Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva (Vila Verde)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

15 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

45m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Físico-Química, Geografia, Português, Cidadania e Desenvolvimento, Estudo do Meio, Matemática, Educação Tecnológica, Educação Visual; Clube de Hortofloricultura, Clube Eco-Escolas, Clube Ciência Viva na Escola, Clube de Meteorologia, Cl

3.3. N.º de alunos envolvidos:

141

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Através das atividades e iniciativas propostas em reuniões ou pelos educandos com convites. Também participando na construção de projetos e no fornecimento de materiais, sementes e plântulas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Este ano, a escola/horta bio dinamizou e/ou colaborou em várias iniciativas, de modo curricular com várias disciplinas, com projetos, programas e com clubes ativos no agrupamento:
- projeto “Dá vida ao teu lixo” - os alunos do clube Eco-Escolas realizam a recolha e monitorização dos resíduos orgânicos gerados na escola, no bar dos alunos e sala de professores. Este são colocados no centro de compostagem para produção de composto, que depois será utilizado na horta bio. Também a turma 6ºC, se associou à iniciativa e, como Brigada Verde, colabora na monitorização dos resíduos orgânicos resultantes dos ecopontos colocados nos espaços da escola.
Desta feita, este projeto dinamizado na Escola, está em sintonia com a ação "Estratégia municipal para os biorresíduos", permitindo aos alunos a valorização dos desperdícios, recolha seletiva, conhecer as etapas da cadeia de reutilização, vantagens e utilizações, a par da estratégia municipal e da sensibilização para questões ambientais de sustentabilidade, de economia circular e dos desafios individuais e coletivos que nos são colocados.
https://www.facebook.com/agrupamento.escolasdemoure/posts/pfbid0H8BozKAR7JtMb4q5HxndHQRKi2zJwzH1gDjSEheqs95Ja4eC7umFsU7CXnv6daYZl

https://photos.google.com/album/AF1QipMCx_xrUFGjJQajRf4Dh417jfDymTwBxqhS_Ayw
- construção de infraestruturas de apoio à horta, construção de caixas ninho, para o equilíbrio da Biodiversidade. Esta atividade envolveu a turma 6ºB, nas disciplinas de Educação Tecnológica (ET) e Cidadania e Desenvolvimento. Os alunos pesquisaram sobre a ave escolhida, características morfológicas, época de nidificação, tipo de ninho, etc.. Na disciplina de ET aprenderam a realizar o desenho técnico da caixa-ninho. Esta iniciativa passa não só pela preservação da biodiversidade local, como a avifauna, mas também pela promoção do contacto com a Natureza, sem esquecer a redução de resíduos com o reaproveitamento de madeiras na sua construção. As aparas de madeira foram cedidas por um encarregado de educação.
Vantagens para a agricultura/horta bio: as aves que beneficiam com esta medida são insectívoras, alimentam-se de invertebrados e por isso podem ajudar no combate a possíveis pragas.
https://photos.google.com/album/AF1QipM2D8JB4-C2XVOtvW2YxMemadxjGyvueb337z4X

- Selo Escola Saudável, o nosso Agrupamento foi distinguido com o Selo Escola Saudável, na mais alta categoria, avançado, atribuído pela Direção-Geral de Educação. Este selo reconhece as boas práticas desenvolvidas nas áreas de saúde, incluindo a promoção da atividade física, a adoção de comportamentos saudáveis, a alimentação equilibrada, a prevenção da violência, a saúde sexual e a sensibilização para a saúde ambiental. O reconhecimento é fruto do empenho da comunidade escolar, que tem trabalhado de forma integrada para criar um ambiente propício ao bem-estar físico e mental dos alunos.
Este prémio é o resultado de um esforço coletivo que reflete o compromisso da escola com a saúde e o bem-estar de todos membros da comunidade educativa.
https://www.facebook.com/agrupamento.escolasdemoure/posts/pfbid0oUevEZ8WGRQiHrpYUSqFtZZ3gkVgJRLxLb7NWtYSdwESvkhMAWanzLGu39ERUiwMl
- projeto de construção da planta/desenho técnico da horta bio, realizada pela turma 6ºA, na disciplina de Educação Tecnológica em colaboração com o Clube de Hortofloricultura. Os alunos adquiriram aprendizagens sobre Escalas e tipos de linha para representar elementos de uma forma clara e precisa no desenho técnico. Aplicaram os conhecimentos na construção da planta da horta, numa escala de 1/30. Aplicaram conhecimentos da disciplina de Educação Visual, sobre a cor, texturas e materiais riscadores na planta da Horto Bio (HB). Aprenderam ainda, sobre consociações de culturas e em que consiste: sistema de policultura em que duas ou mais espécies de plantas estão em simultâneo na mesma parcela e suficientemente próximas para que haja uma interação entre elas. As consociações devem complementar-se nas suas necessidades fundamentais (luz, nutrientes, fixação de azoto e porte). Foi abordado igualmente, as vantagens da aplicação desta técnica, como o permitir obter mais rendimento do mesmo espaço; repelir certas pragas ou de atrair auxiliares, entre outras. Por último, pesquisaram exemplos de consociações de culturas.
https://photos.google.com/album/AF1QipOO-MIoOqnoCTUGUBQkZCeQd7mRyQSoWlSH7A5_

- projeto “STOP Vespa asiática”, dinamizado pela turma 6ºC, desde o ano transato. É realizada a monitorização das armadilhas artesanais quinzenalmente, colocadas nos espaços verdes da escola. Estão em ação de captura sete armadilhas. Em todas as monitorizações tem-se verificado a captura da vespa asiática, nas armadilhas instaladas e também, em algumas, a Vespa-europeia (Vespa crabro), espécie autóctone na Europa. Infelizmente tem-se intercetado, nas armadilhas, outros insetos. A turma iniciou o registo na plataforma “STOPvespa” dos avistamentos, pois esta ferramenta apoia a monitorização da distribuição e expansão da vespa asiática pela georreferenciação online. Esta ferramenta contribui para a comunicação entre a população, os técnicos dos municípios e a administração central, bem como para o apoio à gestão desta problemática e à tomada de decisão.
O projeto tem vindo a sensibilizar a comunidade para a importância do controlo desta espécie invasora, que ameaça a biodiversidade, causa prejuízos económicos e alarme social.
https://www.facebook.com/agrupamento.escolasdemoure/posts/pfbid0E1Z4q6qBaxf6DeuqVqQShhE3mu9GYEzWQV2ysdGJAv82gPBqBYVmqbhbszXz8XvJl
https://www.facebook.com/agrupamento.escolasdemoure/posts/pfbid02ddGPvyTVc9H9kUAk7ucFPtJsgSLgyNAXRkh5Quq5GGEKnQeyBoCCXKwqLWu9iKMbl
https://photos.google.com/album/AF1QipPGcKvJcmc35tTVgijaVTYzI7G_jNsOgb5Boz8x
Ao longo dos vários anos de implementação da horta notamos que os alunos vão estando cada vez mais sensibilizados para o trabalho que aqui se realiza. O ambiente e a alimentação saudável são temas transversais às matérias/conteúdos abordadas nas salas de aula.
A educação ambiental é um dos tópicos mais importantes a serem absorvidos pelos alunos, explorar a sua relação com a natureza e os impactos que as suas ações podem causar no sentido ecológico. É aqui que o projeto de horta escolar se insere, aproxima os alunos da realidade, fazendo com que estes criem hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos.
Além disso, a horta escolar melhora a relação entre a comunidade e a escola, uma vez que são criadas redes sociais e educativas que fomentam o sentimento de pertença a uma comunidade maior; incentivando o intercâmbio cultural; os valores de sustentabilidade; a integração social; …
O projeto Horta Bio na Escola facilita o desenvolvimento integral dos alunos e ajuda a melhorar a sua autoestima e satisfação pessoal, visto que proporciona a implementação de atividades altamente motivadoras que vinculam o processo de aprendizagem ao desenvolvimento de competências pessoais e académicas.
Desta forma, a horta bio na escola oferece múltiplos benefícios, desde a educação ambiental e a alimentação saudável até ao desenvolvimento de habilidades socio emocionais e práticas pedagógicas. Promove o contato com a natureza, ensina sobre o ciclo de vida das plantas e a importância da alimentação saudável, a conhecer a origem dos alimentos, além de incentivar o trabalho em equipa e a responsabilidade. A horta ajuda a desenvolver a consciência sobre a importância da redução do desperdício, da reutilização de materiais e da preservação do ambiente. É um espaço de inclusão, onde os alunos se sentem à vontade e podem resolver conflitos, tornando a escola mais acolhedora.
Os objetivos deste projeto, que permitem o desenvolvimento de diversas competências previstas no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória, são: (I) melhorar o ambiente da escola, através de atividades inclusivas; (II) melhorar a valorização da identidade, cultura e diversidade; (III) promover o consumo e a produção sustentáveis, através da horta escolar; (IV) desenvolver o espírito de entre ajuda, cooperação e partilha de conhecimentos entre os elementos da comunidade educativa; (V) ajudar crianças e jovens a tornarem-se conscientes dos problemas do planeta e assumir a responsabilidade de respeitar e melhorar o nosso meio ambiente e (VI) usar as tecnologias como uma ferramenta e um elemento de mudança.
Também a venda direta dos produtos hortícolas na escola, possibilita a divulgação dos mesmos e das práticas seguras e saudáveis na agricultura/horticultura. Neste ano escolar, a horta teve um cariz social, permitindo aos alunos e famílias mais carenciados beneficiar dos produtos da horta.
Gradualmente as famílias dos alunos e outros, envolvidos na horta, foram alterando algumas práticas de cultivo e hábitos alimentares. Passou-se a falar de compostagem e a realizá-la em casa e, a valorizar práticas amigas do ambiente e da preservação dos recursos naturais.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existe o Clube de Hortofloricultura com 19 alunos inscritos, de diferentes anos de escolaridade. Este grupo está dividido em duas sessões por semana, onde se realiza a manutenção da horta segundo os princípios da Agricultura Biológica. Também outras turmas da escola participam na manutenção da horta e na sementeira, em estufa, de hortícolas (para o estudo da influência dos fatores abióticos nas plantas; proteção da biodiversidade vegetal; recolha de dados relativos ao desenvolvimento de plantas para a aprendizagem de Funções e Equações matemáticas); são realizadas sementeiras (sementes biológicas) em estufa pelos alunos do Clube de Hortofloricultura, de acordo com a época; todos os utilizadores (clubes, turmas e serviços da escola como cantina e bar) contribuem com os resíduos orgânicos para a compostagem; a coordenadora do projeto Horta Escolar Bio presta colaboração/apoio às turmas que pretendam trabalhar/ter aulas de campo na horta.
https://drive.google.com/drive/folders/121TJE6WRnd5Xg-b55NJeG5XK2E6AXCnn

7. Como é feita a preparação do solo?

No início do ano e em virtude do solo da horta compactar com facilidade foi necessária a sua mobilização, com recurso à cava com enxadas e ancinhos para o nivelamento e limpeza dos detritos existentes (pedras, galhos, raízes,…). Foram deixados alguns resíduos das culturas, para serem incorporados no solo como fontes de azoto e de nutrientes.
As fases seguintes foram de incorporação de matéria orgânica obtida através da compostagem produzida na escola, composto bio de cavalo e ainda, de cinza de madeira, resultante da queima de lenha das podas, pois o solo da horta possui um pH próximo do 6,5 (acidez média).
Por último, construímos os talhões e os carreiros de circulação, de acordo com a planta da horta, realizada pela turma 6ºA, no pretérito ano letivo, por considerarmos ser um bom projeto de continuidade.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É realizada através da compostagem (pilha e três compositores de plástico).
Materiais utilizados: 1. Com elevado teor em carbono: palhas, cascas, serrim, folhas, podas. 2. Com elevado teor em azoto: borras de café recolhidas nas pastelarias dos arredores da escola e do bar dos professores; desperdícios de cozinha da cantina e bar dos alunos/professores, composto basicamente por cascas, desperdícios e restos de frutas e legumes e por cortes de relva dos jardins – tendo o cuidado de alternar, sucessivamente, no compostor/pilha as camadas de material castanho e verde, sendo que a primeira e última camada, são sempre materiais castanhos para evitar a lixiviação e ação direta da luz solar (na pilha).

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As consociações existentes são com associações de hortícolas com diferentes velocidades de crescimento, para aproveitar melhor o terreno. Outras consociações são planeadas com vista à proteção das culturas, nomeadamente no combate de pragas com efeito de repelência ou atração de insetos auxiliares. Temos o cuidado de selecionar variedades resistentes e bem-adaptadas às condições locais. Variedades regionais são mais tolerantes a pragas e doenças.
Associações instaladas na horta: a) Alface, alho-francês e alho; b) Penca, feijão, linho-galego e batata; c) Alface, morangueiros, coentro e salsa; d) Ervilha, salsa, cravo-túnico, couve-lombarda, alface; e) Alho, alface, couve-portuguesa e acelga; f) Couve-flor, acelga, beterraba, alho-francês, alecrim, erva-cidreira; g)Feijão da trepa, chagas, salsa, coentro, erva-cidreira; h) Couve, alface, chagas, orégão e borragem; i) Alho-francês, penca de Chaves, alface, cebola, coentro, chagas, espinafre e morangueiro.
Ao longo da horta/bordadura dos talhões plantamos ervas aromáticas (alecrim, orégão, salsa, funcho, hortelã, erva-cidreira, …) e flores (cravo-túnico, calêndula, cosmos, papoila da Califórnia, borragem, linho-galego), que funcionam como plantas inseticidas/insetífugas e, ainda como plantas-armadilhas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Até à data produzimos variedades de alfaces, penca, ervilha de quebrar e de grão, fava, ervas aromáticas como coentro e salsa. Num total de cerca de 5 Kg. A instabilidade climática, causada pelas alterações climáticas, levou à baixa produção agrícola. O aumento das temperaturas, as mudanças nos padrões de precipitação e a ocorrência de eventos climáticos extremos, como secas e chuvas fortes, afetaram o crescimento das plantas e a qualidade da colheita. Iniciamos a produção praticamente a meio do 2º período com culturas da época. Teremos neste mês e próximos, colheita de vários produtos como: courgete, beringela, abóbora, alho-francês, alho, beterraba, alface, couve-coração, coivão, tomate, ...

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos são vendidos na escola em mercados bio e adquiridos pelos alunos, professores e funcionários.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

O sistema de rega funciona através de bombagem de água do ribeiro que passa junto à horta, ou diretamente do ribeiro com regadores, e do furo de água realizado pelo município, junto à horta bio e charco pedagógico. Também aproveitamos as águas pluviais que guardamos em quatro tanques (1000L, cada). Construímos eco bidons, que são o aproveitamento de velhos bidons, e recolhemos a água da chuva para rega das plantas na estufa.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Inspeção regular das culturas para verificar o seu aspeto (manchas ou mordeduras); são realizadas culturas diversificadas, estabelecendo rotações; luta biológica - joaninha/pulgão; atração de auxiliares pela plantação de espécies diversificadas; manutenção dos ninhos artificiais e do hotel para insetos; colocação de caixas ninho para atração de Biodiversidade; criação de bordaduras de flores coloridas; manter a horta limpa de ervas daninhas e de lixo; são criados espaçamentos entre culturas e controlo da rega para não originar o desenvolvimento de fungos; instalação de culturas intercalares de plantas aromáticas como medida de prevenção.
Semanalmente os alunos do clube, nas duas sessões, fazem a inspeção de pragas e doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Piolho no feijoeiro da trepa (afídeo negro). Luta química biológica (inseticidas de origem vegetal): preparado de alho (alguns dentes de alho ralados com varinha mágica e juntou-se a 2 litros de água. Deixou-se repousar durante 24 horas. Este preparado foi coado e diluído em 5 litros de água. Finalmente foi pulverizado nos feijoeiros). O piolho desapareceu rapidamente. Também fomos “visitados” por toupeiras na horta. Construímos armadilhas para as afugentar (numa extremidade da cana de bambu fixamos com um fio de arame um garrafão de plástico vazio, que com o vento produz ruído no solo e desta forma as afasta).

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Escola desafia familiares dos alunos a apostarem numa alimentação saudável e a combater o desperdício alimentar
No dia 16 de outubro, realizou-se a atividade de comemoração do Dia Mundial da Alimentação que juntou dezenas de participantes, entre pais, encarregados de educação e familiares dos alunos da Escola. Estes foram desafiados a participar no concurso “Maçãs descascadas, cascas aproveitadas”, no âmbito da sustentabilidade e desperdício alimentar.
A atividade foi organizada pelas disciplinas de Educação Musical, Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento em articulação com o programa Eco-Escolas, clubes de Hortofloricultura e Ciência Viva na Escola e pelo Projeto de Educação para a Saúde (PA)PES.
Cada pai/mãe, avô/avó, encarregado de educação e/ou familiar teve de descascar 10 maçãs em 3 minutos. As cascas das maçãs foram encaminhadas para compostagem e as maçãs descascadas foram consumidas pelos presentes.
Esta atividade que se repete anualmente, tem por alcance:
Na escola: promover práticas pedagógicas interdisciplinares, demonstrando um trabalho colaborativo e enriquecedor; reforçar a identidade escolar: ao envolver a comunidade e destacar temas como sustentabilidade e saúde, a escola assume um papel ativo na formação de cidadãos conscientes e participativos; valorização de projetos educativos: a ligação ao Eco-Escolas e ao PES reforça a integração de valores ecológicos e de saúde no currículo.
Nos alunos: consciencialização sobre alimentação saudável - os alunos, ao verem os familiares envolvidos, compreendem melhor a importância da alimentação equilibrada e do aproveitamento dos alimentos. Educação para a sustentabilidade - a compostagem das cascas permite aos alunos perceber o ciclo dos alimentos e a importância da redução de resíduos. Envolvimento emocional e motivacional - ver os seus familiares a participar na escola gera orgulho, motivação e fortalece a ligação afetiva ao ambiente escolar.
Na comunidade: envolvimento ativo dos familiares - a atividade promoveu a participação das famílias na vida escolar, criando um sentido de pertença e cooperação; sensibilização para boas práticas alimentares - ao serem desafiados a descascar maçãs e aproveitar as cascas, os familiares foram sensibilizados para o combate ao desperdício alimentar de forma prática e lúdica; fomento do espírito comunitário - reuniu gerações diferentes num espaço educativo, promovendo o diálogo e o convívio saudável.
https://www.facebook.com/agrupamento.escolasdemoure/posts/pfbid0tLCT72qVbs5Z6dJTBxeyENw5PxZkbHCY3URWoeaGVfbUSRkWZd2GHvmA8xrTrMoZl
https://photos.google.com/album/AF1QipM1XaQO-bSPPq3yHOK_iy2CY0iPNDz5aktUNQD1

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Palestra online “A Biodiversidade que nos alimenta”
“A Biodiversidade que nos alimenta ” foi tema da 3.ª palestra da “6ª Feira de Ciência & Tecnologia de Vila Verde”, onde as turmas: 6ºA/8ºA/8ºB/8ºC e clube de Hortofloricultura assistiram. Esta palestra foi proferida por Ana Maria Barata, Investigadora e Responsável pelo Banco Português de Germoplasma Vegetal – INIAV e por José Santos, biólogo no Laboratório de Cultura de Tecidos, do mesmo organismo.
A vasta plateia virtual teve a oportunidade de ouvir e interagir com os investigadores que deram a conhecer o importante trabalho desenvolvido no Banco Português de Germoplasma Vegetal, situado em S. Pedro de Merelim , reconhecido como uma das maiores infraestruturas de conservação de recursos genéticos do mundo, guardando uma coleção de mais de 47 mil amostras, de 150 espécies e 90 géneros de cereais, plantas aromáticas e medicinais, fibras, forragens, pastagens e culturas hortícolas, conservando, ainda, a segunda maior coleção de milho, a nível mundial.
É competência do Banco Português de Germoplasma Vegetal colher, conservar, caracterizar, documentar e valorizar os recursos genéticos, de modo a assegurar a diversidade biológica e a produção agrícola sustentável, atual e futura.
A palestra propôs aos alunos uma viagem de consciência e descoberta sobre a relação vital entre os seres humanos e a diversidade biológica do planeta. Mais do que um conceito abstrato, a biodiversidade é aquilo que enche os nossos pratos diariamente, sendo a base da nossa alimentação, da saúde dos ecossistemas e da segurança alimentar.
https://www.facebook.com/INIAV.IP/posts/pfbid02h3hcVDozTFB2n66GMEvz3YMjNEvCfkprsXFB3ETDK87uyLoXVbuGzNnsv9tmHRsql
https://photos.google.com/album/AF1QipMOhQN-JRpcog6ynbCjx9bftdeDyFUZOvQGFDfU

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

- Mobilidade Erasmus+, grupo de Tenerife visita a nossa horta bio
Entre os dias 5 e 9 de maio, recebemos na nossa Escola seis alunos e três docentes da escola CEIP Juan García Pérez, de Tenerife, para participar e dinamizar atividades no âmbito dos temas: Inclusão, Consciência Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Neste sentido, este grupo, visitou a nossa horta e estufa em plena produção. Foi uma oportunidade única de partilhas e de promoção de aprendizagens, enriquecer a cultura dos participantes e fortalecer a dimensão europeia na aprendizagem e no ensino, preparando os jovens alunos a tornarem-se cidadãos ativos que entendem e respeitam a diversidade cultural da Europa.

https://www.facebook.com/agrupamento.escolasdemoure/posts/pfbid0UdgMh26wJeWGKmyEwQNaRF6J8BUMnmS6m1XwLswaVrz9z2zbbWXYKXhroAtgeoPNl
https://photos.google.com/album/AF1QipM69DNKwO57XKq8VOz66WIq0qsi9fuwZUnuXbSx

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Em primeiro lugar, e apesar da sua dimensão, pelas interações que se geram, entre a escola e a comunidade educativa. Estabelecemos parcerias com a comunidade local e alargada na colaboração com a mesma. Em segundo lugar, pelo potencial recurso educativo e a par da estufa e do Charco Pedagógico, um laboratório vivo de aprendizagem.
Em parceria com o Município e outras entidades, deu-se continuidade à reflorestação do Bosque das Autóctones junto da horta, com dádiva de pequenas árvores autóctones. Assinalámos o Dia da Floresta Autóctone com a plantação das pequenas árvores.
Criamos junto do charco pedagógico uma bordadura de plantas polinizadoras (localizado junto da horta bio), permitindo múltiplas vantagens ecológicas, pedagógicas e estéticas. A integração destas plantas num espaço educativo transforma estes locais em ecossistemas ainda mais ricos e funcionais, contribuindo para a educação ambiental dos alunos e para o equilíbrio da biodiversidade. Aumentamos a área do pomar com a plantação de mais árvores frutíferas.
https://photos.google.com/album/AF1QipPDPuPJRTGpqzc8F1PwVrzPb9elZ9kEnte60iyA
Desenvolveram-se várias atividades paralelas aos trabalhos da horta, a indicar: apresentação pela escritora Katia Santos do livro “Um conto com sabor a mel”, dirigida aos alunos do 1ºciclo e turma 6ºB (https://photos.google.com/album/AF1QipN96U-KpHkdSDR-uZhXx0GyNI8Ewk7LkftRhW6X); visitas/aulas de Ciências Naturais na horta para estudo da Diversidade nas Plantas: quais são os fatores do meio que influenciam as plantas e a proteção da biodiversidade vegetal; desenvolver atividades integradas no Projeto Escola+Verde, com alunos do 1ºciclo e participação no concurso do município; vários mercados bio para promover uma alimentação mais saudável e sustentável na escola e comunidade.
Colaboração das famílias para nos cederem sementes, resíduos orgânicos, materiais reutilizáveis (canas bambu, madeiras, …); Banco Português de Germoplasma Vegetal, de Merelim S. Pedro (Braga), que nos cedeu sementes de Linho-galego para a horta.
Fazemos a germinação das culturas em estufa, para posterior transplantação na horta e jardins.
Desenvolvemos atividades experimentais entre as disciplinas de Ciências Naturais e Físico-Química: análise física e química do solo da horta, estudo dos fatores ambientais na sementeira, germinação e crescimento das plantas.
O apoio de uma cozinha especificamente equipada para ensinar os alunos com medidas seletivas e adicionais ao abrigo do Decreto-Lei nº54/2018 (e outros), a confecionarem refeições com os produtos da horta, tendo em vista a sua preparação para vida ativa.
Preservamos a biodiversidade existente, através da manutenção/colocação de comedouros e bebedouros para aves, dos hotéis para insetos, das sebes de vegetação natural e espontânea (arbóreas, arbustivas e herbáceas) na delimitação dos talhões da horta, bem como, a preservação do bosque das melíferas e das autóctones, constituindo nichos favoráveis ao desenvolvimento de animais auxiliares, contribuindo para o equilíbrio do ecossistema agrícola, pelo aumento da diversidade de flora e fauna que ali vive.
Manutenção do Charco pedagógico através da limpeza dos resíduos (folhas e galhos) e em parceria com o Clube Ciência Viva na Escola, na monitorização dos parâmetros bióticos e abióticos do charco. Criamos a brigada de vigilância deste espaço – Guardiões do Charco, com 57 alunos que de forma voluntária, nos intervalos, monitorizam o charco. O elevado valor educativo destes ecossistemas permite a realização de atividades lúdico-científicas e a envolvência de toda a comunidade escolar.
https://www.facebook.com/agrupamento.escolasdemoure/posts/pfbid0VRSP5wLWHr4ZcnXm4URh2YgTdcfnWGoDHq68rmme8UdJPfWqiANfqwsgCmz5PTAQl
Conservamos o recurso hídrico existente – ribeiro junto à horta, e a vegetação ripícola existente nas margens e também, utilizamos a água para rega da horta.
https://photos.google.com/album/AF1QipNR0NPBbuA5c075XfVzVlv9xhuhx0S7VyyLkPnU
Cremos que a horta é um local educativo-pedagógico de toda a comunidade educativa, que tem permitido a valorização do modo de produção bio e a dignificação da profissão de agricultor; perceção de sustentabilidade, consciência ecológica, noção de comida e cozinha saudável; participação e dinamização em/de ações/palestras/workshops de sensibilização à consciência ambiental, alimentação saudável e cidadania ativa.
https://www.facebook.com/agrupamento.escolasdemoure/videos/112205995192180/
A participação em webinares sobre as temáticas “Compostagem” e “Rotações e Consociação de Culturas”, pela professora coordenadora, traz diversos benefícios a nível profissional, que se refletem tanto no desenvolvimento individual como na qualidade dos projetos educativos e ambientais da escola.
https://drive.google.com/drive/folders/1jq3Vxn7dl4vOExwUH9-GKuKQg41nCTgy

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/agrupamento.escolasdemoure/ https://www.facebook.com/agrupamento.escolasdemoure/posts/pfbid02LjS5QdyYGoRenLjwEmepspT5rHm5B5Aoiff4TFHJDkL4tQQW5Jnme2d9u2kNrzLSl