e de saúde no currículo.
Nos alunos: consciencialização sobre alimentação saudável - os alunos, ao verem os familiares envolvidos, compreendem melhor a importância da alimentação equilibrada e do aproveitamento dos alimentos. Educação para a sustentabilidade - a compostagem das cascas permite aos alunos perceber o ciclo dos alimentos e a importância da redução de resíduos. Envolvimento emocional e motivacional - ver os seus familiares a participar na escola gera orgulho, motivação e fortalece a ligação afetiva ao ambiente escolar.
Na comunidade: envolvimento ativo dos familiares - a atividade promoveu a participação das famílias na vida escolar, criando um sentido de pertença e cooperação; sensibilização para boas práticas alimentares - ao serem desafiados a descascar maçãs e aproveitar as cascas, os familiares foram sensibilizados para o combate ao desperdício alimentar de forma prática e lúdica; fomento do espírito comunitário - reuniu gerações diferentes num espaço educativo, promovendo o diálogo e o convívio saudável.
https://www.facebook.com/agrupamento.escolasdemoure/posts/pfbid0tLCT72qVbs5Z6dJTBxeyENw5PxZkbHCY3URWoeaGVfbUSRkWZd2GHvmA8xrTrMoZl
https://photos.google.com/album/AF1QipM1XaQO-bSPPq3yHOK_iy2CY0iPNDz5aktUNQD1
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
“A Biodiversidade que nos alimenta ” foi tema da 3.ª palestra da “6ª Feira de Ciência & Tecnologia de Vila Verde”, onde as turmas: 6ºA/8ºA/8ºB/8ºC e clube de Hortofloricultura assistiram. Esta palestra foi proferida por Ana Maria Barata, Investigadora e Responsável pelo Banco Português de Germoplasma Vegetal – INIAV e por José Santos, biólogo no Laboratório de Cultura de Tecidos, do mesmo organismo.
A vasta plateia virtual teve a oportunidade de ouvir e interagir com os investigadores que deram a conhecer o importante trabalho desenvolvido no Banco Português de Germoplasma Vegetal, situado em S. Pedro de Merelim , reconhecido como uma das maiores infraestruturas de conservação de recursos genéticos do mundo, guardando uma coleção de mais de 47 mil amostras, de 150 espécies e 90 géneros de cereais, plantas aromáticas e medicinais, fibras, forragens, pastagens e culturas hortícolas, conservando, ainda, a segunda maior coleção de milho, a nível mundial.
É competência do Banco Português de Germoplasma Vegetal colher, conservar, caracterizar, documentar e valorizar os recursos genéticos, de modo a assegurar a diversidade biológica e a produção agrícola sustentável, atual e futura.
A palestra propôs aos alunos uma viagem de consciência e descoberta sobre a relação vital entre os seres humanos e a diversidade biológica do planeta. Mais do que um conceito abstrato, a biodiversidade é aquilo que enche os nossos pratos diariamente, sendo a base da nossa alimentação, da saúde dos ecossistemas e da segurança alimentar.
https://www.facebook.com/INIAV.IP/posts/pfbid02h3hcVDozTFB2n66GMEvz3YMjNEvCfkprsXFB3ETDK87uyLoXVbuGzNnsv9tmHRsql
https://photos.google.com/album/AF1QipMOhQN-JRpcog6ynbCjx9bftdeDyFUZOvQGFDfU
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Entre os dias 5 e 9 de maio, recebemos na nossa Escola seis alunos e três docentes da escola CEIP Juan García Pérez, de Tenerife, para participar e dinamizar atividades no âmbito dos temas: Inclusão, Consciência Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Neste sentido, este grupo, visitou a nossa horta e estufa em plena produção. Foi uma oportunidade única de partilhas e de promoção de aprendizagens, enriquecer a cultura dos participantes e fortalecer a dimensão europeia na aprendizagem e no ensino, preparando os jovens alunos a tornarem-se cidadãos ativos que entendem e respeitam a diversidade cultural da Europa.
https://www.facebook.com/agrupamento.escolasdemoure/posts/pfbid0UdgMh26wJeWGKmyEwQNaRF6J8BUMnmS6m1XwLswaVrz9z2zbbWXYKXhroAtgeoPNl
https://photos.google.com/album/AF1QipM69DNKwO57XKq8VOz66WIq0qsi9fuwZUnuXbSx
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Em parceria com o Município e outras entidades, deu-se continuidade à reflorestação do Bosque das Autóctones junto da horta, com dádiva de pequenas árvores autóctones. Assinalámos o Dia da Floresta Autóctone com a plantação das pequenas árvores.
Criamos junto do charco pedagógico uma bordadura de plantas polinizadoras (localizado junto da horta bio), permitindo múltiplas vantagens ecológicas, pedagógicas e estéticas. A integração destas plantas num espaço educativo transforma estes locais em ecossistemas ainda mais ricos e funcionais, contribuindo para a educação ambiental dos alunos e para o equilíbrio da biodiversidade. Aumentamos a área do pomar com a plantação de mais árvores frutíferas.
https://photos.google.com/album/AF1QipPDPuPJRTGpqzc8F1PwVrzPb9elZ9kEnte60iyA
Desenvolveram-se várias atividades paralelas aos trabalhos da horta, a indicar: apresentação pela escritora Katia Santos do livro “Um conto com sabor a mel”, dirigida aos alunos do 1ºciclo e turma 6ºB (https://photos.google.com/album/AF1QipN96U-KpHkdSDR-uZhXx0GyNI8Ewk7LkftRhW6X); visitas/aulas de Ciências Naturais na horta para estudo da Diversidade nas Plantas: quais são os fatores do meio que influenciam as plantas e a proteção da biodiversidade vegetal; desenvolver atividades integradas no Projeto Escola+Verde, com alunos do 1ºciclo e participação no concurso do município; vários mercados bio para promover uma alimentação mais saudável e sustentável na escola e comunidade.
Colaboração das famílias para nos cederem sementes, resíduos orgânicos, materiais reutilizáveis (canas bambu, madeiras, …); Banco Português de Germoplasma Vegetal, de Merelim S. Pedro (Braga), que nos cedeu sementes de Linho-galego para a horta.
Fazemos a germinação das culturas em estufa, para posterior transplantação na horta e jardins.
Desenvolvemos atividades experimentais entre as disciplinas de Ciências Naturais e Físico-Química: análise física e química do solo da horta, estudo dos fatores ambientais na sementeira, germinação e crescimento das plantas.
O apoio de uma cozinha especificamente equipada para ensinar os alunos com medidas seletivas e adicionais ao abrigo do Decreto-Lei nº54/2018 (e outros), a confecionarem refeições com os produtos da horta, tendo em vista a sua preparação para vida ativa.
Preservamos a biodiversidade existente, através da manutenção/colocação de comedouros e bebedouros para aves, dos hotéis para insetos, das sebes de vegetação natural e espontânea (arbóreas, arbustivas e herbáceas) na delimitação dos talhões da horta, bem como, a preservação do bosque das melíferas e das autóctones, constituindo nichos favoráveis ao desenvolvimento de animais auxiliares, contribuindo para o equilíbrio do ecossistema agrícola, pelo aumento da diversidade de flora e fauna que ali vive.
Manutenção do Charco pedagógico através da limpeza dos resíduos (folhas e galhos) e em parceria com o Clube Ciência Viva na Escola, na monitorização dos parâmetros bióticos e abióticos do charco. Criamos a brigada de vigilância deste espaço – Guardiões do Charco, com 57 alunos que de forma voluntária, nos intervalos, monitorizam o charco. O elevado valor educativo destes ecossistemas permite a realização de atividades lúdico-científicas e a envolvência de toda a comunidade escolar.
https://www.facebook.com/agrupamento.escolasdemoure/posts/pfbid0VRSP5wLWHr4ZcnXm4URh2YgTdcfnWGoDHq68rmme8UdJPfWqiANfqwsgCmz5PTAQl
Conservamos o recurso hídrico existente – ribeiro junto à horta, e a vegetação ripícola existente nas margens e também, utilizamos a água para rega da horta.
https://photos.google.com/album/AF1QipNR0NPBbuA5c075XfVzVlv9xhuhx0S7VyyLkPnU
Cremos que a horta é um local educativo-pedagógico de toda a comunidade educativa, que tem permitido a valorização do modo de produção bio e a dignificação da profissão de agricultor; perceção de sustentabilidade, consciência ecológica, noção de comida e cozinha saudável; participação e dinamização em/de ações/palestras/workshops de sensibilização à consciência ambiental, alimentação saudável e cidadania ativa.
https://www.facebook.com/agrupamento.escolasdemoure/videos/112205995192180/
A participação em webinares sobre as temáticas “Compostagem” e “Rotações e Consociação de Culturas”, pela professora coordenadora, traz diversos benefícios a nível profissional, que se refletem tanto no desenvolvimento individual como na qualidade dos projetos educativos e ambientais da escola.
https://drive.google.com/drive/folders/1jq3Vxn7dl4vOExwUH9-GKuKQg41nCTgy
15.1. Link para a página da horta: