saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há cerca de 3 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
10 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Ciências da natureza, Matemática, Conhecimento do mundo e Língua portuguesa,
3.3. N.º de alunos envolvidos:
42
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
2
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias participaram na oferta de algumas plantas hortícolas, visitando a horta com as crianças, acompanhando o crescimento dos legumes e dando sugestões sobre outros legumes a cultivar
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Pelo facto das crianças terem participado na preparação da terra, utilizando o composto que temos na escola e na rega das plantas, permitiu-lhes perceber que os legumes podem crescer sem necessitar de adubos e pesticidas. Este conhecimento foi transmitido aos pais, quando estes visitavam o espaço das hortas e verificavam a qualidade e quantidade dos legumes.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Cada grupo era responsável pela rega e manutenção dos seus canteiros.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza foi feita com apoio do Município local, pois tinha muitas ervas daninhas que cresceram durante as férias de verão. Contamos ainda como apoio dos pais, das crianças e das funcionárias da escola..
A fertilização foi feita apenas com o composto, que "fabricamos" na escola, com os resíduos domésticos.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Com os restos alimentares dos lanches das crianças e da cantina escolar.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Construímos com as crianças um pequeno jardim para atrair e aumentar o número de insetos, de forma a que se afastassem da horta e assim reduzimos as pragas.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
4Kg de brócolos
3Kg de alfaces
2kg de beterraba vermelha
1 Kg de alho francês
2 kg de cebolas
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Foram todos utilizados no refeitório da escola, incentivando o aumento de consumo de legumes pelas crianças mais novas.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Este ano letivo poucas vezes foi feita a rega, devido à quantidade frequente de chuva. Atualmente utilizamos a gua da chuva que recolhemos num depósito par ao efeito.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Como foi referido tivemos poucas pragas, consequência das flores que plantámos perto da horta.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
Bichos da seda, peixes e rãs que ocupam o charco perto da horta.
Alimentamos ainda pássaros da região com os comedouros e água do charco.
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A confecção de refeições com os legumes da horta foi realizada 3 vezes durante o ano letivo. Estiveram envolvidas todas as crianças do pré-escolar e do 1º ciclo que tiveram oportunidade de degustar alimentos biológicos. Os pais foram informados que nesses dias os legumes seriam os cultivados na horta.
Atividade 2:
Descrição:
A horta permitiu também praticar atividades ao ar livre, observando plantas, pequenos animais, explorando conteúdo interdisciplinares relacionados com a matemática, a linguagem oral e a área do conhecimento do mundo.
Atividade 3:
Descrição:
A horta serviu também de ponto de partida para outras atividades desenvolvidas na biblioteca, no exterior, no laboratório e ainda na sala de robótica. Nestas atividades participaram as crianças do jardim de infância, dando a conhecer por vezes aos colegas do 1º ciclo as novas descobertas, através de visitas à salas de aulas ou dos trabalhos expostos .
15. Outros aspetos de realce da horta:
Com a sementeira do milho, pretendemos no próximo ano letivo utilizá-lo na semana da alimentação, para as crianças compreenderem o ciclo do pão, desde a colheita ao fabrico da farinha e confecção do pão. Por outro lado com o milho doce esperamos incentivá-las a apreciarem outros alimentos saudáveis.
15.1. Link para a página da horta: