Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB Bairro da Comenda (Évora)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4anos

2. Área aproximada da horta (m²):

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio, Cidadania, Artes Visuais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

35

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Este ano houve uma menos participação, mas têm colaborado com artigos para a horta e aquisição de alguns produtos produzidos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O desenvolvimento e manutenção da horta, apesar de pequena tem sido sempre um núcleo de interação entre famílias e escola e no desenvolvimento de vários conteúdos de estudo do meio tem permitido desenvolver aulas no exterior.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Das 4 turmas há sempre alunos que de forma voluntária e supervisionados por professora e assistente operacional cuidam da limpeza da horta e os alunos do conselho eco-escolas fazem um acompanhamento mais sistemático.
De forma rotativa vão sendo feitas as sementeiras, plantações e colheita dos frutos e hortícolas.
Principalmente as assistentes operacionais cuidam da rega mais regular.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os canteiros começaram por ser limpos, retiradas pedras, ervas daninhas e raízes principalmente do lodão-bastardo, que se espalham pela área de cultivo, uma vez que está situado sobre esta zona.
Este ano foi colocado substrato natural para renovação dos solos e nos canteiros novos um fertilizante biológico.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com cascas de fruta dos lanches escolares, das folhas de algum material lenhoso das árvores do pátio e de resíduos vegetais da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Mantemos a erva-príncipe e erva cidreira, hortelã, orégãos, salsa, coentros, poejos e salva.
Temos mais morangueiros e ao longo do ano há alguns hortícolas tais como alface, couve, cenouras, tomate cereja, alho, curgete, rabanetes, aboboras.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Este ano a produção foi menor, devido às condições atmosféricas.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alguns(couves, alfaces, curgetes) foram disponibilizados para pais e outros elementos da comunidade e a maioria foi para consumo da na escola (alfaces e morangos)

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é pontualmente realizada por alunos de diversas turmas durante a hora de intervalo ou aulas, mas é regularmente assegurada pelas assistentes operacionais e é feia no período da manhã

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?


Na monitorização semanal que é feita pelos alunos, é verificada a existências de pragas.
Surgiram lagartas que são retiradas manualmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Houve lagartas da couve.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas na horta aconteceram em diversos momentos, cada professor titular de acordo com os conteúdos curriculares explora este espaço, realiza experiencias e observação das várias espécies existente. Torna para os alunos as aprendizagens mais significativas e têm uma participação ativa e entusiasmante.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: