Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica Elias Garcia (Almada)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há mais de 11 anos, com algumas paragens de manutenção.

2. Área aproximada da horta (m²):

Cerca de 260 m2 (pela medição via google earth).

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2 (EV e Eco)

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, projeto Saberes e Sabores

3.3. N.º de alunos envolvidos:

130

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Em cada semana, os alunos colhem e levam os produtos hortícolas disponíveis para casa.
As famílias enviam fotografias de refeições que confeccionaram, incluindo esses produtos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Promoção de hábitos alimentares saudáveis (os alunos aprendem, de forma prática, de onde vêm os alimentos e ganham mais interesse por frutas e legumes. Ao plantar, cuidar e colher alimentos, tornam-se mais recetivos a experimentá-los e a incluí-los na alimentação diária).
- As famílias e comunidade escolar são sensibilizadas para escolhas alimentares mais saudáveis quando os alunos partilham o que aprenderam e levam produtos da horta para casa.
- Especialmente para alunos da educação especial, a horta oferece atividades sensoriais e práticas que estimulam o desenvolvimento motor fino e grosso.
- Aumento, nos alunos, do seu sentido de pertença e motivação.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A frequência semanal dos grupos de alunos envolvidos permite a distribuição de tarefas aquando da sua presença no espaço. A limpeza de ervas daninhas, remoção de pequenas pedras do solo a cultivar e remoção de canas são os trabalhos realizados com maior sistematização.
A rega é realizada conforme a estação do ano.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é realizada manualmente, com recurso a utensílios de trabalho afetos aos trabalhos numa horta, nomeadamente enxadas só utilizadas pelas professoras. Os alunos utilizam utensílios de menor porte na preparação do solo. A terra é cavada, são retiradas pedras e outros, e é enriquecida com composto ou estrume.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Os materiais utilizados são os resíduos da horta e cartão.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface; espinafres, couve portuguesa; couve brócolis, tomate; favas; coentros; salsa; cebolinho; alecrim; orégãos, hortelã; feijão; batata; phisalis; cenouras, rabanetes. No presente ano também foram plantadas 2 figueiras e uma nespereira.


9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não foi contabilizado.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta são semanalmente distribuídos pelos alunos participantes.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

- A rega é realizada conforme a pluviosidade a cada semana.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

- É realizada semanalmente, com observação no local e quando é necessário, é utilizada uma calda de sabão.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Nada a referir.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Nada a referir.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de sopas e outros pratos na cozinha pedagógica:
Quando as condições climatéricas não permitem a realização da atividade, os alunos ficam na cozinha pedagógica e confeccionam pratos com produtos da época, se possível da horta. Esta atividade envolveu 1 professora e 6 alunos da educação especial.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de pratos pelas famílias:
De cada vez que os alunos levavam produtos da horta, os mesmos eram consumidos pelas famílias. Esta atividade ocorreu ao longo do ano e envolveu 1 professora e os alunos de 6 turmas do 1.º ciclo, uma vez que, semanalmente, grupos de 4 alunos das 6 turmas de 1.º ciclo frequentavam a horta, tendo-se conseguido a participação de cerca de 130 alunos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Participação da Auchan numa sessão de sensibilização teórico-prática sobre a importância de ervas aromáticas numa alimentação saudável e a criação de um canteiro de aromáticas.
Um grupo de colaboradores do supermercado Auchan (Almada), vieram à escola, trouxeram folhetos e plantas aromáticas. Realizaram a sessão de sensibilização no auditório e estiveram presentes na horta, para realizar, com os alunos, a plantação de ervas aromáticas, conversando com os alunos sobre algumas características de cada erva aromática e sua importância na alimentação.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta fica junto à Ribeira da Sobreda e esta proximidade contribui para um problema de canas invasoras, difícil de debelar.

15.1. Link para a página da horta:

https://sites.google.com/d/19WC3TyH0JJQgvwoyIa7aRJniNZ5QJ0t0/p/12WCT5u-a92VlzUDJF1z_qe-wfxS0VgBA/edit