Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola Básica Elias Garcia (Almada)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias enviam fotografias de refeições que confeccionaram, incluindo esses produtos.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- As famílias e comunidade escolar são sensibilizadas para escolhas alimentares mais saudáveis quando os alunos partilham o que aprenderam e levam produtos da horta para casa.
- Especialmente para alunos da educação especial, a horta oferece atividades sensoriais e práticas que estimulam o desenvolvimento motor fino e grosso.
- Aumento, nos alunos, do seu sentido de pertença e motivação.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A rega é realizada conforme a estação do ano.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Quando as condições climatéricas não permitem a realização da atividade, os alunos ficam na cozinha pedagógica e confeccionam pratos com produtos da época, se possível da horta. Esta atividade envolveu 1 professora e 6 alunos da educação especial.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
De cada vez que os alunos levavam produtos da horta, os mesmos eram consumidos pelas famílias. Esta atividade ocorreu ao longo do ano e envolveu 1 professora e os alunos de 6 turmas do 1.º ciclo, uma vez que, semanalmente, grupos de 4 alunos das 6 turmas de 1.º ciclo frequentavam a horta, tendo-se conseguido a participação de cerca de 130 alunos.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Um grupo de colaboradores do supermercado Auchan (Almada), vieram à escola, trouxeram folhetos e plantas aromáticas. Realizaram a sessão de sensibilização no auditório e estiveram presentes na horta, para realizar, com os alunos, a plantação de ervas aromáticas, conversando com os alunos sobre algumas características de cada erva aromática e sua importância na alimentação.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: