Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

10 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências da natureza, Matemática, Conhecimento do mundo e Língua portuguesa,

3.3. N.º de alunos envolvidos:

42

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participaram na oferta de algumas plantas hortícolas, visitando a horta com as crianças, acompanhando o crescimento dos legumes e dando sugestões sobre outros legumes a cultivar

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Pelo facto das crianças terem participado na preparação da terra, utilizando o composto que temos na escola e na rega das plantas, permitiu-lhes perceber que os legumes podem crescer sem necessitar de adubos e pesticidas. Este conhecimento foi transmitido aos pais, quando estes visitavam o espaço das hortas e verificavam a qualidade e quantidade dos legumes.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada grupo era responsável pela rega e manutenção dos seus canteiros.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza foi feita com apoio do Município local, pois tinha muitas ervas daninhas que cresceram durante as férias de verão. Contamos ainda como apoio dos pais, das crianças e das funcionárias da escola..
A fertilização foi feita apenas com o composto, que "fabricamos" na escola, com os resíduos domésticos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os restos alimentares dos lanches das crianças e da cantina escolar.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Construímos com as crianças um pequeno jardim para atrair e aumentar o número de insetos, de forma a que se afastassem da horta e assim reduzimos as pragas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

4Kg de brócolos
3Kg de alfaces
2kg de beterraba vermelha
1 Kg de alho francês
2 kg de cebolas

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Foram todos utilizados no refeitório da escola, incentivando o aumento de consumo de legumes pelas crianças mais novas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Este ano letivo poucas vezes foi feita a rega, devido à quantidade frequente de chuva. Atualmente utilizamos a gua da chuva que recolhemos num depósito par ao efeito.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Como foi referido tivemos poucas pragas, consequência das flores que plantámos perto da horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Bichos da seda, peixes e rãs que ocupam o charco perto da horta.
Alimentamos ainda pássaros da região com os comedouros e água do charco.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A confecção de refeições com os legumes da horta foi realizada 3 vezes durante o ano letivo. Estiveram envolvidas todas as crianças do pré-escolar e do 1º ciclo que tiveram oportunidade de degustar alimentos biológicos. Os pais foram informados que nesses dias os legumes seriam os cultivados na horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A horta permitiu também praticar atividades ao ar livre, observando plantas, pequenos animais, explorando conteúdo interdisciplinares relacionados com a matemática, a linguagem oral e a área do conhecimento do mundo.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

A horta serviu também de ponto de partida para outras atividades desenvolvidas na biblioteca, no exterior, no laboratório e ainda na sala de robótica. Nestas atividades participaram as crianças do jardim de infância, dando a conhecer por vezes aos colegas do 1º ciclo as novas descobertas, através de visitas à salas de aulas ou dos trabalhos expostos .

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Com a sementeira do milho, pretendemos no próximo ano letivo utilizá-lo na semana da alimentação, para as crianças compreenderem o ciclo do pão, desde a colheita ao fabrico da farinha e confecção do pão. Por outro lado com o milho doce esperamos incentivá-las a apreciarem outros alimentos saudáveis.

15.1. Link para a página da horta: