Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica nº1 da Venda do Pinheiro (Mafra)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

há 4 anos consecutivos

2. Área aproximada da horta (m²):

146m2= (20,50mx12m)

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio, Educação para a Cidadania; português, matemática, expressão plástica, TIC…

3.3. N.º de alunos envolvidos:

110

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Existe um grupo de familiares que colabora e está disponível desde os avós, aos pais, irmãos e comunidade local para connosco colaborar sempre que é necessário na deslocação dos alunos à horta, na recolha de materiais e produtos necessários ao seu desenvolvimento, na passagem de conhecimentos aos mais novos, na valorização do trabalho realizado pelos alunos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O desenvolvimento na horta tem um grande impacto, na comunidade, nomeadamente:
• Cerca de 30 famílias foram apoiadas pela escola e receberam, na véspera de Natal, um cabaz de Natal de couves portuguesas para a sua ceia;
• Sempre que há bens a colher fazemos a entrega dos mesmos a instituições locais, que os encaminham para as famílias que apoiam;
• A comunidade local oferece mudas para serem transplantadas na horta, elogiam o trabalho dos alunos de forma informal, quando por ela passam e sugerem a plantação de outras culturas;
• O trabalho na horta pelos alunos incentiva as famílias a criarem a sua própria horta e a valorizarem o consumo de produtos biológicos.
• Há partilha de mezinhas e de conhecimentos populares dos habitantes locais com os alunos, encontros informais e admiração constante pelo trabalho que os mesmos desenvolvem, principalmente ao tomarem conhecimento que o trabalho desenvolvido é em prol dos outros (doação).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

De acordo com o timing próprio do desenvolvimento das culturas , bem como das condições meteorológicas, as três turmas dirigem-se à horta para mondar, plantar, colher e monitorizar o crescimento das culturas, rotativamente e, sempre que é necessário, em articulação com os recursos humanos disponíveis na escola e em articulação com as famílias dos alunos.
À medida que são colhidos os alimentos, plantam-se novos para que haja sempre novos alimentos a retirar da horta para doar às famílias.
Há, igualmente, a presença frequente de pais que ajudam na criação de regos, na rega e na preparação do terreno.

7. Como é feita a preparação do solo?

É realizada em quatro fases:
1) Com uma moto roçadora as ervas são todas cortadas (apoio da Junta de Freguesia); os alunos recolhem-nas e levam-nas para o compostor.
2) Os alunos remexem a terra com a enxada e com o ancinho retiram e o máximo de ervas que lhes é possível.
3) Espalham o estrume de cavalo biológico (doado pela comunidade) por todo-o-terreno.
4) Por fim, o terreno é lavrado por um agricultor local (tio-avô de uma aluna) com um motocultivador.
5) Sempre que uma cultura é colhida, antes de plantar uma nova, o terreno é sachado e adubado com estrume de cavalo e ou com o composto que foi produzido no compostor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Esta atividade começa na escola, com o consumo diário de fruta, juntamos resíduos orgânicos após os lanches escolares, consumo de fruta diário, na escola; recolhemo-los também em casa, em caminhadas e nas limpezas/mondas e colheitas na horta.
A compostagem é feita na proporção de três partes de materiais ricos em carbono (castanhos - palha, folhas, caules, papel) para uma parte de materiais ricos em azoto (verdes- restos de vegetais e fruta, borras de café).
Nota: é necessário misturar muito bem os verdes com os castanhos, regular a humidade, assegurar o arejamento e garantir a exposição solar durante o dia.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas que mais fazem falta às famílias apoiadas são: couves de Natal, couve portuguesa, coração de boi, alhos franceses, cebolas, pimentos, tomateiros, alfaces, curgetes, espinafres, salsa, coentros, hortelã… Existem, ainda, outras plantas potenciadoras da polinização (combatendo a extinção dos insetos) e para manter o equilíbrio no crescimento das plantas hortícolas: alecrim, alfazema, dente de leão, margaridas, arruda, sálvia,… (acreditamos que estas últimas plantas ajudem a afastar as pragas e os predadores da nossa horta, segundo a pesquisa). Só poderemos concluir os resultados da investigação realizada pelos alunos no próximo ano letivo (verificar as hipóteses colocadas).

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Resposta difícil! Nunca pesamos nenhuma colheita. Conseguimos contabilizar os pés de cada cultura plantada, mas não a sua massa total.
Este ano letivo, plantamos: mais de 1500 pés de couves variadas, de cebolas e de alhos franceses e alfaces; cerca de 30: curgetes, pimenteiros e tomateiros; 200 pés de morangueiros e cerca de 20 pés de espinafres; coentros, salsa, girassóis, alecrim, alfazema, dente-de-leão, margaridas e arruda (estas últimas seis espécies facilitam a polinização e combatem as pragas e/ou ameaças à horta).

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Entrega a instituições locais de solidariedade através de cabazes de Natal), de cabazes com o que colhemos semanalmente e, gradualmente, conforme formos colhendo os alimentos produzidos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Existe um poço na horta. A água para a rega é retirada do poço. A água captada pela chuva em bidões serve para a rega imediata de culturas acabadas de plantar (quando os depósitos estão com água recolhida da chuva).
A mesma é regada com uma mangueira manualmente. Após ser ligado o motor, os alunos deslocam-se em equipas rotativas pelas diferentes culturas, com muito cuidado para não partir as plantas cultivadas devido à deslocação da mangueira.
A rega tem de ser feita antes das 9:00 (início das aulas) ou ao fim do dia, depois das 19:00. Há equipas formadas de acordo com as necessidades da horta, disponibilidade das turmas e professores envolvidos.
Uma vez que a rega necessita de ser realizada fora do horário letivo, depende da disponibilidade dos alunos, professoras e familiares envolvidos, sendo sempre garantida a sua rega.
Existe um grupo de pessoas: os guardiões da horta que comunicam, entre si, através da aplicação do WhatsApp e organizam a rega.
Ao avaliarmos o projeto da horta, os alunos identificaram que o sistema de rega demora muito tempo, a água não chega com facilidade a todas as plantas e há desperdício de água, de tempo e de energia.
Encontram-se a estudar o problema para apresentarem uma solução para este constrangimento melhorando desta forma a rega da horta.
Enquanto não o terminam e apresentam, resolveram fazer o caminho para a água (como lhe chamam, na realidade são regos). Já facilita a rega. Há dois regos principais que levam a água até ao fundo da horta.
Estes regos estão ligados a todos os outros regos das diferentes culturas. Vão sendo abertos e fechados com um sacho de acordo com a cultura a regar e orientando o caminho da água para que todas as plantas sejam regadas, sem desperdício de água e de tempo.
Chegaram à conclusão de que se retirarem o dispersor da mangueira a água corre mais abundantemente e a rega é mais rápida e eficaz. Como dizem: «Em vez de salpicarmos as plantas, para não as magoarmos, encharcamos o terreno com água. Pode ser que assim a erva não cresça tanto, professora! A água vai pelo caminho só para as plantas que dela precisam e assim as ervas não crescem tanto.»

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita a monitorização, semanalmente, através da observação in loco do desenvolvimento das plantas.
São tiradas fotografias e analisadas em sala de aula seguindo o método científico: observação direta, colocação de perguntas e formulação de respostas, passando pela pesquisa oral dentro da comunidade educativa (agricultores locais no ativo, reformados, academia sénior local, centro de dia local e familiares), pela experimentação, verificação, obtenção e comunicação dos resultados obtidos (escrita de artigos científicos para o jornal escolar.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis e lagartas das couves - após investigação foram combatidas com cinzas das lareiras e com borras do café; alunos recolheram, misturaram-nas e, em diversos momentos, rodearam as couves com este preparado feito por eles (recolhido pela investigação oral na comunidade).
Para além de fortalecer as couves, afastou as pragas enunciadas.
Nota: não sendo pragas nem doenças- surgem muitos habitantes que adoram comer os legumes e frutos da nossa horta, dando origem ao desenvolvimento de vários Projetos: criação de espantalhos; de moinhos de vento, de mini-tendas de rede para proteger os coentros, a salsa e os morangueiros.
Quem será o predador da horta que devora os coentros? (a decorrer, investigação por finalizar, ainda não foram testadas todas as hipóteses): hipótese A- ratos; Hipótese B – melros.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Horta Solidária e Biológica- doação de todos os produtos colhidos a instituições locais de solidariedade
• Cabazes de Natal – couves de Natal produzidas na horta;
• Saladas criadas pelos idosos do Centro de Dia com as alfaces colhidas na Horta;
• Entregas regulares de legumes para serem distribuídas, semanalmente, pelas famílias identificadas pelas instituições de solidariedade local (Santa Casa da Misericórdia, Comunidade são Vicente Paulo/Vicentinas) e Associação Mais.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na Horta – Uma Horta para aprender Ciência (abordagem exploratória e científica)
Plano Anual (propostas de atividades que possibilitaram, ao longo do ano letivo, os alunos descobrirem a horta biológica tendo por base a sua manutenção como espaço que reúne as condições para estimular a curiosidade dos alunos, levando-os a observar, explorar, ver, tocar, sentir, cheirar e questionar-se.
Sendo um espaço informal, trazemos as aulas para fora da sala de aula. O papel dos professores é apoiar os alunos na planificação e realização das diferentes investigações propostas pelo mesmo ou sugeridas pelos alunos que envolvem trabalho prático e lhes permitem confrontar os resultados com as suas ideias iniciais.
Em vez de fornecer respostas que podem levar à desmotivação dos alunos, o papel do professor é o de orientar os alunos para que estes assumam um papel ativo, fazendo previsões, planificando investigações, discutindo ideias em grupo, experimentando (tentando), fazendo registos, analisando e comunicando as suas conclusões com outros.
Através desta partilha de conhecimentos e de experiências, a horta serve para fazer pontes com as famílias e com a comunidade educativa, em especial com os horticultores locais e com os idosos (que tanto nos têm ensinado).
1. Criação um calendário de plantações adaptado à nossa localidade com recolha oral;
2. Setembro/outubro –
• Conhecer bem o espaço da horta- ponto de recolha de água, exposição solar do terreno (para distribuir as culturas de acordo com as plantas que necessitam de maior ou menor exposição solar).
• Observar e Investigar o solo. De que é formado o solo da horta? Como é o solo da nossa horta? Qual será o melhor solo para reter mais água para as culturas? Como é formado o composto para colocar na horta? Que animais habitam na horta? De que se alimentam?
• A matemática na horta- como vamos dividir o terreno? Cada grupo de alunos vai estudar o terreno e apresentar uma planificação da organização dos diferentes talhões da horta (a plantar a partir de início de fevereiro. Até lá apenas são plantadas as couves de Natal.
• Limpar o terreno e prepará-lo para plantar as couves de Natal (após a recolha das informações sobre o mesmo).
• Plantar as couves portuguesa (couves para apoiar os cabazes de Natal).
3. Outubro/novembro/dezembro
• Manter a horta mondada e protegida das pragas e doenças.
• Acompanhar o crescimento das plantas (registo no caderno de campo individual e coletivo da turma , na sala de aula) e refletir sobre o seu desenvolvimento;
• Colheita das couves portuguesas/de Natal.
Trabalhos de Pesquisa e de Investigação (foram realizados, ao longo do ano, vários trabalhos de campo de acordo com o desenvolvimento das plantas e das necessidades da horta).
1º Período - Predadores da horta: quem são?
• Como combater as pragas de caracoletas/caracóis que devoram as folhas das couves na nossa horta (1º período letivo)?
• Por que razão desparecem os coentros plantados na horta, imediatamente, após a sua plantação?
• Quais são as culturas amigas e as inimigas? (distribuição das culturas pelo espaço da horta a través do processo de consociações, combinação de plantas).
• O composto é benéfico para as plantas? Porquê?
• Devemos manter um cantinho de plantas espontâneas na horta? Será benéfico? Como e porquê?
• Que alimentos devemos plantar para alcançar o nosso objetivo: fornecer alimentos às famílias apoiadas pelas instituições?
2º Período
• De onde vem a água captada no poço da nossa horta?
• Qual é a qualidade da água da nossa horta?
• Como podemos melhorar o nosso sistema de rega?
• A rega automática é vantajosa?
• Que ervas daninhas crescem na nossa horta?
• Como diminuir o crescimento das ervas daninhas da nossa horta?
3º Período – planificação do próximo ano letivo/debates/avaliação reflexão
• Será que é vantajoso mantermos as culturas deste ano letivo nos mesmos espaços? (investigação oral/local com os horticultores);

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: