saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Na escola existe uma pequena horta há cerca de três anos, no entanto no final do ano letivo 2023/24 foram usadas paletes de madeira e pneus para construir canteiros e renovar o espaço destinado à horta.
2. Área aproximada da horta (m²):
20 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Ciências Naturais, Matemática, Educação Física, Educação Visual
3.3. N.º de alunos envolvidos:
12
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
3
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias são envolvidas, ao longo do ano letivo, contribuindo com o fornecimento de sementes e plantas, inscrevendo os filhos no clube de Jardinagem e utilizando alguns produtos que os alunos recolhem na horta para confecionar refeições (alho francês, acelgas, alfaces).
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- Maior sensibilização de toda a comunidade para a importância da alimentação saudável;
- Ampliação de conhecimentos dos alunos e comunidade sobre a diversidade de hortícolas;
- Implicação de todos para hábitos de vida mais sustentáveis: poupança de água, recolha e separação de resíduos; respeito pelos ciclos da natureza e pela biodiversidade, necessários numa horta biológica (produção de compostagem, recolha de sementes, sementeira, plantação e colheita);
- Perceção de todos da importância do consumo de alimentos locais, da época e de produção biológica;
- Oportunidade para os aluno participarem em atividades ao ar libre e em contacto com a natureza, alternativa saudável ao uso constante de tecnologias.
- As produções hortícolas ainda permitiram o contacto de alunos, pais e outros membros da comunidade educativa, como professores e auxiliares, com produtos pouco conhecidos na alimentação, como foi o caso das acelgas. Esta hortícola despertou a curiosidade de todos pelos seus caules e folhas coloridas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos inscritos no clube "Ciência, jardinagem e ambiente" participam ativamente nos trabalhos da horta, semanalmente durante 100 minutos. Os professores e os alunos envolvidos ainda realizam outras tarefas de manutenção, como rega, fora do horário do clube, sempre que necessário. Aos alunos são atribuídas tarefas específicas, semanalmente de forma rotativa, tais como, sementeiras e plantações, tratamento da compostagem, remoção de infestantes, limpeza de canteiros e rega.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza do solo é realizada manualmente, com ferramentas de jardinagem, pelos alunos e professores mais diretamente envolvidos. A terra argilosa presente no solo da escola é misturado com substrato fornecido por membros da comunidade escolar e com composto elaborado na escola, para melhorar a sua fertilidade.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Cascas e outros resíduos “verdes” da cantina escolar e dos lanches dos alunos (cascas de banana, caroços de maçã, …); folhas secas recolhidas e armazenadas pelos alunos no espaço escolar e restos de podas (“castanhos”), borras de café e pacotes de chá do bar dos professores.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Consociações instaladas nos diferentes canteiros:
- Alface + Cebola roxa; Alface + Alho Francês;
- Morangos + Cenoura + Couve Roxa;
- Ervilhas + Cenouras + Pepinos;
- Tomate + Cebolo + Cravos Túnicos + Alface + Calêndula
- Couve Galega + Acelga
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
- Ao longo deste ano letivo, foram produzidos cerca de 2 Kg de couves (couve galega, e repolho), 2 Kg de acelgas, 0,5 Kg de alfaces, 2,5 Kg de alho francês, 1 Kg de cebolo, 0,2 Kg de ervilhas, 0,2 Kg de morangos.
- Algumas hortícolas ainda estão em processo de desenvolvimento (tomate, pepino, cenouras, cebola roxa), não tendo sido, por isso realizadas colheitas.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Como a produção da horta ainda é pequena, os produtos são colhidos pelos alunos mais diretamente envolvidos na sua manutenção, que os levam para casa, sendo cozinhados pelas respetivas famílias. Assim, os pais reportaram a utilização de alho francês , acelgas e couves para confecionar sopas e alfaces para saladas. Os morangos e fisálias colhidos são consumidos pelos alunos, no momento da colheita. Os pequenos horticultores também fazem doações a outros alunos, demonstrando, assim, uma saudável partilha!
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A água da chuva é recolhida num depósito, sendo esta água usada pelos alunos para regar as plantas da horta quando é necessário.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização de pragas e doenças é realizada semanalmente, pela observação direta das culturas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Lesmas e caracóis atacaram as alfaces e coentros, pelo que foi colocada cinza (de madeira) à volta destas culturas para tentar reduzir estes ataques.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Aulas na horta:
- Aulas de Ciências Naturais: os alunos fizeram observações da biodiversidade na horta e nos jardins escolares.
- Alunos do pré-escolar fizeram duas visitas à horta escolar para conhecer as plantas da horta e para plantar algumas hortícolas.
- Aulas de matemática: os alunos de 5º ano realizaram um trabalho de matemática - "Sequências primaveris", depois de observarem os produtos da época (primavera) na horta escolar.
Atividade 2:
Descrição:
Doação de produtos da horta a colegas, por parte dos alunos "horticultores" e contribuição destes para uma alimentação mais saudável por parte das suas famílias, levando para casa algumas colheitas da horta.
Atividade 3:
Descrição:
Atividades extracurriculares e ocupação de tempos livres: participação de alguns alunos no clube "Ciência, jardinagem e ambiente". Neste clube os alunos inscritos realizaram trabalhos de construção e manutenção da horta. Nos dias em que as condições climatéricas impossibilitaram trabalhos ao ar livre, os alunos realizaram a atividades diversas no interior, sempre relacionadas com a horta e as plantas. Alguns exemplos: sementeiras, elaboração de etiquetas identificadoras; elaboração de arranjos florais (com flores e plantas aromáticas) para oferta no dia da Mãe; construção de materiais de jardinagem com a reutilização de materiais. No âmbito deste clube os alunos ainda fizeram a recolha seletiva de resíduos no espaço exterior da horta.
15. Outros aspetos de realce da horta:
A horta biológica da escola oferece a oportunidade aos alunos de usufruírem de atividades ao ar livre (algumas crianças não têm essa oportunidade em contexto familiar). Em atividades de caráter lúdico os alunos melhoram as suas aprendizagens e capacidades, realizam atividade física e, em simultâneo, contribuem para o melhoramento dos espaços verdes. Estas atividades também têm um importante papel na redução da indisciplina e conflitos entre alunos. A horta é um importante espaço de aprendizagem, de partilha e de contacto com a natureza que, certamente, contribui para o bem-estar físico e mental dos alunos e para formar cidadãos com hábitos mais saudáveis e sustentáveis.
15.1. Link para a página da horta:
https://sites.google.com/aecanedo.pt/eco-escolas-aecanedo/projeto-de-2425/a-nossa-horta