Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica e Secundária de Anadia (Anadia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

14m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

“Atelier Vamos Proteger o Ambiente”, Cidadania e Desenvolvimento; DT alunos

3.3. N.º de alunos envolvidos:

38

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

O envolvimento da família passa pela motivação dos educandos na participação das atividades e, eventualmente, na compra de alguns produtos. O envolvimento observa-se no início da plantação, durante o crescimento das plantas e na colheita.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos mostraram-se interessados no processo de cultivo, colocando algumas dúvidas relativamente aos cuidados a ter com a diferentes espécies. Aprenderam a identificar as espécies cultivadas.
A comunidade reconhece a importância da horta no embelezamento do espaço, na aprendizagem e na importância para aumentar a biodiversidade na escola.
Trabalhar ao ar livre contribuiu para o bem-estar emocional dos alunos e dos professores, criando laços positivos entre todos. Levar alguns funcionários, professores a colherem produtos da horta para utilizar na cantina e na cozinha pedagógica (este ano, mais ervas aromáticas)
Os alunos aprendem ciências naturais, matemática (medição, contagem de sementes), português (relatórios e registos) e cidadania ambiental de forma prática.
Observa-se trabalho em equipa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existe o clube ”Vamos proteger o Ambiente!” dinamizado por docentes de EV e pelas coordenadoras do Eco Escolas. Estas articulam com duas turmas (uma do 3º ciclo e outra do secundário) e também com alguns alunos da Educação Especial, que nas horas de Cidadania e/ou nos tempos livres monitorizarem a horta. Existe uma grelha na Drive com o mapa, que é preenchido de acordo com as necessidades. Este ano letivo, não tem sido necessário regar a horta com muita regularidade, face ao tempo chuvoso que tem sido uma constante. No entanto têm sido realizadas atividades de monda das plantas, arrancando as ervas daninhas. O crescimento das plantas está muito atrasado. Nas férias, as professoras com a ajuda de duas funcionárias, quando necessário, farão a rega e a apanha dos legumes

7. Como é feita a preparação do solo?

No início do ano letivo, após a colheita de alguns legumes ainda existentes (couves, tomates), os alunos e professores das turmas envolvidos na criação da horta arrancaram as ervas, colocando-as no compostor; arrancaram as ervas, cavaram a terra dos três canteiros, usando enxadas. Com a ajuda de uma pá espalham uniformemente algum composto orgânico proveniente do compostor, assim como cinza e algumas cascas de ovos bem esmagadas, levadas para a escola por alguns docentes e alunos. Limparam alguns dos pneus que circundam os canteiros, onde perduram as suculentas, o alecrim, algumas flores, cebolinho, salsa, alfazema, physalis… A terra foi deixada a “descansar” até se proceder à sementeira, que devido à chuva foi muito tardia. Procurou-se plantar diferentes espécies, privilegiando a rotação de culturas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Tem sido solicitado aos professores, auxiliares educativos e elementos do Conselho Eco Escolas que tragam borras de café, cascas de ovos esmagadas, cascas de fruta ou de legumes e saquetas de chá para o compostor. Quando, os alunos retiram as folhas das culturas anteriores, também as depositam no compostor. Há a preocupação de colocar resíduos castanhos recolhidos na escola pelas brigadas de alunos (folhas secas, pequenos ramos, papel ou cartão rasgado). Há uma turma do 8º ano que se organizou para tratar da compostagem, por exemplo mexer o composto, verificar se necessita de mais ou menos humidade.
Observação: Os resíduos da cantina são triturados por uma máquina, pelo que não são encaminhados para o compostor. São reaproveitados.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Este ano, as condições climáticas não foram propícias ao cultivo. Sempre que pensávamos iniciar a plantação, chovia, pelo que iniciámos o cultivo só no final do mês de março. Cultivámos alface, tomate, couve coração ,abóboras, milho de pipoca e alho francês. Nos pneus circundantes mantivemos as culturas existentes, nomeadamente as aromáticas, suculentas, algumas flores (beijinhos de Mãe…). Existem algumas árvores de fruto( pessegueiro, pereira, macieira) e uma pequena vinha. Foi feita a poda do alecrim e da vinha pelos funcionários da câmara . Em finais de abril, plantámos girassóis, petúnias e cravos túnicos, num dos canteiros, onde foram plantadas alfaces, couve coração, alho francês, alguns tomateiros, milho de pipoca e abóboras. Noutro canteiro, plantámos apenas cebolo. No terceiro canteiro, está a nascer espinafres, das sementes que ficaram na terra no ano passado. Ainda que não estejam a crescer como habitualmente.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Neste momento, apenas podemos fazer uma estimativa da nossa possível colheita , pelos motivos já indicados. Semeámos aproximadamente meio cento de cebolo, pelo que contamos colher 50 cebolas. Meia dúzia de alho francês, doze couves coração, doze alfaces e, eventualmente, 4 abóboras e seis espigas de milho de pipoca. Cinco pêssegos, vários ramos de alecrim, doze physalis, cinco ramos de cebolinho, entre outros ramos de ervas aromáticas.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Tencionamos vender ou ofertar os legumes/ fruta/ervas aromáticas aos alunos,professores e assistentes operacionais colaborantes, assim que estiverem maduros.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Foram colocados alguns baldes de tinta limpos para recolher água da chuva. Como tem chovido muito a água tem sido suficiente. Normalmente, os alunos com NEE ajudam as coordenadoras Eco Escolas nesta tarefa. Quando for necessário, as assistentes operacionais também colaborarão nesta tarefa. Existe uma boca de água perto da horta, onde poderemos colocar uma mangueira e regar a horta, acabada a água da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Observação das plantas, durante o seu crescimento, para verificar sintomas de pragas e procurar os caracóis ou insetos responsáveis pelas pragas e doenças. Quando detetados, “catar as plantas” ou retirar os caracóis para um lugar longínquo. Espalham-se borras de café para afugentar os caracóis e as lesmas. É realizado também um trabalho de pesquisa para aprender a combater de forma sustentável as pragas. Foram plantadas flores junto da horta(petúnias,cravos túnicos e girassóis).Este ano,não temos pragas, apesar do tempo instável e húmido.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Nada a referir.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Nada a referir.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Caça à Erva Daninha
Muitos alunos não sabem distinguir uma planta de uma erva daninha. Colocou-se o desafio a uma turma do 7º ano(21 alunos). Um grupo recolheu lixo no espaço envolvente e outro aceitou o desafio de identificar e apanhar ervas daninhas. Foi muito divertido, ainda que preocupante perceber a dificuldade dos alunos nesta tarefa, ainda que residam numa área considerada rural. No final a turma fez um trabalho de pesquisa sobre ervas daninhas. Esta atividade decorreu no primeiro e último período.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta contribui, sem dúvida, para o embelezamento dos espaços exteriores da escola, contribuindo para a biodiversidade, despertando a curiosidade de um número significativo de alunos que questiona e se envolve na dinâmica da horta, de forma responsável, levando para casa algumas aprendizagens, nomeadamente sobre a economia circular, a necessidade de diminuir os resíduos em suas casas e encontrar soluções ecológicas e sustentáveis para alguns dos resíduos domésticos. Aprendizagens sobre agricultura biológica (rotações, consorciações, medidas preventivas), biodiversidade, dinâmicas existentes nos ecossistemas.
A horta é um tema muito rico e interessante para os docentes trabalharem ao nível das DAC, permite que os docentes explorem com os seus alunos temas pertinentes na sociedade atual, como por exemplo a agricultura química e a manipulação genética- efeitos a nível ambiental e saúde humana; As técnicas utilizadas pela agricultura biológica, entre outros.

15.1. Link para a página da horta:

https://padlet.com/juliamariasantiagoalmeida/horta-biol-gica-2024-2025-8o32chq94o2o6jg8