Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica N.º2 da Moita (Moita)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

5 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio, cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

43

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Não se aplica

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A implementação da horta no âmbito do programa Eco-Escolas tem tido um impacto muito positivo na comunidade escolar, promovendo a cidadania ativa, a alimentação saudável e a valorização dos produtos biológicos. Os alunos participam diretamente no cultivo e manutenção da horta, desenvolvendo o sentido de responsabilidade, trabalho em equipa e respeito pela natureza. Ao consumirem os produtos que ajudaram a plantar, compreendem melhor a importância de uma alimentação equilibrada e sustentável. Para além disso, a horta tornou-se um ponto de encontro entre gerações, com a colaboração de pais e avós, reforçando os laços comunitários e transmitindo saberes tradicionais. Esta iniciativa é um exemplo claro de como a escola pode ser um espaço de aprendizagem prática e cidadania ambiental.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A participação dos alunos na horta tem sido uma experiência muito enriquecedora, especialmente para as duas turmas do quarto ano, que são as principais responsáveis pela sua manutenção e pelas sementeiras. As docentes titulares de turma organizam-se entre si, promovendo uma rotatividade equilibrada que permite que todos os alunos tenham a oportunidade de se envolver nas várias fases do processo. Assim, ora vai uma turma, ora vai a outra, garantindo-se uma articulação contínua entre ambas. Os alunos participam ativamente na preparação da terra, na sementeira, na rega e na manutenção geral da horta, desenvolvendo competências práticas, espírito de entreajuda e um maior sentido de responsabilidade ambiental e cidadania.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação da terra é realizada com o apoio do Programa Ambiental da Câmara Municipal da Moita, numa parceria valiosa com a escola, que tem permitido melhorar significativamente as condições da horta escolar. Após esta fase inicial, são os alunos do quarto ano que assumem a responsabilidade pela sementeira e por todos os cuidados necessários ao longo do tempo. Cabe-lhes, em articulação entre as duas turmas, assegurar a manutenção da horta, garantindo a rega, a limpeza e o acompanhamento do crescimento das plantas, até ao momento da colheita dos produtos. Esta dinâmica não só promove a aprendizagem ativa e o trabalho colaborativo, como reforça o compromisso com práticas sustentáveis e a valorização da agricultura biológica no contexto escolar.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é realizada a partir da recolha dos restos retirados da terra durante a limpeza do espaço da horta, bem como de resíduos orgânicos, como cascas de frutas, restos de alguns vegetais e determinados alimentos provenientes da cantina. Todo esse material é colocado no compostor, situado dentro da própria horta, permitindo que os resíduos se transformem em composto orgânico. Este composto é posteriormente utilizado como fertilizante natural, fechando assim o ciclo de forma sustentável e promovendo práticas amigas do ambiente. Esta atividade permite aos alunos compreender a importância da redução de desperdício e da reutilização de recursos, reforçando os princípios da cidadania ambiental e do desenvolvimento sustentável.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na horta escolar foram instaladas diversas culturas e consociações, com o objetivo de promover a biodiversidade e práticas agrícolas sustentáveis. Entre as plantações realizadas, destacam-se as favas, os covos de várias espécies, os nabos-rabanetes, bem como as ervilhas, a salsa, o coentro e o espinafre, entre outras. Estas culturas foram selecionadas tendo em conta a época do ano, as características do solo e as possibilidades de consociação favorável entre espécies, contribuindo para um crescimento mais saudável das plantas e para o aproveitamento eficiente dos recursos naturais.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Embora não tenham sido estimadas quantidades exatas das colheitas, ao longo do tempo foram recolhidos diversos produtos da horta que se revelaram bastante úteis. Uma parte desses alimentos foi encaminhada para a cantina da escola, onde foram utilizados na preparação da sopa do dia, reforçando assim o compromisso com uma alimentação saudável e sustentável. Outra parte foi distribuída pelos alunos, que levaram os produtos para casa, podendo partilhá-los e consumi-los em família. Esta partilha permitiu reforçar a ligação entre a escola e o meio familiar, valorizando os frutos do trabalho desenvolvido na horta escolar.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos colhidos na horta foram maioritariamente utilizados no refeitório da escola, contribuindo para a confeção de sopas e saladas, reforçando assim uma alimentação saudável e sustentável. Alguns alimentos, como as alfaces, foram também aproveitados em contexto de sala de aula, onde os alunos participaram na preparação de sandes, promovendo hábitos alimentares equilibrados de forma prática e educativa. Além disso, parte dos produtos foi distribuída pelos alunos para levarem para casa, permitindo que partilhassem com as famílias os frutos do seu trabalho na horta, valorizando os alimentos biológicos e fortalecendo a ligação entre a escola e o meio familiar.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Infelizmente, a recolha da água da chuva ainda não é uma realidade na nossa escola, o que limita a adoção de práticas ainda mais sustentáveis no cuidado com a horta. Atualmente, a rega é feita com recurso à água canalizada, sendo os alunos sensibilizados para a importância de não desperdiçar este recurso tão valioso. Por isso, a rega é realizada com moderação e preferencialmente logo pela manhã, em sistema de rotatividade entre as turmas, uma vez que ao final da tarde já não se encontram na escola. Esta prática permite minimizar a evaporação da água e contribui para o desenvolvimento da consciência ambiental dos alunos.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Outro aspeto que ainda não foi possível desenvolver plenamente é o controlo de pragas. Como a horta está a ser dinamizada exclusivamente pelas duas docentes do 4.º ano, com a participação ativa apenas das respetivas turmas, os recursos e o tempo disponíveis são limitados. Assim, ainda não foi implementado um plano específico de controlo de pragas. No entanto, foram já plantadas algumas ervas aromáticas, como medida preventiva e natural, com o objetivo de ajudar a afastar pragas de forma ecológica. Apesar das limitações, estas pequenas ações refletem o empenho em manter a horta saudável e sustentável dentro das possibilidades existentes.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Não se aplica

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Não se aplica

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A participação na Bio-Festa organizada pelo Conselho da Moita revelou-se uma mais-valia importante para divulgar o trabalho que temos vindo a desenvolver no âmbito da horta biológica. Foi uma oportunidade excelente para mostrar à comunidade escolar e local os resultados do esforço conjunto e o valor dos produtos cultivados de forma sustentável. Paralelamente, a confeção das sopas no refeitório com os produtos da horta teve um enorme sucesso junto dos alunos, que demonstraram maior satisfação e entusiasmo ao consumir alimentos que eles próprios ajudaram a cultivar, reforçando assim o vínculo entre o trabalho realizado na horta e a importância de uma alimentação saudável e consciente.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Os alunos levam os alimentos para serem confeccionados na cantina. Durante o período de alimentação não foram tiradas fotos, uma vez que não nos foi permitido fazê-lo devido às normas de privacidade e proteção de dados. Por essa razão, não dispomos de imagens desse momento.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: