Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Complexo Escolar dos Arcos (Óbidos)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há mais de um ano.

2. Área aproximada da horta (m²):

Mais de 50m2. Encontram-se a ser dinamizados cinco espaços na escola.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais; Estudo do Meio; Matemática.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

200

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias têm participado, com contributos de sementes; terra e substrato.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta tem vindo a ser dinamizada nas horas dos intervalos, com o apoio dos Animadores; durante as aulas de Estudo do Meio e Ciências Naturais e durante as horas do A.T.L.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi previamente tratado, com a remoção de ervas e a remoção dos solos, com o apoio da Junta de Freguesia.
A fertilização tem sido feita com recurso às cascas de ovos e borras de café do bar/cantina da escola, bem como com a devida separação de resíduos para os compostores.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Cascas de ovos da cantina; restos de fruta das horas de almoço e lanches.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces; cebolas; couves; favas; alho francês; ervas aromáticas; girassóis; morangueiros.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos recolhidos destinam-se à cantina da escola, para a confeção de saladas ou sopas.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É feita a recolha de águas da chuva com recurso a recipientes. Ao final de algum tempo, a água recolhida é armazenada em recipientes.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os produtos recolhidos servem para a confeção de sopas/saladas na cantina da escola.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

No que respeita às hortas verticais, as mesmas tiveram início nas aulas de Ciências Naturais, tendo sido possível o trabalho de controlo de variáveis.
Após este trabalho prévio, as culturas foram colocadas no pátio exterior (pátio Eco-Escolas), no qual se encontram hortas verticais.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

As hortas têm vindo a ser melhoradas gradualmente desde o início do presente ano letivo. O solo ainda carece de melhorias, dadas as suas características. Neste momento, aguarda-se a chegada de alguma terra, por parte de entidades parceiras à escola. O objetivo será dar continuidade ao trabalho iniciado este ano, de uma melhoria e requalificação dos espaço existentes e de outros que foram criados.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/share/v/16LuULy9Dc/