Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB de Figueiredo (Vila Nova de Gaia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Iniciamos a horta no ano letivo passado em março.

2. Área aproximada da horta (m²):

Caixa da Horta - 2.25 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio (Ciências, Biologia, Educação Ambiental), Cidadania e Desenvolvimento, Educação Artística.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

127

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

9

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias recebem dos professores os registos das atividades desenvolvidas na horta e têm expressado a importância das crianças realizarem atividades em contacto com a Natureza, ao ar livre; e por isso mais motivadoras, concretizando aprendizagens mais significativas.
Por outro lado, a Associação de Pais disponibilizou-se para apoiar a escola neste projeto sempre que fosse necessário.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Realizaram-se sementeiras nas salas de aula para serem plantadas na horta (girassóis, pepinos, curgetes e tomates). Os alunos também levaram para casa (curgetes) para serem plantados em casa em vasos/canteiros/hortas dos pais ou avós... Os encarregados de educação têm enviado fotos do desenvolvimento das plantas. Também os alunos reportam os progressos das suas plantas.
A Horta tem tido uma função pedagógica, através da qual promovemos a consciência ecológica, a importância da Biodiversidade, permite observar fenómenos científicos como germinação, fotossíntese e polinização...

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os professores fazem a gestão aferindo as necessidades e cada turma (alternadamente) vai realizando os trabalhos necessários. Os funcionários também ajudam as crianças na manutenção da horta (rega, tirar ervas daninhas, caracóis...).

7. Como é feita a preparação do solo?

Ainda não sentimos qualquer necessidade de fertilização do solo, por ser uma área pequena e por ter serem poucas plantas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Mantivemos as plantas que o Município trouxe: orégãos, calêndula, tomilho, hortelã- ananás, cebolinho.
Plantamos curgetes que foram totalmente comidas pelos caracóis na interrupção letiva da Páscoa e alho francês (que continua a crescer.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Ainda não colhemos produtos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Pensamos colher alguns orégãos e tomilho para vender na Feirinha Pedagógica que iremos realizar no princípio de junho.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita manualmente pelas crianças sob a orientação dos docentes.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Verificámos que há plantas que foram comidas pelos caracóis e lesmas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Temos retirado caracóis e lançámos os mesmos para uma mata.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Junto à Horta instalámos o Hotel de Insetos. Atividade realizada a 18/02/2025.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aula de Observação da Biodiversidade para realização do projeto "A Biodiversidade na minha Escola".

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aula de Estudo do Meio (2º ano) - Distinguir plantas espontâneas de plantas cultivadas. Semear várias sementes e posteriormente observar o progresso do desenvolvimento das plantas.

Atividades do Pré-escolar.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: